TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Por:   •  30/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

...............................................................................................................................

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DIEGO DA SILVA SANTOS - 223272013

PORTFÓLIO SISTEMAS OPERACIONAIS

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

DIEGO DA SILVA SANTOS

TÍTULO DO TRABALHO

Subtítulo do Trabalho, Se Houver

Trabalho apresentado ao Curso Sistemas de Informação  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Sistemas Operacionais.

Prof. Ricardo Magalhães

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

1. Cite 5 distribuições de linux, dizendo a origem e características para desktop e servidores;

1º (organizações sem fins lucrativos) Debian - é um sistema operacional livre. É conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, ATP, que permite atualizações fáceis, a partir de versões mais antigas.

O Debian foi lançado em 16 Agosto de 1993 por Ian Murdock, ao tempo estudante universitário, que escreveu o Manifesto Debian que apelava à criação de uma distribuição Linux a ser mantida de uma maneira aberta, segundo o espírito do Linux e do GNU.

2º (Red Hat) Red hat Enterprise Linux - Voltado para servidores de grandes empresas, visa o mercado comercial, é lançado em versões de servidor para as plataformas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System z, versões para mesa de trabalho são lançadas para as plataformas x86 e x86_64. Todo o suporte oficial, treinamento e o programa de certificação Red Hat são centrados na plataforma Red Hat Enterprise Linux.

As nova versão do Red Hat Enterprise Linux, os clientes podem atualizar para a nova versão sem custos adicionais, desde que em possessão da assinatura atual.

A primeira versão do Red Hat Enterprise Linux a carregar este nome entrou no mercado como "Red Hat Linux Advanced Server". Em 2003 a Red Hat rotulou o Red Hat Linux Advanced Server para "Red Hat Enterprise Linux AS", e adicionou duas variantes extras, Red Hat Enterprise Linux ES e Red Hat Enterprise Linux WS.

3º (slackware) Criada por Patrick Volkerding - é a mais antiga das distribuições.

Em todos os lançamentos das versões estáveis, traz a mesma estrutura de organização e gerenciamento de pacotes. É uma distribuição de alto poder de personalização, contendo todos os pacotes necessários para montar servidores e desktops sem a necessidade de downloads de pacotes adicionais.

Sua utilização pode ser aplicada em equipamentos modernos de arquitetura 64 bits, ou até mesmo em equipamentos antigos, com processadores i486 de 32 bits. É uma versão muito estavel.

4º (Originária da fusão de outras duas, a

brasileira Conectiva Linux e a francesa

) o Mandriva Linux contava com um grande número de contribuidores pelo mundo e seu público-alvo englobava usuários iniciantes no mundo Linux assim como usuários mais experientes. Em maio de 2015, Mandriva entrou em processo de liquidação

5º (Knoppix) é uma distribuição GNU/Linux baseado no Debian e gravado num CD de arranque, dotado de um sistema de detecção automática de hardware, suporte para vários dispositivos gráficos, de som, SCSI, USB e outros periféricos. Ao arrancar com o CD do Knoppix o usuário não precisa instalar nada em seu disco rígido. Devido à sua descompressão, que acontece a partir do CD, estão disponíveis mais de 2 GB de aplicativos, desde aplicações de escritório eletrônico a ferramentas de sistema, o que permite usar um CD de Knoppix como uma demonstração do GNU/Linux, um CD educacional, um sistema de recuperação, ou adaptado e usado como plataforma para demonstração de aplicações.

2. Quais são e explique os sistemas de arquivos adotado pelo linux;

ReiserFS - Os pontos principais são a melhor utilização do espaço em disco, o melhor desempenho do acesso ao disco e uma recuperação de falhas mais rápida. Para arquivos pequenos, os respectivos dados e as informações são sempre armazenados lado a lado. Eles podem ser lidos com uma simples operação E/S de disco, o que quer dizer que é necessário somente um acesso ao disco para recuperar todas as informações necessárias.

A utilização de um diário para controlar as mudanças de metadados recentes faz com que a verificação de um sistema de arquivos leve segundos, mesmo no caso dos muito grandes.

O ReiserFS também suporta o registro de dados em diário e modos de dados ordenados similares aos conceitos realçados na seção Ext3. O modo padrão é data ordered, que garante a integridade dos dados e dos metadados, mas usa o registro de dados em diário somente para metadados.

Ext2 - O Ext2 passou por várias melhorias e foi bastante testado. Esta pode ser a razão para as pessoas sempre se referirem a ele como "sólido como uma pedra". Depois de uma falha no sistema em que o sistema de arquivos não pode ser desmontado inteiramente, o e2fsck começa a analisar os dados do sistema de arquivos. Os metadados são levados a um estado consistente e os arquivos pendentes ou blocos de dados são gravados em um diretório designado (chamado lost+found). Em contraste com os sistemas de arquivos de registro em diário, o e2fsck analisa todo o sistema de arquivos e não somente os bits de metadados modificados recentemente. Esse procedimento demora muito mais do que a verificação dos dados de registro de um sistema de arquivos com registro em diário. Dependendo do tamanho do sistema de arquivos, ele pode levar meia hora ou mais. Portanto, não é desejável optar pelo Ext2 em servidores que precisem de grande disponibilidade. No entanto, como o Ext2 não mantém um diário e usa muito menos memória, algumas vezes ele é mais rápido do que outros sistemas de arquivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (298.9 Kb)   docx (358.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com