TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE GESTÃO DE NÃO CONFORMIDADES

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

GUSTAVO JOSÉ ALBUNIO DA SILVA

SISTEMA DE GESTÃO DE NÃO CONFORMIDADES

Curitiba - Paraná

2021

GUSTAVO JOSÉ ALBUNIO DA SILVA

SISTEMA DE GESTÃO DE NÃO CONFORMIDADES

Relatório final, apresentado a Universidade Estácio de Sá, como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação.

Curitiba, 29 de Março de 2021.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Prof. (Nome do orientador)

Afiliações

________________________________________

Prof. (Nome do professor avaliador)

Afiliações

________________________________________

Prof. (Nome do professor avaliador)

Afiliações


1.  O PROBLEMA

1.1 Tema do trabalho

SGNC - Sistema de gestão de não conformidades.

1.2 Contextualização

        Todo o desenvolvimento deste sistema, está baseado no Grupo SAN, empresa privada do ramo de engenharia focada no mercado de projeto, fabricação e instalação de torres metálicas a nível nacional.

O sistema visa gerenciar as tratativas de problemas causados por atividades/rotinas que não seguem os processos e procedimentos já existentes na companhia e/ou pela falta de elaborar-se um procedimento adequado. Os problemas que tem origem por uma das causas já citadas, são denominados de "não conformidades", daí o nome Sistema de Gestão de Não Conformidades - SGNC.

O sistema irá possibilitar que a "não conformidade" assim que identificada seja rapidamente lançada (independente da fase que for identificada), analisada e tratada, otimizando os custos e a solução de problemas.

1.3 A situação-problema

        Atualmente, a empresa realiza toda a tratativa das "não conformidades" via planilha do Excel, sendo ela não escalável e limitada. Por conta disso, o controle e o tratamento das informações ocorrem de forma manual, tornando o processo passível de erros que podem impactar em maiores custos e atrasos, pois muitas vezes o andamento fica parado sem nenhum tipo de notificação ou acompanhamento além do próprio analisador da não conformidade.

1.4 Breve descrição da solução

        Implantar um sistema web que facilitará o gerenciamento das não conformidades e tornará a tratativa mais eficiente, possibilitando que qualquer pessoa, aonde quer que esteja, cadastre “não conformidades”.

A partir disto, o próprio sistema alertará os envolvidos que deverão dar andamento à solução da não conformidade.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

2.1 Premissas e restrições do projeto

  • Premissas
  • Tive dificuldades de encontrar premissas nesse projeto.
  • Restrições
  • 6 meses para entrega.

2.2 Caracterização da empresa

2.2.1 Histórico da empresa

        Um grupo formado para oferecer soluções em infraestrutura para acompanhar a tecnologia e inovação do setor industrial. Atua no mercado interno, visando atender ao mercado externo. Fundada em 1998, especializada em engenharia. Atualmente possui em seu quadro funcional cerca de 30 pessoas. [a]

2.2.2 Atividades da empresa

        O Grupo SAN atua no mercado de estrutura metálica, com forte atuação em projeto, fabricação e instalação de torres, construção civil (construções em steel frame) e também oferece soluções para o mercado de combustíveis, habilitando os distribuidores desta área.

2.2.3 Mercado consumidor

        Setores de telecomunicações (telefonia, rádio, internet e televisão), iluminação, energia eólica, energia elétrica, energias renováveis, pesquisas anemométricas/espaciais/atmosféricas, vigilância florestal, segurança pública/privada, concessionaria de rodovias, ferrovias, distribuidores de combustível e postos de combustível.

2.2.4 Concorrência

        A empresa disputa mercado com multinacionais à serralherias regionais, dado que o mercado consumidor é muito diferente. No caso das empresas do ramo de telecomunicações por exemplo, atende desde multinacionais da área da telefonia, internet e televisão quanto a pequenas provedoras de internet locais.

2.2.5 Organograma

[pic 1]

2.3 PROPOSTA DE TRABALHO[b]

2.3.1 Método do trabalho

        Será seguida ao longo do desenvolvimento do projeto a metodologia ágil scrum.[c]

        Ocorrerá inicialmente uma reunião junto ao diretor/proprietário da empresa e PO (Product Owner) para levantamento dos requisitos e cadastro do backlog do sistema proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (622.2 Kb)   docx (412.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com