TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO INTELIGENTE: SUCESSO EMPRESARIAL

Por:   •  1/5/2015  •  Resenha  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

ADMINISTRAÇÃO INTELIGENTE: SUCESSO EMPRESARIAL


RESUMO:

Sabemos que há uma crescente globalização da economia, com tendências econômicas que criam mais incentivos para as empresas operarem de forma ampla, tendo condições de competitividade. Aliado a isso, as necessidades de uma administração regida pela união de equipe, que por si, exige cada vez mais que os profissionais tenham uma estratégia de trabalho diferenciada, e que conheçam o mundo à sua volta, acompanhando as constantes mudanças que estão ocorrendo, cada dia se torna mais necessária. Assim se deve ter uma visão global do que é uma administração inteligente e para isso é necessário entender e superar alguns pontos de divergência que surgem dentro de uma empresa, para superando-os alcançar o tão almejado sucesso empresarial.

Palavras-chave:Produtividade no Trabalho, Planejamento Empresarial e Relações Humanas


INTRODUÇÃO:

A Administração deve ser uma técnica social básica e deve levar o Administrador a conhecer alem dos aspectos básicos de sua função também a direção de pessoas dentro das organizações. O processo de trabalho é alienante, quando o trabalhador não reflete sobre sua atuação. A partir do momento que outras pessoas determinam o trabalho de alguém, este se torna alienado, o trabalhador realiza uma atividade mecânica, impedindo a criatividade e a reflexão acerca do que está fazendo. Mesmo com todos os problemas educacionais e culturais incorporados há anos na nossa sociedade, as pessoas possuem uma visão mais crítica e reivindicativa perante as atitudes e ações que devem desempenhar. Esta postura tende a ser mais ou menos flexível frente às próprias exigências do mercado de trabalho, o que não impede, porém de perceber, que as ordens das coisas mudaram e evoluíram. Mas justiça seja feita: O líder não pode ser considerado como o único responsável pelo sucesso e fracassos que ocorrem nas organizações. O grande segredo está na formação de uma equipe coesa, aliada e envolvida com as diretrizes definidas.Para isso, o líder deve ter liberdade para agir, decidir, mudar, acertar e, porque não, errar também, no que se refere à formação desta equipe.


ADMINISTRAÇÃO INTELIGENTE: SUCESSO EMPRESARIAL

Iniciemos este artigo com a fala de Botelho: "Sem uma administração inteligente continuaremos por muito tempo ainda sendo muito mais ‘tocadores de negócios’do que"empresários"

Ao falarmos de administração inteligente estamos questionando a razão que leva muitas empresas a priorizarem mais o lado burocrático em uma empresa do que o aspecto humano, o qual com certeza se fosse mais privilegiado, a expansão de qualquer ramo de negócio seria muito maior.

Infelizmente ainda existem aquelas empresas nas quais priorizam a hierarquia, ou seja, quem é chefe manda, quem é empregado obedece. E esse pensamento retrógrado com certeza faz com o êxito não seja pleno. Não basta valorizar a parte técnica apenas, deixando de lado outros aspectos de suma importância, como o empreendedorismo, a coletividade, entre outros, que são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso de qualquer empresa, desde aquela de "fundo de quintal" até a maior.

Ao longo desta última década alguns valores tornaram-se consenso nas organizações e na gestão de negócios: custo, qualidade, velocidade, serviços e inovação. Cada um deles foi entendido, assimilado e aplicado conforme a visão e a estratégia de cada organização na gestão de seus negócios.

Vamos focar a abordagem sobre a qualidade, que foi o valor que acabou assumindo a responsabilidade de conduzir o movimento da revolução administrativa, de forma que os outros valores seriam obtidos como conseqüência do movimento da qualidade. A expectativa inicial era de que os sistemas de gestão e as respectivas certificações seriam a solução para resolver as deficiências das organizações, alinhamento e integração de atividades e obtenção de vantagem competitiva.

O que percebemos é que os modelos para a qualidade foram insuficientes para integrar os processos técnicos, administrativos, operacionais e gestão dos negócios. Percebe-se na maioria das organizações (mesmo aquelas já certificadas em algum sistema de gestão) que não há integração consistente entre a essência dos seus negócios e o sistema formal implementado na organização. Isto está mais evidente com as dificuldades que as organizações estão passando para se adaptarem a uma conjuntura instável e mercado cada vez mais competitivo.

A inovação é uma demanda da competição. A sua necessidade é cada vez mais evidente nas organizações. As organizações citadas freqüentemente como "inovadoras" são aquelas que ao longo de sua trajetória sempre estabeleceram este valor como um fator diferencial para assegurar uma vantagem competitiva dentro de suas áreas de atuação. Podemos citar, entre outras: 3M, GE, Xerox, Natura, Nokia, Embraer, Du Pont, Dell, Siemens. O que diferencia estas empresas das demais? Estratégia para competir e liderar. A inovação é fator estratégico para competir, alcançar e manter a liderança.

O que levou estas organizações a adotar um perfil e navegar por ambiente tão arriscado e desconhecido? Elas optaram estrategicamente por atuar em negócios de risco e mercados competitivos. O que leva estas organizações a manterem o sucesso durante tanto tempo e de forma consistente? A gestão do conhecimento.

A gestão do conhecimento é o fator estratégico que permite apresentar resultados e posições invejáveis. As organizações inovadoras devem buscar prioritariamente a geração de conhecimento e tecnologia ou pelo menos demonstrar competência na sua absorção e aplicação. Os fatores de sucesso de uma organização num determinado mercado (ou segmento) estão associados diretamente ao desenvolvimento de vantagens competitivas.

As organizações que não apresentam clareza de estratégias devem se aprofundar nestas discussões para buscar respostas sobre onde e como estarão num futuro próximo. A grande dúvida que recai é como manter o conhecimento sob seu domínio. A resposta é sempre criar conhecimento e se manter na frente da concorrência ou estabelecer um fator competitivo que iniba os concorrentes de tentar combatê-lo na área que uma organização apresente uma vantagem considerável.

Outro fator importante é a valorização do Ser Humano, como uma participação maior do trabalhador no processo laboral. Hoje, na era da Qualidade, o Ser Humano é super valorizado, pois a alta administração passa a entender que a excelência no serviço e/ou do produto depende das pessoas que os executam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (750 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com