TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviços em Clouding

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Estácio de Sá

Pós-graduação em Engenharia de Software

Disciplina: Serviços em Clouding

Aluno: 

Matrícula: 

Solução em Cloud para sistema de venda de ingressos Online.


Problematização

Uma determinada empresa de venda de ingressos online precisa de uma solução para cadastro, armazenamento e consulta de dados dos clientes. Em períodos regulares são realizados em média 100 cadastros por dia, enquanto o número de acessos fica na média de 500 acessos aos dados dos clientes por dia. Porém em períodos com atrações artísticas mundialmente famosas, eventos esportivos e grandes feiras o número de cadastros e acessos aumentam significantemente. Em períodos próximos aos grandes eventos o número de cadastros sobe e no dia em que são disponibilizadas as vendas dos tíquetes que dão acesso ao evento o número de acessos ao banco de dados da empresa superam a capacidade de operação, ocasionando a sobre carga de solicitações de acesso, tornando o servidor temporariamente inacessível.

Para resolver o problema, a empresa de venda de ingresso busca uma solução que utilize um banco em nuvem que se adapte as necessidades de suas demandas. Com a contratação do serviço a empresa busca centralizar sua equipe de TI em resolver problemas relativos a plataforma, tirando da equipe a responsabilidade de gerenciar o banco de dados. Simultaneamente a empresa deseja que em momentos que são previstos grandes picos de acesso, o servidor permaneça estável deixando a plataforma online e que os clientes consigam ter acesso a compra de tíquetes sem maiores transtornos.

 

Solução

Baseado nas informações dadas pela empresa de venda de ingressos, a solução em cloud deve ser elástica, expandindo a capacidade de armazenamento em massa para suportar a demanda de cadastros nos dias que antecedem a venda dos tíquetes, bem como deve suportar muitos acessos ao banco de dados nos momentos em que forem liberadas as vendas de ingressos. Também deve ser levado em consideração a contração fora desses momentos de pico, para que o cliente não contrate um serviço que fique sobressalente em momentos que existem baixa demanda de armazenamento.

Considerando as demandas é proposto que a interface de acesso não esteja em servidores locais, não sendo interessante para a empresa deixar a equipe de TI responsável pela manutenção do servidor ou fazer com que o cliente precise instalar algum aplicativo ou programa para ter acesso a plataforma. A interface deve estar em um servidor em nuvem, com o cliente tendo acesso a interface da plataforma, interagindo diretamente com ela em qualquer navegador como o Google Chrome, Internet Explore, Opera e tantos outros, além de também ter interface responsiva capaz de permitir acessos em smartphones e tablets com a mesma interface e facilidades de acesso dos computadores.

A necessidade de haver uma contração e expansão no banco em momentos diferentes e considerando a necessidade de deixar a equipe de TI focada no tipo de negócio da empresa corrobora com a escolha do modelo de serviço Software as a Service, usando uma nuvem compartilhada.

A nuvem deve ser compartilhada com as empresas que fazem parceria com a empresa de venda de tickets, considerando que grandes eventos necessitam de um esquema de segurança, ao compartilhar os dados dos usuários que compraram os tíquetes, permitindo que as empresas parceiras consigam fazer uma triagem das pessoas e recusar determinados personas que podem gerar risco ao evento, identificar pessoas que restrições policiais e outros potenciais fatores de risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (178 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com