TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo cap 4 e 6 metodologia de pesquisa ciencia da computaçao

Por:   •  4/10/2018  •  Monografia  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

CURSO DE CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

RESUMO DO LIVRO METODOLOGIA DE PESQUISA PARA CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

Goiânia

2018

REVERSON THAIAN BATISTA DOS SANTOS

RESUMO DO LIVRO METODOLOGIA DE PESQUISA PARA CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

Resumo apresentado para parte da nota N1 do curso de graduação em ciência da computação, da Universidade Católica de Goiás, sob orientação da Prof. Solange Da Silva.

Goiânia

2018

CAPITULO 4

Métodos de pesquisa

Existem vários tipos de pesquisa, a pesquisa no meio cientifico e classificado de acordo com diferentes critérios, é possível identificar o tipo de pesquisa de acordo com sua natureza, objetivos ou procedimentos técnicos. Quanto a natureza da pesquisa existe duas, trabalho original e resumo do assunto.

O trabalho original busca apresentar conhecimentos a partir de observação e teorias construídas para explica-las. Já o resumo do assunto busca explicar uma área de conhecimento mostrando sua evolução história e estado da arte. Lembrando que resumos de assuntos dignos de publicação só deveriam ser feitos por autoridades em uma área especifica, pois para o resumo ser relevante precisa que o autor tenha conhecimento solido sobre o assunto.

Sobre os objetivos do resumo, ele pode ser exploratório, descritiva ou explicatoria. Exploratória e quando o autor não tem necessariamente uma hipótese ou objetivo definido em mente. A pesquisa descritiva busca obter mais dados consistentes sobre determinada realidade, a descritiva e caracterizada pelo levantamento de dados e pela aplicação de entrevistas e questionários. A pesquisa explicatoria é a mais completa e complexa, além de analisar os dados observados, busca suas causas e explicações, fatores determinantes desses dados.

Quanto os procedimentos técnicos a pesquisa podem ser bibliográficos, documental, experimental de levantamento ou pesquisa-ação. Pesquisa bibliográfica implica em estudos em artigos, teses, livros, outras publicações disponibilizadas por editoras e indexadas. Documental consiste em análise de documentos ou dados que não foram sistematizados e publicados. A pesquisa experimental caracteriza pela manipulação de aspecto da realidade pelo pesquisador, por exemplo, o pesquisador introduz uma nova técnica em uma empresa de software e observa se a produtividade aumenta. A pesquisa experimental deve utilizar rigorosas técnicas de amostragem e hipóteses para que seus resultados sejam estatisticamente aceitáveis e generalizáveis (Barbetta, Reis & bornia, 2004).

Na computação os termos ciência e tecnologia andam juntas as vezes até difícil de diferencia-las. Ciência e a busca do conhecimento e das explicações, ciência constrói teorias para explicar os fatos observados. Já a tecnologia é a aplicação da ciência nas atividades práticas. Para o trabalho ser cientifico e preciso que a informação contida nele explica um pouco sobre o porquê as coisas funcionam e como funcionam.

A pesquisa cientifica deve estar de acordo com os princípios do método cientifico, as observações e experimentos devem ser rigorosos e repetível, trabalho de iniciação cientifica, mestrado e doutorado devem produzir ciência para ser considerado uma pesquisa cientifica. Geralmente um trabalho cientifico se estrutura encima de um problema a ser resolvido, uma pesquisa bem-sucedida iniciará com uma revisão bibliográfica para que se conheçam os principais conceitos da área e para que se conheçam os últimos desenvolvimentos da área.

CAPITULO 6

Preparação de um trabalho de pesquisa

A preparação de um trabalho de pesquisa deve ser feita antes de começar a monografia ou trabalho de conclusão de curso, portanto não se recomenda começar a fazer os dois sem ter feito nenhuma pesquisa que tenha produzido conhecimento novo. O segredo de um trabalho de pesquisa de sucesso consiste em ter um bom objetivo. Assim quando estiver as coisas vão ficar mais fáceis, a escolha de um objetivo é a tarefa mais difícil em um trabalho de mestrado ou doutorado, objetivo normalmente comporta a hipótese de trabalho.

Segundo Chinneck (1988), a descrição de um problema de pesquisa tem três partes:

a) Um enunciado preciso da questão ou problema de que trata a

monografia.

b) Uma explicação por referência direta à bibliografia de que tal

questão de pesquisa ainda não foi tratada.

c) Uma discussão sobre por que é importante tratar essa questão

de pesquisa.

No item b aluno precisa falar por que essa questão ainda não foi tratada, a revisão bibliográfica e necessário apresentar tal justificativa com suficiente autoridade, pois os professores poderão achar que o aluno não pesquisou direito ou está tratando de um problema de pouco interesse. É importante que o trabalho de pesquisa seja relacionado com algo recente, apesar disso conhecimentos antigos não devem ser ignorados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (335.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com