TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUCESSO EMPRESARIAL NO MERCADO DE T.I.

Por:   •  8/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  11.096 Palavras (45 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 45

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SUCESSO EMPRESARIAL NO MERCADO DE T.I.

Guarulhos / SP

Brotas / SP

Fortaleza-Aldeota / CE

Ribeirão Preto / SP

2011

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SUCESSO EMPRESARIAL NO MERCADO DE T.I.

Nome: Ricardo Cezar Fagnani Junior RA: 1101985

Nome: Kátia Flávia Silva Bueno RA: 1102688

Nome: Maurigleyd de Oliveira Castro RA: 1104399

Nome: Sebastiao Gonçalves Dias Júnior RA: 1105745

Curso: Gestão em T.I.

Semestre: 1ºSemestre

Guarulhos / SP

Brotas / SP

Fortaleza-Aldeota / CE

Ribeirão Preto / SP

2011


RESUMO

Empresas com alto padrão no mercado globalizado estão adotando Sistemas ERP devido a várias razões, tais como: decepção com sistemas incompatíveis, incapacidade do Departamento de Tecnologia de Informação em realizar a integração entre os sistemas existentes atualmente na empresa e outros motivos que influenciam diretamente a competitividade da Empresa. Neste contexto, iniciaremos com a fábrica de rolamentos NSK que trabalha para desenvolver um sistema próprio de gestão empresarial, com enfoque no desenvolvimento sustentável, utilizando melhoria na produtividade e redução de TCO. Apresentando as principais características de Sistemas ERP, suas vantagens e desvantagens, bem como os custos envolvidos na sua implementação. Finalmente, as tendências e o futuro de Sistemas ERP são comentados.

Palavras-chave: Sistemas ERP, características, custos de implementação, tendências.


ABSTRACT

Companies with high standards in the globalised market are adopting ERP systems due to several reasons, such as: Inability of the Department of Information Technology in achieving the integration between the existing systems currently in the business and other reasons that directly influence the competitiveness of the Company.In this context, we will begin with the factory of bearings NSK who is working to develop its own system of business management, with a focus on sustainable development, using improvement in productivity and reduction of TCO. Presenting the main characteristics of ERP systems, and the advantages, disadvantages and costs involved in its implementation. Finally, the trends and the future of ERP systems are discussed.

Key words: ERP systems, characteristics, implementation cost, tendencies.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

T.I. – Tecnologia da Informação

TCO – Total Cost of Operation (Custo Total de Operação)

ERP – Enterprise Resource Planning


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        07

2 EMPRESA JAPONESA NSK NO BRASIL ÁREA TI.        08

2.1 Projetos locais        09

3.SISTEMAS GESTÃO EMPRESARIAL (ERP)        10

3.1 Evolução dos Sistemas de Informação        10

4.ARQUITETURA E PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DE UM ERP        12

4.1 Metodologia de Implantação        13

5.REDUÇÃO DO TCO NA TI        15

6.O PAPEL DA EMPRESA NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        18

6.1 Pontos críticos do ERP        19

6.2 Fatores importantes para a implantação        21

7.CONTROLE ESTATÍSTICO        23

8. CUIDADO COM A INFRA-ESTRUTURA DE COMUNICAÇÕES E COM A INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE!        24

9. FUTURO DO MERCADO PARA O ERP        29

10. CONCLUSÃO        31

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        33


7

1.INTRODUÇÃO

Atualmente no cenário mundial empresarial, as empresas procuram cada vez mais aumentar a sua competitividade, seja pelo TCO(Custos Total da Operação), pela melhoria da produtividade, agregando mais valor ao produto e se diferenciando da concorrência ou se especializando em algum segmento ou nicho de mercado como o desenvolvimento sustentável. A competição tem escalas globais, acontecimentos em países distantes podem trazer conseqüências instantâneas para a indústria local.

A introdução de um ERP em uma empresa tem um impacto enorme em todas as operações que são realizadas diariamente em suas instalações. Os sistemas ERP são atraentes porque unificam a informação, pois surgiram com a promessa de resolver problemas de integração, disponibilidade e confiabilidade de informações ao incorporar em um único sistema as funcionalidades que suportam diversos processos de negócios em uma empresa (OLIVEIRA & RAMOS, 2002).

Muitas empresas estão optando pelos pacotes ERP (Enterprise Resource Planning), exemplo e a empresa de rolamentos NSK, grupo japonês sendo um dos maiores fabricantes mundiais de rolamentos, com faturamento global de 5,4 bilhões de dólares, operação em 55 países e mais de 20 mil colaboradores, que dispõem de vários motivos para sua utilização, tais como: frustrações com sistemas incompatíveis, departamentos de tecnologia de informação desabilitados a prover integrações entre estes sistemas e outros que influenciam diretamente na obtenção de maior competitividade.

Além disso, algumas empresas têm preocupações com o meio ambiente, tentando absorver os impactos causados com o desenvolvimento tecnológico com ações que preservam a natureza. Como a TI Verde, um novo conceito de mercado que consiste na práica sustentável de produção, gerenciamento e descarte dos equipamentos eletrônicos, bem como economia de energia elétrica, em que acompanhando esta tendência, a Faitec Tecnologia se especializou em atender sua empresa neste novo conceito de mercado chamado TI Verde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.9 Kb)   pdf (282.6 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com