TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – GOVERNANÇA DE TI

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – GOVERNANÇA DE TI

ANA PAULA MARTINS PIMENTEL – 202212014

LEONILDO  CAMPELO DOS SANTOS  RA 227162014

RAFAEL GONÇALVES DOS SANTOS RA 254162014

PORTFÓLIO Nº 01

Cobit

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

ANA PAULA MARTINS PIMENTEL

LEONILDO  CAMPELO DOS SANTOS

RAFAEL GONÇALVES DOS SANTOS

PORTFÓLIO Nº 01

Cobit

Trabalho apresentado ao Curso Sistemas de Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina  de Cobit.

Prof. Rodrigo Rodrigues

Guarulhos

2015

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

  1. O Modelo COBIT é aplicavél em qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, tendo de ser, por sua vez, ajustado de acordo com as necessidades da empresa, estando assim alinhado ao seu porte para que seja utilizado apenas o necessário dele.
  2. O COBIT  auxilia gestores, técnicos, especialistas e auditores sendo um modelo de referência para os mesmos, sob governança de TI, controlando informações e gerenciando riscos, agregando valor sobre investimentos de TI, garantias no gerenciamento de Controles de Serviços de TI e para fundamentar as opiniões dos auditores e fornecer conselhos sobre gestão de controles internos.
  3. Sempre há vantagens em utilizar o modelo cobit, no caso de empresas de pequeno porte onde TI não seja a causa de sobrevivência da mesma, há uma versão do COBIT resumida, o COBIT Quickstart focada nos processos de TI, objetivos de controle e métricas, fornecendo fundamentos das suas principais ações.
  4. O BACEN adotou o modelo devido os Riscos Operacionais existentes, como por exemplo, Segurança das Informações e Contingências nas Operações, Planejamentos de DR (Disaster Recover) e Integridade nos Processos.
  5. O COBIT é um guia de boa prática para qualidade dos Processos e Governança de TI. Possui conjunto de controles, métricas e processos aplicados sobre as normas ABNT NBR ISSO/IEC 27001 e 27002, garantindo seu cumprimento, sendo utilizado em auditorias como base e fornecendo conselhos à auditores, que utilizam os processos do COBIT para auditar as Normas.

CONCLUSÃO

Ana Paula Martins Pimentel

Independete do porte da empresa o COBIT é sempre bem empregado sendo ajustado a mesma e trazendo inumeros benefícios, agrega valores e conhecimento entre muitos outros. Há versões adaptadas para empresas de pequeno e médio porte como no caso do COBIT Quickstart, empregado nessas em que o TI não está, por assim dizer, presente fielmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com