TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Por:   •  22/5/2015  •  Resenha  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 4

DEADLOCK: caracteriza uma situação em que ocorre um impasse e dois ou mais processos ficam impedidos de continuar suas execuções, ou seja, ficam bloqueados. TRATAMENTO DE DEADLOCK - normalmente, as estratégias usadas para detectar e tratar geram sobrecarga, podendo até causar um dano maior que a própria ocorrência do DEADLOCK, sendo, às vezes, melhor ignorar a situação.

THREADS: o conceito foi introduzido na tentativa de reduzir o tempo gasto em criação, eliminação e troca de contexto de processos nas aplicações concorrentes. É uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente.

MULTITHREAD: em um ambiente MULTITHREAD,  um único processo pode suportar múltiplos THREADS,  cada qual associado a uma parte do código da aplicação. Uma linha de execução que permite que o usuário de programa,  por exemplo,  utilize uma funcionalidade do ambiente enquanto outras linhas de execução realizam outos cálculos e operações.

TCB: armazena contexto de hardware e informações sobre a thread. Esta para a thread assim como o PCB esta para o processo.

PCB: é uma estrutura de dados no nucleo do sistema operacional que serve para armazenar a informação necessaria para tratar u determinado processo.  Como o pcb contém informações criticas do processo ele deve ficar armazenado em uma área da memória protegida do acesso de usuários.  Em alguns sistemas operacionais o pcb é alocado no início da pilha do núcleo do processo, já que é uma localização convenientemente protegida.

KERNEL: em computação, o núcleo ou cerne é componente central do sistema operacinal da maioria dos computadores. Ele serve de ponte entre aplicativos e o processamento real de dados feito a nível de hardware. Suas responsabilidade gerenciar os recursos do sistema.

Quando o sistema operacional está executando tem dois modos: o modo kernel e o modo usuário.

Modo usuário: é feito de subsistemas com capacidade de transmitir requisições para os drivers modo núcleo apropriados usando um gerenciador  entrada/saída. Tem dois subsistemas: sistema ambiente e o sistemintegral.

Modo Kernel: quando a cpu está em modo Kernel, ele é considerado considerado confiável de execucção de software, e assim ele pode executar qualquer instrução e referenciar qualquer memória de endereços.

DMA: O Acesso Direto à Memória (DMA) é uma das técnicas utilizadas para otimizar o uso por dispositivos. É um componente de hardware que permita a transferência de dados entre dispositivos periféricos e a memória principal, tornando assim dispensável a participação da CPU neste processo.

Buffer: Uma região de armazenamento de memória física utilizada para armazenar temporariamente os dados enquanto eles estão sendo movidosde um lugar para outro. Normalmente, os dados são armazenados em um buffer enquanto eles são recuperados de um dispositivo de entrada ou pouco antes de serem enviados para um dispositivo de saída. Pode ser utilizado quando movem-se dados entre processos dentro de um computador. Tem que ser protegido e ter sincronismo.

HIERARQUIA DE MEMÓRIA: se refere a uma classificação de tipos de memória em função de desempenho. Essa classificação geralmene segue duas dimensões: tamanho e velocidade de acesso, sendo tradicionalmente representada por uma pirâmide.

[pic 1]

Sistema multiprocessado: um sistema integrado de computação com as seguintes características: envolve dois ou mais processadores físicos o lógicos com o mesmo poder computacional e capaz de executar processos autonomamente. Isto implica que não há nenhuma unidade central de controle. Cada processador contém sua própria unidade de controle. Assim, efetivamente, a lógica de controle é distribuída pelo sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (456.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com