TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Planejamento Financeiro Para O Sucesso Empresarial

Artigo: A Importância Do Planejamento Financeiro Para O Sucesso Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.821 Palavras (12 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 12

Matriz de atividade individual*

Módulo: 4 Atividade: Individual

Título: A importância do Planejamento Financeiro para o sucesso empresarial

Aluno:

Disciplina: Adm. Financeira Curto Prazo Turma:

Introdução

O Planejamento Financeiro estabelece as diretrizes e metas a serem alcançadas em um determinado período, de forma a possibilitar não apenas uma análise mais consistente quanto às decisões de financiamento e investimento de capital, mas a visualização de situações adversas e a oportunidade de adoção de medidas corretivas, tão logo sejam necessárias.

Dessa forma, podemos admitir a sua importância como uma ferramenta imprescindível ao desenvolvimento da organização, principalmente no tocante à tomada de decisão gerencial.

Aliado a isto, pode-se verificar que no cenário altamente competitivo e economicamente incerto em que as organizações atuam, a inexistência de planejamento financeiro torna-se uma causa crucial da falência de inúmeras empresas, haja vista que o aumento do poder competitivo e da capacidade produtiva de uma a empresa dependem, inevitavelmente, de sua saúde financeira e da imagem perante os investidores.

A sobrevivência e o desenvolvimento de toda e qualquer organização estão fundamentalmente ligados ao eficaz gerenciamento dos recursos financeiros. Nesse sentido, um dos elementos imprescindíveis à otimização da atividade financeira no contexto atual refere-se ao planejamento, pois, por meio dele, a empresa pode coordenar e controlar melhor suas ações para a consecução das suas metas e objetivos. Assim, independentemente do porte e da natureza da atividade de uma empresa, o planejamento financeiro tem um caráter vital no pleno desempenho das atividades nela desenvolvidas.

Justificativa

O Planejamento financeiro em curto prazo nas empresas deve ser estruturado com planos de ações, onde serão estabelecidas as tomadas de decisões de modo eficaz sobre as receitas e despesas.

Este trabalho irá nos direcionar para uma melhor administração financeira, onde planejar, em uma abordagem geral, é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, além de estimar recursos e definir responsabilidades para o alcance dos objetivos. O planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento.

Desenvolvimento

Planejamento Financeiro

Podemos definir o planejamento como sendo um processo para o estabelecimento de objetivos ou metas, determinando-se a melhor maneira de atingi-las. É considerada uma função fundamental do administrador, pois estabelece o alicerce para as funções de organizar, liderar e controlar.

O Planejamento Financeiro, ao contribuir para definir os objetivos e fixar os correspondentes padrões de avaliação dos resultados, é a ferramenta ideal para os estudos de viabilidade do planejamento da empresa. Por intermédio do Planejamento Financeiro é que são avaliados os resultados relativos aos objetivos a serem alcançados, às decisões a serem tomadas e as alternativas contidas no planejamento da empresa, possibilitando visualizar ou não a possibilidade ou não de sua implantação sob o ponto de vista financeiro.

O Planejamento Financeiro constitui-se também de uma eficiente ferramenta de controle, que possibilita conhecer se as projeções e os respectivos objetivos estabelecidos estão sendo atingidos, permitindo também

analisar o desempenho de seus produtos e áreas da empresa, indicando a necessidade de ações para correção de custo.

Planejamento de caixa e planejamento do lucro são dois aspectos importantes do processo. O planejamento de caixa, que é realizado em geral pela elaboração do orçamento de caixa, é crítico, uma vez que o caixa é elemento vital da empresa: sem caixa adequado – independente do nível de lucro, a empresa poderá tornar-se inadimplente. O planejamento do lucro normalmente é feito pelas demonstrações financeiras projetadas que mostram os níveis antecipados de lucros, ativos, passivas e patrimônio líquido.

Processo de Planejamento Financeiro

O Planejamento Financeiro envolve a orientação, a coordenação e o controle das atividades da empresa, de modo a levá-la a atingir seus objetivos.

Dois produtos básicos do planejamento financeiro são o Planejamento de Caixa e o Planejamento de Resultados.

Planejamento de Caixa: Envolve a elaboração do orçamento de caixa da empresa.

Planejamento de resultados: Consiste na elaboração tanto de orçamentos de caixa quanto de demonstrações financeiras projetadas.

Planos Financeiros de longo prazo (estratégicos)

Os planos financeiros de longo prazo (estratégicos) estipulam as medidas financeiras planejadas da empresa e o impacto esperado dessas medidas para períodos de dois a dez anos. As empresas sujeitas a incerteza operacional elevada tendem a usar planos com prazos mais curtos.

Esses planos representam um dos componentes de um plano estratégico integrado de uma empresa (juntamente com planos de produção e marketing) e ajudam a orientá-la na direção de seus objetivos. Os planos financeiros de longo prazo consideram uma variedade de atividades financeiras, incluindo:

• Gastos propostos em ativos permanentes;

• Atividades de pesquisa e desenvolvimento;

• Desenvolvimento de produtos e marketing;

• Estrutura de capital;

• Fontes básicas de financiamento.

Esses planos geralmente apoiam-se em uma série de orçamentos e planos de resultados anuais.

Planos financeiros de curto prazo (operacionais) os planos financeiros de curto prazo (operacionais) determinam as providências financeiras de curto prazo e o impacto previsto dessas providências, abrangendo um período operacional de um a dois anos.

Os dados básicos incluem a previsão de vendas e outros dados operacionais e financeiros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com