TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE GOVERNANÇA DE TI - ITIL

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

TÓPICOS ESPECIAIS

MANAUS – AM

2012

Alessandro Andrade

Djalma Batista

Marcos Afonso

Valdenice Marques

SISTEMA DE GOVERNANÇA DE TI ITIL

Trabalho apresentado para Disciplina Tópicos Especiais, do Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas , do Centro Universitário do Norte – UNINORTE e Laureate International Universities, sob a orientação da Professor Marcelo Silva Pereira .

MANAUS – AM

2012

Introdução

      A empresa Vision Soluções existe desde 15 de setembro de 2010, a qual surgiu da iniciativa e ideias de um grupo de amigos estudantes de tecnologia, os quais constataram que o mercado local ainda carece de empresas no ramo de desenvolvimento de sistemas.

      Neste trabalho será demonstrada uma proposta de um sistema de governança de TI de uma das metodologias disponíveis mais aceitas no mercado o ITIL. Antes porém é bom deixar claro que a ITIL não é um modelo para desenvolvimento de software. É um modelo para gerenciar serviços. Software é só um componente de um serviço. 

      A ITIL vai ser usada para ajudar a melhorar os processos que criam e mantém serviços de TI. A ITIL não vai dizer como se desenvolve um software XYZ, a ITIL vai pensar no serviço de TI como um todo, e não vai entrar na questão de tecnologia e nem nos processos de desenvolvimento de software.

Vantagens    

      O ITIL oferece uma abordagem abrangente, sistemática, integrada, profissional e não proprietária para o gerenciamento de serviços de TI. Adotar o modelo proporciona para a empresa no que diz respeito aos consumidores finais, entre outros:

         - O provimento dos serviços torna-se mais focado nos consumidores e os acordos sobre o melhoramento na qualidade do serviço melhoram o relacionamento;

- Os serviços são mais bem descritos, em linguagem inteligível para o cliente, com detalhamento apropriado;

- Maior satisfação do cliente.

E no que diz respeito à organização da própria empresa:

- A estrutura fica mais clara, tornando-se eficiente e focada nos objetivos;

- O gerenciamento é mais controlável e as mudanças tornam-se mais fácil de gerenciar;

- Com o seguimento das melhores práticas, encoraja-se para uma mudança cultural em direção ao provimento de serviço, suportando assim a introdução de um sistema de qualidade baseado na norma ISO 9000.

 Implantação

Prazo: 12 meses de projeto + 6 meses de maturação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com