TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Tipos de Redes

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Metropolitan Area Networks (MAN)        

Wide Area Networks (WAN)        

Wireless networks (Redes Sem fio)        

Internetworks        


Metropolitan Area Networks (MAN)

        É uma rede que cobre uma cidade e que começou com a necessidade de ter sinal de televisão com qualidade em áreas em que a onda eletromagnética de transmissão chegava com perda de dados, onda essa que era analógica. Onde se tinha uma antena ligada a um head end que então ligava as casas através de um único cabo coaxial.

        Com o passar do tempo surgiu a necessidade de se trafegar dados em ambos os sentidos nessas redes, tanto recebendo (download) quanto enviando (upload), enviando os dados em frequências não utilizadas pela TV dentro do espectro (largura de banda) do cabo, cabo esse que agora tinha de ser separados por grupos de residências assim introduzindo uma caixa de junção entre estes grupos e o head end (Fig. 1) este sinal de dados em ambos os sentidos foi o que possibilitou usar estas redes para internet.

Wide Area Networks (WAN)

        São conjuntos de sub-redes que cobrem uma grande área geográfica, geralmente um país ou continente. Uma WAN é responsável por interligar estas sub-redes através de dois componentes distintos, sendo eles linhas de transmissão e switches. As linhas de transmissão carregam bits entre as maquinas, chamadas de clientes, as linhas podem ser feitas de fio de cobre, fibra ótica ou até mesmo ondas de raio. Os switches são computadores especializados em conectar duas ou mais linhas de transmissão, quando um dado chega até o switch por uma linha de transmissão ele deve escolher uma linha de saída para aquele dado.

        No passado esses switches foram chamados de vários nomes, hoje em dia o nome mais comum é roteador (router). Roteadores podem conectar tipos de tecnologias diferentes de sub redes, por exemplo uma rede local de um escritório pode estar usando o padrão Ethernet enquanto uma transmissão a longa distância pode estar usando SONET, o roteador tem de garantir que as duas se comuniquem.

        Existem maneiras de criar uma WAN, seja estas por hardware dedicado (linhas de transmissões físicas) ou virtualizada através da internet, o que gera uma VPN (Virtual Private Network). Cada uma dessas maneiras vem com seus benefícios e seus problemas. Uma WAN por hardware dedicado garante que a conexão seja de uma velocidade especifica e garantida a todo o momento, porém vem com custo de implementação elevado. Já uma VPN tem um baixo custo e facilidade de reuso para integrar uma nova sub-rede, porém VPNs dependem de uma conexão com internet, dependendo assim de um ISP (Internet Service Provider) que são provedores de internet, conectando os consumidores com um serviço de internet.

Wireless networks (Redes Sem fio)

Teve como primeiro conceito a transmissão de código Morse entre um navio e a costa pelo físico italiano Guglielmo Marconi. Redes sem fio funcionam através de ondas de rádio que trafegam pelo ar (Há hoje em dia experimentos que utilizam ondas no espectro luminoso) para a transmissão de dados entre dispositivos. Redes sem fio vem se tornando mais popular em casas e escritórios devido a facilidade de implementação.

Há também o uso de rede sem fio em redes WAN, geralmente vemos esse tipo de aplicação em redes celulares que passaram por 4 gerações, sendo a primeira para transferência de voz analógica, a segunda para transferência de voz digital, a terceira para transferência de voz e dados digitais e a quarta para transferência de foz e dados em maior velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com