TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de telecomunicações trabalho principios

Por:   •  29/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 8

Sistema de telecomunicações

        Podem ser sistemas ou ate mesmo subsistemas, em que as mensagens enviadas são de forma analógicas ou digitais. Pode se dizer que as analógicas são as que variam em função do tempo, é possível ser representado por uma curva e passa por todos os valores intermediários possíveis. Já as digitais são valores descontínuos em relação ao tempo e a amplitude, podendo ser representado por um histograma.

        Ultimamente, esse sistema tem aumentado bastante em relação à comunicação sem fio, possibilitando a transmissão digital, determinada transmissão é mais eficaz, por possuir um grande desempenho na baixa taxa de erro de bit.

Tem-se uma grande demanda para esse tipo de transmissão, por isso, o desejo de um aprimoramento é útil, mas encontra dificuldade nas questões dos ruídos que aparecem ao longo do caminho, que o sinal é transmitido. Por conseguinte, distorcendo um pouco a informação. Essas transmissões digitais se degradam, assim acaba perdendo algumas partes da informação de bits transmitidos. O BER vai mostrar a taxa de bit errados em uma transmissão. Como calcular:

        

[pic 1]

Fonte: Ataides (2015)

No momento em que pode ser apresentado como uma interferência elétrica, é possível que os sistemas de radiocomunicação ocorram ruídos, podendo ser apresentado como uma interferência elétrica. em virtude da limitação da capacidade do sistema. Existem vários tipos de ruídos, como os atmosféricos ou ate mesmo aqueles criados por pessoas. A seguir, a figura irá mostrar um ruído somado ao sinal puro e em seguida separados:

Figura 1 – Sinal somado ao ruído e isolado

[pic 2]

Fonte: Precision Digital (2017)

Com relação às diminuições de limitação de banda, a adoção de esquemas de modulação é a principal alternativa para aumentar a taxa de transmissão. É importante saber que em modulação fixa, no momento em que aumenta a eficiência espectral, é preciso entender quais são as circunstâncias onde o canal se encontra. Consequentemente, ao aumentar um desses elementos, o outro se deterioriza, ocorrendo um maior BER no canal.

        É notório organizar os pressupostos mínimos de desempenho e colocar métodos de transmissão que garantem boas soluções de compromisso. Portanto, a modulação adaptativa vem ganhando atenção por essas limitações que existem.

        

2.1 Sistemas de modulações

Encontram-se inúmeros tipos de modulações, entre elas tem-se a modulação analógica e a digital. Aqui será designada a modulação digital e as demais importantes para fácil entendimento da modulação adaptativa.

2.2 Modulação digital

        Os sistemas digitais estão substituindo gradativamente os sistemas analógicos com modulação AM e/ou FM, pelo fato de apresentarem uma melhor capacidade de confiança e transmissão, levando em consideração um menor gasto.

2.2.1 Modulação ASK

        Esse tipo de modulação é um dos mais simples da modulação digital, que também é chamada de on-off. Ademais, baseia-se na técnica de mudar o nível de amplitude da onda portadora em cargo de um sinal digital de entrada a ser transmitido. Por conseguinte, representa os símbolos zeros e uns de um sinal digital pela falta ou pela presença do sinal de uma portadora. A partir do momento em que se transmite o sinal, representado pelo numero um, a amplitude do sinal permanece fixa, agora se o valor for zero a amplitude do sinal vai variar.

Figura 2 – Chaveamento ASK do tipo on-off

                             

                                Amplificador

[pic 3][pic 4]

                                                                             Portadora chaveada em amplitude

Fonte: Medeiros (2015)

A figura 2 apresenta dois sinais que compõem a modulação por chaveamento de amplitude, começando pelo amplificador e em seguida a portadora chaveada em amplitude. Percebe-se que quando recebe o nível 0 a amplitude do sinal muda, quando o nível é 1 o sinal retorna a sua amplitude original. Esse espaço vazio pode ser ocupado por ruído assim ocasionando erros na recepção, onde bit 0 pode ser interpretado como 1.

        Figura 3: Portadora chaveada em dois níveis de amplitude

[pic 5]

Fonte: Medeiros (2015)

Os sinais enviados pela modulação ASK possuem a vantagem de ter a facilidade de fazer a modulação e a demodulação, tem pequenas faixas de largura de banda e a sua principal desvantagem é sensível ao ruído, pois quando interfere no sinal modulado, pode ser interpretado como um pulso, alterando o conteúdo da informação (NETO, 2012, p. 136). Esse tipo de modulação é indicado para utilização onde se tem poucos ruídos na recepção do sinal ou ate mesmo para um baixo custo.

 

2.2.2 Modulação FSK

Esse tipo de modulação, baseia se no conjunto que vai diversificar a freqüência da onda portadora em trabalho de um sinal digital que vem a ser transmitido. Logo, a amplitude da portadora continua permanente, a onda vai variar a sua freqüência conforme os níveis lógicos, 0 ou 1.

Figura 4: Esquema de modulação FSK

[pic 6][pic 7]

Fonte: Medeiros (2015)

A Figura 4 demonstra dois sinais que compõem a modulação por chaveamento de frequência, temos o amplificador e a portadora chaveada em frequência. Percebendo que quando recebe o nível zero a frequência do sinal muda, quando o nível é um o sinal retorna a sua frequência original.  Exemplo em que o sinal modulado é modificado por frequências, quando enviado os valores de níveis lógico, 0 e 1, esse sinal digital vai ser alterado.  Temos sinal digital onde se envia, e o outro que é equivalente ao sinal que vai ser enviado, sendo modulado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (242.3 Kb)   docx (353 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com