TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  8/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

FLÁVIO DA SILVA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

GASPAR

2017


Sumário

O profissional da área de Sistemas de Informação        3

A Influência dos Sistemas de informação        3

Áreas afetadas diretamente pelo desenvolvimento dos Sistemas de informação        4

Conclusão        5


  1. O profissional da área de Sistemas de Informação

A área de sistemas de informação requer a constante atualização de conhecimento de tecnologias, tendo em vista que a cada 6 meses uma empresa inovadora precisa trocar de tecnologia para acompanhar o ritmo do mercado de trabalho. Como exemplo disso os profissionais que atuam na área técnica devem estar atentos a computação em nuvem, estar aptos a desenvolverem sistemas para celulares e internet bem como saber algo sobre inteligência artificial. É preciso que seja alguém com as devidas competências técnicas.

Há também uma crescente necessidade de que estes profissionais interajam com todas as demais áreas empresariais, o setor comercial tem uma linguagem e portanto este profissional não deverá ter uma conversa no nível técnico. Com essa necessidade de levantamento dos requisitos de sistema o profissional de sistema de informação deve saber se comunicar, escrever, trabalhar em equipe e ter o conhecimento de inglês.

É necessário que se tenha uma graduação que lhe sirva de base para a vida profissional, uma visão geral sobre os fundamentos da computação e a capacidade de propor melhores soluções em tecnologia que visam a redução de gastos. Após formado o profissional de TI pode atuar como administrador de redes, analista de sistemas, atuar na área de arquitetura e administração de sistemas, banco de dados, gestão de processos e TI ou ainda consultoria estratégica em TI.

Há uma tendência no mercado de trabalho de contratar não apenas programador de sistemas, mas que esse programador seja também analista de sistemas, com uma gama de conhecimentos e que saiba dialogar com outras áreas do conhecimento como a sociologia, administração, pedagogia, jornalismo e comportamento dos usuários do sistema.

        

  1. A Influência dos Sistemas de informação

As empresas necessitam das informações sobre seus setores, estas informações constituem em ganho de competitividade por parte da empresa.

Desta maneira, os sistemas de informações estão presentes em todas as áreas da sociedade. O governo faz uso dos dados cadastrais de licenciamento, os médicos fazem uso dos dados de prontuários de seus pacientes, bancos precisam ter acesso às movimentações financeiras, todos os comércios precisam da base de dados para controlar seus estoques e até mesmo as escolas necessitam registrar históricos escolares dos alunos para uso posterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com