TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre DNS

Por:   •  28/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 3

DNS é a sigla em inglês de Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios). Ele funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Ele é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou em uma rede privada.

Para facilitar o acesso de sites, o DNS faz o trabalho pesado de traduzir as palavras que compõem a URL para o endereço IP do servidor.

Cada servidor possui um endereço IP único, logo, cada domínio leva a um IP específico. Por isso, não é possível ter dois sites diferentes com URLs iguais. Caso contrario, diversos endereços diferentes poderiam encaminhar você para o mesmo site.

Usar um bom servidor DNS significa que sua navegação pode ficar mais rápida e segura. Algumas vezes encontramos os servidores DNS do nosso provedor de internet congestionados ou com problemas de segurança.

No mundo, existem 13 servidores DNS raiz, dez nos Estados Unidos, um na Ásia e dois na Europa e sem eles a Internet não funcionaria. A função do DNS raiz é responder diretamente às requisições de registros da zona raiz e responder a outras requisições retornando uma lista dos servidores de nome determinados para o domínio de topo apropriado. Os servidores raiz são parte crucial da Internet porque eles são o primeiro passo em traduzir nomes para endereços IP e são usados para comunicação entre hosts. Para que seu funcionamento fosse melhorado, foram criadas réplicas espalhadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.

Devido a quantidade de dados transmitidos pela internet, armazenar todos os pares domínio - endereço IP em um único servidor DNS seria inviável, por questões de escalabilidade quem incluem:

- Confiabilidade: se o único servidor de DNS falhasse, o serviço ficaria indisponível para o mundo todo.

- Volume de tráfego: um servidor trataria os pedidos DNS do mundo inteiro.

- Distância: grande parte dos usuários estaria muito distante do servidor, onde quer que ele fosse instalado, o que causaria grandes atrasos para resolver pedidos DNS.

- Manutenção do banco de dados: o banco de dados armazenaria uma quantidade de dados muito grande e teria que ser atualizado com muita frequência, toda vez que um domínio fosse associado a um endereço IP.

Para fazer do DNS uma base de dados distribuída e hierárquica, os servidores DNS se dividem nas seguintes categorias:

- Servidores raiz: No topo da hierarquia estão os 13 servidores raiz. Um Servidor Raiz é um servidor de nome para a zona raiz do DNS. A sua função é responder diretamente às requisições de registros da zona raiz e responder a outras requisições retornando uma lista dos servidores de nome designados para o domínio de topo apropriado. Os servidores raiz são parte crucial da Internet porque eles são o primeiro passo em traduzir nomes para endereços IP e são usados para comunicação entre hosts.

- Servidores de domínio de topo (Top-Level Domain): Cada domínio é formado por nomes separados por pontos. O nome mais à direita é chamado de domínio de topo. Exemplos de domínios de topo são .com, .org, .net, .edu, .inf e .gov. Cada servidor de domínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com