TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS GLOBAIS

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

MARILENE GONZAGA PEREIRA – RA. N. 2485813021

RELAÇÃO DA NATURA COM ESTRATÉGIA E TECNOLOGIA

A empresa Natura Cosméticos S/A, segundo um estudo feito pelo  XIII  SIMPEP – Bauru , realizado em Nov./2006.

Um estudo feito utilizando a estratégia competitiva a partir do conceito de Porter (2003) “ é ser diferente. Significa escolher deliberadamente diferentes grupos de atividades para transmitir um conjunto único de valores .

Para este mesmo autor as estratégias podem ser classificadas em três categorias:

- DIFERENCIAÇÃO: Projetar uma forte identidade para o serviço ou produto, se tornando distinto dos produtos e serviços concorrentes.

- LIDERANÇA: Capacidade de oferecer um produto e serviço mais barato que o concorrente.

- CUSTO E FOCO: escolher um segmento de mercado e concentrar-se nele.

Com base nestes e outros elementos são articuladas as capacidades organizacionais que garante o crescimento sustentado da estratégia competitiva.

O uso da tecnologia de informação, em especial a Internet, como meio de relacionamento com as consultoras, “define-se como um diferencial da Cia. O número de pedidos processados, pelo site natura. net cresceu 130% em um ano. Em Julho de 2001 a Natura lançou o serviço entregapontonet, para atendimento de consumidores” (NATURA, 2007).

Apesar do forte investimento em tecnologia, o que permite à empresa uma excelente eficiência operacional, a estratégia da empresa está concentrada na diferenciação.

A Natura Cosméticos S/A tem um forte investimento na tecnologia de seus produtos, porém o uso da tecnologia da Informação em especial a Internet, como meio de comunicação com suas consultoras “definisse como um diferencial da Cia.” O número de pedidos processados pelo site cresceu 130%. Mesmo com todo investimento em tecnologia a empresa ainda tem como princípio forte em sua cultura uma relação de proximidade com suas  milhares de consultoras, e ainda criou canais para atendimento a consumidores diretos, veiculando sua marca em redes de televisão, redes sociais via internet e um canal direto em seu site.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com