TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Informação Contábil (SIC)

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema de Informação Contábil (SIC)

O sistema de informação contábil é criado a partir do conceito de contabilidade de partidas dobradas ou é conhecida também como pró-responsabilidade e custeio com base em atividades. Esse sistema registra e informa o fluxo de fundos de uma empresa, fundamentando-se de forma histórica e também é capaz de produzir importantes demonstrativos financeiros como balancetes e declarações de renda.

Sistema contábil básico de uma empresa

  1. Processamento de pedidos de venda, faturamento e análise de vendas / Sistema de processamento de transações de vendas

         

Entrada de pedidos de clientes, nessa fase há a capitação e o processamento das informações, assim sendo, são gerados os dados que servirão para o controle de estoque, bem como para contas a receber.

  1.  Sistema de processamento de transações de vendas e compras / Compras e Processamento de inventário

Processam dados refletindo mudanças no estoque e fornece informações sobre expedição e novos pedidos e aquisição de novos produtos.

3 - Recebimentos e Desembolsos de caixa e sistemas de processamento de transações / Contas a receber, recebimentos de caixa, contas a pagar e desembolsos de caixa  

 Neste processo são registradas as informações sobre os totais devidos dos clientes e as produções de faturas emitidas aos mesmos, bem como os demonstrativos mensais e seus relatórios de administração de crédito.

Também são registradas as compras realizadas de fornecedores, os totais devidos pela organização e os pagamentos efetuados aos seus respectivos fornecedores, gerando seus relatórios gerenciais de caixa.

  1. Sistema de processamento de transações de folha de pagamento / Folha de pagamento e Controle de ponto

 São registrados todos os dados organizacionais de trabalho e as remunerações dos funcionários, produzindo holerites e outros documentos relacionados aos trabalhadores. Para um controle gerencial, são confeccionados relatórios de folha de pagamento.

5. Processamento de Livros contábeis e Sistema de relatórios / Livro-Razão e Relatórios financeiros

Este é o processo onde todos os dados são consolidados, oriundos de outros sistemas contábeis, gerando os demonstrativos e relatórios financeiros utilizados pela organização. Relatórios estes que são emitidos periodicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com