TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema operacional

Projeto de pesquisa: Sistema operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

AGRADECIMENTOS

Ao nosso bom Deus que sempre está junto em todas as etapas de nossas vidas.

MARQUES, Carlos da Silva. Produção Textual Interdisciplinar Individual. 2013. 16 folhas. Trabalho de Conclusão de Semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Polo Garanhuns, 2013.

RESUMO

Os sistemas operacionais são responsáveis por um conjunto de programações e regras básicas, as quais definem como os hardwares do computadores, notebooks e dispositivos moveis funcionam, os aplicativos rodam e, principalmente, como nós os usamos.

.

Palavras-chave: Sistemas, operacional, Windows, Linux, android.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 13

2 DESENVOLVIMENTO 14

2.1 WINDOWS XP 14

2.2 GNU LINUX 14

2.2 ANDROID 15

3 CONCLUSÃO 16

4 REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

Um Sistema Operacional é um programa que tem por função controlar os recursos do computador e servir de interface entre a máquina e o usuário. Essa definição é mostrada em qualquer livro que fale a respeito sistemas operacionais. Um sistema operacional, é, portanto, um programa que tem o empenho de controlar a máquina, permitindo o comando através de comandos pré-definidos. Sem um sistema operacional, por exemplo, não seria possível usar um editor de fotos, um editor de textos ou mesmo acessar à Internet. Quando se pensa em um sistema operacional, logo, nos vem à cabeça, o Microsoft Windows, utilizado na grande maioria dos computadores pessoais do mundo. Porém, o Windows não é o único sistema operacional que se utiliza atualmente. Atualmente existem diversos Sistemas Operacionais – SO com varia plataformas, tanto SO pagos quantos gratuitos que são os chamados “Softwares Livres”.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Windows XP

Este Sistema Operacional faz parte de uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft Corporation, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience,2 . O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitetura e núcleo (Windows NT 5.1). O Windows XP foi lançado no dia 25 de Outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em Janeiro de 2006, de acordo com estimativas feitas naquele mês pela empresa de estatísticas IDC.3 Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para pré-fabricantes no dia 8 de Novembro de 2006 e para o público em geral em 30 de Janeiro de 2007. Suas vendas cessaram no dia 30 de Junho de 2008, porém ainda era possível adquirir novas licenças com os desenvolvedores do sistema até 31 de Janeiro de 2009 ou comprando e instalando as edições Ultimate ou Business do Windows Vista e então realizando o downgrade para o Windows XP. Este SO está disponível em várias línguas. Em adição, add-ons que traduzem a interface do usuário também estão disponíveis para alguns idiomas.

2.2 GNU LINUX

Em meados de 1983 o programador americano Richard Richard Matthew Stallman percebeu que o senso integração estava perdendo espaço para um senso de monopólio passando assim a iniciar um movimento ativista chamado de Projeto GNU, defendendo a idéia do Software Livre. Por que refazer todo um programa quando você tinha programas parecidos com o que você queria desenvolver? Por que não ajudar em um programa que você achava que estava rodando lento e que possivelmente saberia como deixa-lo mais rápido contribuindo assim para o seu código fonte? Essas perguntas não faziam sentido para o Richard, e por essas e outras ele começou este projeto, que de tão óbvio que era, rapidamente caiu na simpatia de toda a comunidade. A partir daí milhares de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro uniram-se a ele nessa luta de forma a mostrar à todos que o compartilhamento da informação é fundamental para o desenvolvimento assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com