TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIC - Sistema Contábil

Por:   •  14/2/2019  •  Artigo  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Curso de Ciências Contábeis

Campus Cohama

São Luís – MA

2018

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICADOS ÁS CIENCIAS CONTÁBEIS: Uma análise sistêmica dos fatores críticos da infraestrutura, processos e uso na empresa MD Contabilidade.

Erica Natasha CPD: 70690

Kevina Reis CPD: 65715

Raimundo Quinhonhi CPD: 69189

Sâmia R. Machado CPD: 70098

Thalita Carvalho CPD: 74682

Thiago Martins CPD: 66401

Orientador (a)

Danielle Silva 

Resumo

Em um mundo globalizado e de constante avanço tecnológico, a ciência contábil toma forma de um sistema completo e dinâmico que abrange todos os agentes financeiros no ambiente empresarial. Desta forma, o presente estudo visa identificar a importância da utilização do sistema Mastermaq, no qual prestam atendimento aos usuários, que utilizam as informações empresárias com auxílio também de suportes técnicos do setor de tecnologia da informação (TI), sem contar que a tecnologia de informação também as empresas a se manterem sólidas no mercado. Portanto o presente artigo tem como foco principal a mensuração dessas informações contábil para tomada de decisão. Sendo SIC o principal auxilio eficaz para manter registros, controle e gerenciamento, auxiliando em todas as atividades da empresa, de uma maneira organizada, concreta e mantendo padrões de excelência. Os dados utilizados para execução desse artigo foram obtidos através de um estudo de campo, com entrevista do empresário Marcelo Durans, proprietário da empresa MD CONTABILIDADE. Esta pesquisa, foi do tipo qualitativa, o artigo teve como foco principal as características e as funcionalidades do sistema Mastermaq, a empresa MD CONTABILIDADE utiliza o software aproximadamente dois anos, onde foi possível mensurar algumas oportunidades dentro do sistema e sua viabilidade dentro do mercado e a facilidade do manuseio das ferramentas por se tratar de um software fácil e simples de se entender. Palavras - Chave: Sistemas; Ciência contábil; Software.

Abstract

In a globalized world of constant technological advancement , accounting science takes the form of a complete and dynamic system that encompasses all financial agents in the business environment. In this way, the present study aims to identify the importance of the use of the Mastermaq system , in which they provide service to users, who use business information with the help of technical support from theinformation technology (IT) sector , not to mention that technology information also companies to remain solid in the market. Port anto this article is princi pal focus the measurement of these accounting information for decision making. SIC being the main effective assistance to m anter s registration, control and management, assisting in all activities of the company, in an organized manner, concrete and maintaining standards of excellence. The data used to execute this article were obtained through a field study, with interview of the businessman Marcelo Durans, owner of the company MD CONTABILIDADE. This research was of the qualitative type, the main focus of the article was the characteristics and functionalities of the Mastermaq system, the company MD CONTABILIDADE uses the software approximately two years, where it was possible to measure some opportunities within the system and its viability within the market and the ease of handling tools because it is a simple and easy to understand software.

Keywords: Systems , Accounting science , Software.


1 INTRODUÇÃO

Considerando-se a relevância do tema abordado por este trabalho, o presente artigo tem como problema de pesquisa “Uma análise sistêmica dos fatores críticos da infraestrutura, processos e uso na empresa MD Contabilidade.”

Tal questionamento há de requerer tanto, uma revisão bibliográfica quanto, a utilização de mecanismos de observação ou coleta de informações capazes de permitirem que, a temática investigada atinja o objetivo geral da pesquisa que é analisar fatores críticos da infraestrutura, processos e usa da empresa citada acima.

 O mercado atual está a cada dia mais competitivo e as empresas progressivamente tornaram-se maiores, e diante desse crescimento surgiu a necessidade de novas estratégias para desenvolvimento das atividades dentro das empresas.

Padoveze (2009, p. 123) conceitua o sistema de informação contábil como o meio que o contador geral, o contador gerencial ou o controller utilizarão para efetivar a contabilidade e informação contábil dentro da organização para que a contabilidade seja utilizada em toda a sua plenitude.

Sendo assim os sistemas de informações contábeis faz-se necessário para a inclusão das inovações dentro das empresas, trazendo essa análise de forma precisa e concreta para suprir as necessidades, mantendo-se dentro do mercado e dos padrões de excelência, adquirindo eficiência e execução das atividades de forma célere e confiável, auxiliando de maneira eficaz o registro, o controle e o gerenciamento de todas as ocorrências realizadas pela empresa, mantendo as informações organizadas e seguras. 

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (OU DE LITERATURA OU REVISÃO TEÓRICA)

O conceito de sistema de informação corresponde à informação, que é o dado processado e armazenado para o receptor e que através da comunicação faz com que esse dado seja compreendido. Além disso, envolve subsistema de Gestão através de análise do ambiente externo e interno e planejamento para o bom desempenho em todas as operações da organização.

Para Padoveze (2015):

        Tecnologia da Informação é todo conjunto tecnológico à disposição das empresas para efetivar seu subsistema de informação e suas operações esse arsenal tecnológico está normalmente ligado à informática e á telecomunicação, bem como a todo desenvolvimento cientifico do processo de transformação espacial de dados.

        O conceito de tecnologia, para o autor é fator chave de competitividade, pois envolve o nível estratégico das organizações, tornando-se diferencial no mercado.

        Segundo O´Brien (2004, p. 6) “Sistema de Informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, rede de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização”.

Para Gil (1992, apud Padoveze, 2015, p. 32) “Sistema de Informação compreendem um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento de dados e a correspondente tradução em informações”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (96.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com