TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

Sistema Operacional Mac Os

Trabalho apresentado para conclusão da disciplina sistemas operacionais no Centro universitário Unicarioca.

Apresentado por: Benvindo Garcia Zacarias

Disciplina: Sistemas Operacionais

Turma: 846/ Méier II

Resumo

Neste trabalho serão apresentadas algumas características do sistema operacional Mac Os, Gerenciamento de memória Mac Os X. Também serão abordadas as vantagens e desvantagens do uso desse sistema, E ao final serão apresentadas algumas versões do sistema operacional.

Sumário

1 Introdução...................................................... P.4

2 Mac Os............................................................P.5

2.1 Sistemas de arquivos.....................................P.6

2.2 Aqua..............................................................P.6

2.3 Dashbord.......................................................P.6

2.4 Spotlight.........................................................P.6

2.5 Darwin............................................................P.6

3 Gerenciamento de memória Mac Os X..............P.6

4 Vantagens............................................................P.7

4.1 Desvantagens....................................................P.7

5 Versões do Mac Os..............................................P.8

5.1 Mac Os X cheetah.............................................P.8

5.2 Mac Os X Panther..............................................P.9

5.3 Mac Os X Tiger...................................................P.9

5.4 Mac Os X Yosemite.............................................P.9

6 Conclusão................................................................P.10

7 Bibliografia...............................................................P.11

1 Introdução:

O Macintosh operating system (Mac Os) é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. Sua evolução ocorreu até a versão Mac os x. A primeira versão foi lançada em 1984. Até antes da versão 7.6, era chamado apenas de system (ex.: system 4, system 7), da versão 7.6 em diante passou a ser chamado de Mac os. Foi o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones para representar os itens do computador, como programa, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito do desktop, com uma are de trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.

[pic 1]

Figura1: Primeira GUI desenvolvida pela Macintosh

2 Mac Os 

O sistema tem uma base UNIX e foi desenvolvido com uma série de diferenciais justamente para os usuários aproveitarem os aparelhos da linha Mac. Alguns deles são o Power Nap, para manter o computador atualizado mesmo dormindo, suporte para o controle multi-toque no trackpad e tecnologias de economia de energia, como Time Coalescing e App Nap.

O Mac OS tem uma interface bem diferente dos outros sistemas. Sua barra de ferramentas é na parte inferior da tela, com diversos ícones, e na parte superior ele tem um guia semelhante ao de um programa aberto, que vai se sobrepondo a cada software, ganhando novas propriedades de acordo com aquele programa.

[pic 2]

Figura2: interface do sistema operacional Mac Os

2.1 Sistemas de Arquivos: Sistema operacional Mac OS da Apple aplica HFS + sistema de arquivos, Uma extensão para o seu próprio sistema de arquivos HFS que foi usado em computadores Macintosh antigos. Hfs + sistema de arquivos é aplicada em produtos de desktop da Apple, Incluindo computadores Mac, Iphone, Ipod, Assim como os produtos de servidor avançados também usam sistema de arquivos da Apple, Sistema de arquivos em cluster derivado do stornext ou sistemas de arquivos Centra Vision.

2.2 Aqua: aqua é o ambiente gráfico e tema principal do sistema operacional Mac OS X, da Apple. Aqua, como o nome já diz, baseia-se no conceito da água, com elementos semelhantes a gotas e efeitos de translucência com o azul e o grafite como opções básicas de cor. A interface gráfica aqua é exclusiva da Apple e não pode ser usado em outro sistema operacional, embora diversas aplicações tentem reproduzir as características visuais desta interface.

2.3 Dashbord: dashbord é um gerenciador de utilitários no desktop do MAC OS X, chamamos os utilitários de widgets. Os desenvolvedores podem criar widgets, como um relógio ou uma calculadora.

2.4 Spotlight: Spotlight é um novo sistema de busca interna do MAC OS. O usuário digita o nome do arquivo que deseja encontrar e ele abre uma nova tela com os resultados da pesquisa.

2.5 Darwin: darwin é o nome do núcleo do Mac OS X. Segundo os especialistas da Apple, o Darwin é uma grande evolução, graças aos esforços conjuntos dos engenheiros da Apple e de programadores da comunidade de software de código aberto. No núcleo do Darwin, está a componente chave da interação entre programas e máquina: o kernel. O kernel do sistema é baseado no Mach 3.0 da Universidade de Carnegie-Mellon e no FreeBSD 3.2 (derivado do BSD 4.4-Lite da Universidade de Berkley, na Califórnia).

3 Gerenciamento de Memória Mac Os X

Uma das inovações neste sistema operacional. É o esquema de memória protegida, Responsável por manter a veracidade dos dados, Evitado que esses dados sejam corrompidos. Com isso o sistema aloca um único espaço na memória para cada programa aberto, E o programa não interfere no espaço dos outros, Evitando problemas, como travamento do computador e conseqüentemente perda dos dados. Se um programa apresentar algum problema desse tipo, O Darwin (sistema operativo livre), Que fecha o programa com problema e permite a continuação de outros programas em execução.

Cada processo tem seu próprio conjunto de 32 bits ou 64 bits de espaço de memória virtual. Para processos de 32 bits, cada processo tem um espaço que pode ser endereçado e atingindo um limite de 4GB. E para os processos de 64 bits, pode ser endereçado um limite de 18GB.

4 Vantagens

-Segurança: Mac OS é um sistema de duas camadas: a interface gráfica atraente fica no topo de um núcleo Unix e Unix é mais conhecido por seus recursos de segurança. É simplesmente impossível instalar um cavalo de tróia ou vírus destrutivo menos que o usuário explicitamente permita o acesso via root digitando a senha de administrador. Firewall embutido do Mac OS está configurado para trabalhar discretamente fora da caixa, além de ser altamente configurável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (583.9 Kb)   docx (754.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com