TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação

Por:   •  8/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 1. Introdução

O primeiro capitulo conta a história de um aluno de mestrado, que queria fazer uma monografia, que se tratava de uma travessia em um rio, onde foi reprovado por cometer vários erros como o constante contato com o orientador, revisão bibliográfica adequada, métodos sem justificativas, não comparou seu resultado com de outros autores e não procurou o mesmo problema em outros locais. O livro tem como objetivo mostrar, aos alunos de ciência da computação, como escrever bons trabalhos científicos, para evitar casos semelhante ao citado.

Capitulo 2. A computação e a classificação das ciências

Como a computação ora é classificada entre as ciências exatas, ora entre as engenharias, mas algumas de suas subáreas são bastante próximas das ciências sociais e humanas, esse capítulo analisa a computação nas classificações da ciência. Como ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona exclui o desenvolvimento tecnológico

Capitulo 3. O método cientifico

O método cientifico é importante na computação porque, como ciência, ela não pode se ocupar apenas da coleta de dados, deve haver a explicação dos dados, não podendo ter dados insuficientes. O capitulo mostra vários princípios para a ciência, são eles o empirismo, positivismo objetividade indução coerentismo e a lâmina de occam. O empirismo se destaca por ser, talvez, a mais importante influência do método científico.

Capitulo 4. Métodos de pesquisa

O capítulo fala que a pesquisa, num contexto científico, pode ser classificada em diferentes critérios. Entre eles é possível diferenciar tipos de pesquisa pela sua natureza, objetivos ou procedimentos técnicos. Quanto a natureza da pesquisa pode ser diferenciada em trabalho original, e resumo de assunto. Quanto aos objetivos a pesquisa pode ser exploratória, pesquisa descritiva, e a pesquisa explicativa, que é mais complexa e completa. Quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa pode ser classificada em bibliográfica, documental, experimental, de levantamento ou pesquisa-ação. Quanto a ciência e tecnologia mostra a diferença entre a ciência, que constrói teorias para explicar os fatos observados, e a tecnologia, que é a aplicação dos conhecimentos nas atividades práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (27.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com