TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1.0 QUARTA GERAÇÃO 4

1.1UNIX” O COMEÇO DE TUDO 5

1.2 APPLE DOS E MACOS: DE TELAS PRETAS Á INTERFACE GRÁFICA5

1.3 MICROSOFT DO MS-DOS AO WINDOWS. 5

1.4 SUN OS/ AQUELE QUE JÁ FOI POPULAR MAS QUE HOJE NÃO SE VER MAS FALAR. 6

1.5 PROJETO LINUX, COMEÇO E ATUALIDADE.7

2.0 ALGUNS MOMENTOS DA QUARTA GERAÇÃO DE SISTEMAS OPCIONAIS QUE FORAM BASES PARA OS SISTEMAS OPERACIONAIS DE HOJE.8

IMAGENS DA QUARTA GERAÇÃO9

2.3 CONCLUSÃO 11

2.3 REFERÊNCIAS11

1.0 QUARTA GERAÇÃO (1980 – atualmente)

Características

  • Sistemas com Interface Gráfica
  • Apple
  • Microsoft
  • Linux
  • Oracle

INTRODUÇÃO

A quarta geração foi marcada, pela constante evolução do Hardware e Software, que pressionou disputas entre grandes empresas, com os Circuitos VLSI (Very Large Scale integration) houve uma diminuição abundante no tamanho dos computadores e no seu preço, eles não eram mais produzidos em encomenda agora em grande escala.

Apple e Microsoft marcaram essa geração, de um lado a Apple com seu computadores e seus sistema operacional, e Microsoft com seus sistemas operacionais, mas outros sistemas não passaram despercebidos como, SUN-OS e LINUX.

  1. UNIX” O COMEÇO DE TUDO

O Unix é considerado o “pai” de todos sistemas operacionais, ele foi o primeiro sistema a introduzir conceitos muito importantes para SO’s como suporte a multiusuários, multitarefas e portabilidade.

Ele foi criado em 1965 por grupo de pessoas lideradas por Kenneth Thompson, nos laboratórios da AT&T e MIT, em 1977 ele começou a ser fornecido para instituição comerciais.

1.2 APPLE DOS E MACOS: DE TELAS PRETAS Á INTERFACE GRÁFICA.

No passado mexer no computador não era tarefa fácil, telas pretas e com caracteres verdes, era ó possível que você iria ver no monitor de um computador.

O Apple DOS foi a família de sistemas operacionais de disco da Apple criada para “Apple 2” que surgiu em 1978 e terminou 1983 com a chegada da interface gráfica, que seria utilizada posteriormente no seu novo microcomputador o “LISA”

O Apple DOS trabalhava em 8 bits, precisava de incríveis 16 KB ou 48 KB de memória e trabalhava em cima do processador Motorola 786 de 1MHz.

Pouco tempo depois da Apple já ficar rica com as vendas do então perfeito “Apple 2”, ela lança o LISA que diferente dos antecessores ele apresentava em seu monitor uma interface gráfica que foi baseada no “Xerox Star” que tinha nome de System 1.0.

Logo depois do lançamento do “Macintosh” a Apple rebatiza o System para MACOS, é em 2001 ela lança um novo sistema chamado MAC OS X que perneasse até os dias de hoje.

1.3 MICROSOFT DO MS-DOS AO WINDOWS.

DOS" é uma sigla para Sistema Operacional de Disco, enquanto a Apple lucrava milhões com seu Computador e sistema, a IBM uma das grandes empresas de computadores da época, queria lançar seu computador pessoal, mas precisava de um sistema. O presidente da IBM e foi atrás da Microsoft falando que gostaria que ele fizessem um sistema operacional em disco, a Microsoft fechou o acordo, e entregou para IBM o MS-DOS (Sistema de Disco “da Microsoft”),  que na verdade era  QDOS ( Sistema de Disco de baixa qualidade ), desenvolvido por Tim Paterson em meados 1981 .

Windows Surgiu de uma parceria de Bill Gates e Steve Jobs, Gates teve acesso no que seria o novo computador dar Apple o “Macintosh” e ao seu Sistema. Desta forma Bill Gates desenvolveu o Windows anonimamente e lançando ele primeiramente no oriente em 1985 e em seguida no ocidente em 1986.

Diferentemente do que é hoje o Windows não passava de uma interface para o sistema citado anteriormente o MS-DOS, e ele foi comercializado primeiramente em computadores da NEC no oriente e IBM no ocidente.

1.4 SUN OS/ AQUELE QUE JÁ FOI POPULAR MAS QUE HOJE NÃO SE VER MAS FALAR.

Baseado no Unix, SunOS ou Solaris foi um sistema operacional popular que teve sua primeira versão em 1982. Ele foi desenvolvido pela antiga Sun Microsystems que é uma subsidiária da Oracle. As Primeiras versões do sistema eram baseadas no código do BSD e mais para frente foi baseado no System V.

O Solaris é reconhecido por sua acessibilidade, e características inovadoras para época, embora seja desenvolvido historicamente como software proprietário, a maioria de seu código-fonte hoje em dia está disponível como o sistema OpenSolaris.

Em sua versão 10, lançada no início de 2005, Solaris oferece os seguintes recursos avançados:

  • DTrace: análise e resolução de problemas de performance, em tempo real;
  • Solaris Containers: consolidação de aplicações em servidores de maior porte, através da criação de ambientes isolados e independentes;
  • Predictive Self-Healing: capacidade de antecipar-se à ocorrência de falhas que possam causar paradas críticas, isolando-as e recuperando-se;
  • Smarter Updating: atualizações automáticas e inteligentes através do Sun Update Connection;
  • Integrated Open Source Applications: disponibilidade de centenas de aplicações já integradas ao sistema;
  • ZFS: um novo tipo de sistema de arquivos que provê administração simplificada, semântica transacional, integridade de dados end-to-end e grande escalabilidade.

1.5 PROJETO LINUX, COMEÇO E ATUALIDADE.

Em 1991 um estudante de Ciência da Computação chamado Linus Torvalds criou um núcleo básico de um sistema chamado Linux baseado no Unix.
Naquele momento Linus quebrou um paradoxo, pois todos sistemas da época eram corporativos, diferente da Microsoft, Linus queria criar um sistema casual para que ele pudesse utilizar em seu dia-dia sem pagar nada por isso, o que ele não esperava e que muitos programadores também sé interessaram pelo projeto, nasce ali o Linux um Sistema Operacional Gratuito que permanece até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (853.4 Kb)   docx (776.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com