TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAD RESUMO

Por:   •  17/10/2016  •  Resenha  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 5

SAD prove mecanismos para agilizar/melhorar o processo decisório. SAD tem quatro características: incorporam simultaneamente dados e modelos; assistir decisores/gerentes no seu processo de decisão nas tarefas; suportam julgamentos a nível de gerencia; objetiva melhorar a efetividade das decisões.

SAD para: mudança nas tomadas de decisão, maior agilidade e efetividade, redução de custos.

Evolução: 70 os dados eram armazenados em estruturas hierárquicas rígidas, funções dos sistemas era captar, armazenar e recuperar dados, cobriam a área operacional, o chão de fábrica. Em 80 novas metodologias, administração de dados, modelagem de dados, os dados ganham importância, surge o modelo relacional. Em 90 começa a era da informação, avanços significativos na comunicação de dados, e necessidade de novas relações com os clientes. Novas necessidades de negócio levam a construção de sistemas específicos para área (OLAP). Necessidades de análise de dados levam a metodologias para extrair informações implícitas.

[pic 1]

OLTP-Ambiente Operacional: sistemas de informação que atuam no dia-a-dia da empresa, registrando as informações para que se tenha controle da movimentação no ambiente de negócios (RH, vendas, estoque).

Nos anos 90 tinha-se a percepção de que o mesmo ambiente de informação podia atender OLTP(operacional) e a necessidade dos gestores. Inicialmente a solução encontrada foi de construir programas de extração para informações específicas, de acordo com a necessidade de cada tipo de decisão. Mas OLTP não atende aos gestores, OLTP fornece dados, gestores necessitam informações. OLTP realiza muitas operações, porem com pouca informação envolvida, e o gestor ao contrário, menos operação e mais informação comparando os dois.

Na década de 90 surge app para a necessidade por informação para o apoio a tomada de decisão, surge então uma forte tendência para o surgimento de sistemas específicos de SAD. E caracteriza-se também a necessidade de um ambiente próprio pra processamento das informações, o ambiente analítico OLAP. Vantagens com OLAP: acaba o conflito entre os ambientes, uma vez os dados analisados e sumarizados não participam mais do ambiente operacional. Uma vez extraído, o dado passa a ser do usuário que vai trabalhar no apoio a decisão, usando conforme sua necessidade.

Ferramentas OLAP: ferramentas especificas para auxiliar no processo decisório das empresas. Características: interface amigável e flexível, facilidade no trato com as informações, auxiliar e facilitar a tomada de decisão, integrar características do ambiente e conhecimento do decisor.

Classificação: SIG (Sistemas de Informacoes Gerenciais): suportam decisões sob problemas estruturados usando infos estruturadas e consolidadas.

Problema estruturado: problema bem definido e o caminho de resposta é conhecido. Exemplo: valor total vendido no mês de julho dos últimos 6 anos.

SAD: são sistemas de informação interativos que assistem ao decisor a resolver problemas mal estruturados, oferecendo modelos analíticos e acesso a base de dados. Problema mal estruturado: não bem definido e o caminho de resposta precisa ser concluído. Ex: para qual mercado direcionamos os produtos no próximo ano, interno ou externo.

A necessidade de um ambiente analítico surgiu a partir de 70, devido a: competição cada vez maior entre organizações; necessidade de informações rápidas para auxiliar a tomada de decisão; disponibilidade de software e hardware para buscar e armazenas infos.

Business Intelligence: conjunto de conceitos, técnicas e métodos que prove soluções baseado no processo de coleta, analise e distribuição de dados para melhorar a decisão de negócios.

Engloba a B.I: BSC, CRM, OLAP, BPM, ERP, Data Warehouse, mineração de dados.

ERP: conjunto de atividades executadas por um conjunto de software modular com objetivo o auxilio dos processos de gestão de uma empresa. Atividades incluem: desenvolvimento de produto, compra da matéria-prima, interação e serviço com fornecedores e clientes, acompanhamento de ordens de produção, gestão de estoque, contabilística, financeira, rh e qualidade.

CRM: estratégia de negocio voltada ao entendimento e a antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais da empresa. Cliente como centro do modelo de dados, relatórios e consultas tem o cliente como porta de entrada, marketing faz as ofertas de acordo com a necessidade dos clientes e não o que a empresa quer vender.

BSC: metodologia que estabelece metas estratégicas para a empresa e monitora seu desempenho por meio de indicadores de performance. Na pratica, um processo que visa o alinhamento dos processos de negócio alvo com os sistemas de informação mais adequados e ajustados.

[pic 2]

Data Warehouse: coleção de dados organizada de forma a responder eficientemente a perguntas que envolvem um grande quantidade de dados. Características: Orientado aos assuntos (OP: carro, perdas DW: clientes, indenização), integrado (dados consistentes A e B > AB), Variavel em relação ao tempo (dados históricos, 5 a 15 anos de dados é o normal), não é volátil (só carrega e acessa, não altera dados).

Popular um DW: um grande tempo é aplicado na carga dos dados operacionais para o dw, entre os procedimentos estão: limpeza(erros no operacional implicam erro no dw), integração(vários sistemas fonte), carga(copia inicial para o dw), atualização(copia incremental). A etapa de popular um DW pertence ao processo ETL (Extração, tratamento, carga de dados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (354.1 Kb)   docx (729.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com