TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Controlo de Clínica Médica

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE

Área de Formação em Ciências Tecnológicas

Licenciatura em Engenharia e Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação

Método de Investigação Científica

7º Semestre

TRABALHO DE PESQUISA

TEMA: Sistema de Controlo de Clínica Médica

DISCENTE: Cristóvão Avene Uetimane

DOCENTE: Eduardo Nhangala

Maputo, Junho de 2019

Índice

Resumo        2

Introdução        3

Problematização        4

Objectivo Geral        5

Objectivo específico        5

Hipótese        6

Fundamentação Teórica        7

Procedimentos Metodológicos        8

Levantamento de Requisitos:        8

Regras do funcionamento do sistema:        8

Descrição das Funções:        9

Plataforma Tecnológica Existentes:        10

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO        11

Cronograma        12

Procedimentos Metodológicos        12

Regras do funcionamento do sistema        12

Metodologia de Desenvolvimento        12

Resultados Esperados        12

Conclusão        12

Resultados Esperados        13

Conclusão        14

Bibliografia (Fontes usadas)        15

Resumo

A finalidade deste trabalho é desenvolver o projecto de um sistema computacional com a intenção de facilitar e controlar o funcionamento da Clínica.

Além disso, o sistema deverá fornecer relatórios de interesses da directoria da Clínica Médica

O sistema informatizará desde o atendimento médico até a consulta e diagnóstico de exames, não serão envolvidas internações na Clínica, e não serão fornecidos remédios gratuitos a pacientes. A informatização do sistema visa transformar todo o trabalho de atendimento, anteriormente manual, mais rápido e com melhor eficiência a seus pacientes.

 

Introdução

  1. A temática a ser desenvolvida tem a ver com um sistema ou aplicativo que realiza consultas online de um determinado Clinica Medica.
  2. Justificativo do Projecto

A ideia é desenvolver o projecto de um sistema com a intenção de controlar administrativamente o funcionamento da Clínica, dando maior qualidade no atendimento aos pacientes. Serão feitos cadastros do paciente com seus dados pessoais. Procuro desenvolver um sistema de alta qualidade e de baixo custo para prestação de serviço na área de atendimento e a confiabilidade do seu Software. O sistema não abrange todas as áreas existentes da Clínica sendo assim serão abordados basicamente as funções de atendimento, registos de pacientes, registos de exames, agendamento de consultas, registos de médicos e especialidade médica, e funções de apoio ao atendimento médico.

O sistema será dividido por nível de hierarquia. No caso de atender, o médico ou administrador, eles somente terão acesso aos dados que correspondem a sua função. Esse acesso será feito por meio de login e senha que será feito pelo administrador do sistema. A ideia é que o sistema venha a proporcionar maior qualidade e agilidade no serviço de atendimento ao paciente, ajudando valer ao negócio da Clínica aumentando sua vitalidade.

 

Problematização

Deparei-me com uma situação num dos hospitais de Moçambique em que pude ter a oportunidade de presenciar uma enorme fila para marcação da consulta, usando um pedaço de folha A4 cortado em forma de quadrado com 5cm, servindo como senha de entrada para a sala da consultaria medica. E na própria senha/papel não vinha escrito se o paciente tinha que ir em que sala de atendimento. Por exemplo se eu quero ir extrair dente não posso ir a mesma sala com os que estão com malária, dor de cabeça, etc. além disso depois da compra da senha eu tinha que procurar saber onde fica a minha fila de espera para ser atendido. Assim logicamente que os pacientes não estavam satisfeitos com atendimento porque não havia flexibilidade no atendimento.

Além disso nos hospitais tem continuado a acumular fichas de atendimento desde os relatórios mensais, formulários de consultas dos pacientes, exames médicos, no momento de procurar as fichas/Documentos é complicado tem que procurar manualmente ficha por ficha até achar ou se tiver uma recepcionista que não sabe das regras da arrumação dos documentos onde “cada tipo de documento deve estar” fica uma confusão na hora da procura do documento.

Objectivo Geral

O objectivo principal desse projecto é apresentar um sistema que atenda as necessidades dos funcionários da Clínica de forma mais efectiva e eficaz, acabando com os problemas apresentados. As medidas adoptadas tornarão o trabalho de maior qualidade, tendo em vista que serão tratadas as deficiências encontradas, adicionando ainda novos recursos que permitirão a segurança, o acesso e o controle das informações através da modernização do processo de realização de tarefas da Clínica. A ideia de informatizar uma Clínica Particular surgiu para facilitar o atendimento aos pacientes, e para facilitar o acesso dos funcionários ao sistema.

O sistema terá interface gráfica tornando sua utilização amigável e intuitiva, permitindo que o Recepcionista, o médico e o administrador do sistema aprendam facilmente a operá-lo. Um bom sistema deve facilitar a compreensão e percepção do usuário para que haja mais estímulo no trabalho.

Objectivo específico

  • Gerenciar usuários e os funcionários da clinica;
  • Flexibilidade no atendimento;
  • Marcar a consulta sem que haja interacção física;

Hipótese

Decorrentes do problema de pesquisa, algumas hipóteses nortearão o desenvolvimento da investigação aqui proposta. São elas:

  • Mercado: De acordo com pesquisas recentes, em Moçambique apresenta hoje um indicativo de maior busca na área de clinicas médicas e hospitais particulares. Devido a precariedade do sistema público de saúde. Assim as clinicas médicas precisam investir para melhor atender ao seu público crescente. Implicando na aquisição de novos componentes tecnológicos e serviços que atendam as necessidades das empresas que não estão totalmente adaptadas a era da informação.
  • Objectivos empresariais: O sistema busca perfeição em seus serviços e aprimorar os conhecimentos dos funcionários para um serviço de qualidade, para que possa se destaque no âmbito da saúde.
  • Factores críticos de sucesso: O que poderia inviabilizar o sucesso para uma clinica médica seria a possível incapacidade dos médicos ou recepcionista. Com isso o mau atendimento dos funcionários poderá acarretar em redução do número de pacientes e prejuízo para a clínica médica. Além de perder a confiabilidade dos serviços prestados, colaborando assim para o insucesso da clínica.

Fundamentação Teórica

Neste capítulo, serão apresentados os aspectos teóricos relacionados ao trabalho, bem como os métodos, técnicas e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento do Sistema. Na página 7 com o título procedimentos metodológicas Apresentei as técnicas teoricamente de como o sistema funcionara fiz a descrição da função, levantamento de requisitos explicando como o sistema funciona, de seguida fiz as regras de funcionamento do sistema explicando os termos para uso do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (169.1 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com