TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Por:   •  25/5/2015  •  Artigo  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

Instituto Federal de Mato Grosso- Campus Cáceres

IFMT

Sistemas Operacionais

Aluno: Jean Ramos de Souza

Professora: Lucimar

Disciplina: Fundamentos de Informática

Cáceres

Fevereiro de 2013

Introdução

Sistemas operacionais são softwares utilizados para fazer a comunicação direta com os hardwares do computador, basicamente ele é o cérebro do computador ele da todas as instruções necessárias para o funcionamento do computador.

        Um dos primeiros sistemas operacionais criado foi o CTSS, desenvolvido no MIT. Após o CTSS laboratórios da Bell e AT&T desenvolveram o Mulitcs que foi um fracasso. Já na década de 70 com o surgimento dos computadores pessoais era preciso criar um sistema que fosse mais simples de ser usado, assim Bill Gates fundado da Microsoft e seu colega Paul Allen compraram um sistema de Tim Paterson chamado de Qdos por cerca de R$ 50.000, batizaram de Dos e venderam para a IBM essa foi a origem do crescimento da Microsoft.

Windows

Uma das famílias de sistemas operacionais mais famosas do mundo e também uma das mais usadas, embora exista um grande numero de copias ilegal, teve seu inicio com a versão criada em 1982 a 1985 com o codinome Interface Manager, porem o nome Windows é escolhido devido à descrição melhor de suas janelas de navegações, o Windows 1.0 como ficou conhecido demorou muito tempo para ser desenvolvido, após ter sido anunciado por isso alguns usuários o chamam de vaporware (software anunciado, mas nunca desenvolvido), esta versão causou um grande impacto pois agora era só arrastar o mouse e clicar dispensando o uso da digitação de códigos complexos para os usuários comuns. Esta versão do Windows já vinha com programas como o paint o bloco de notas e a calculadora, programas que permanecem ate hoje nas versões mais estáveis do sistema.

A segunda versão do sistema o Windows 2.0 foi lançado em 9 de dezembro de 1987, possuindo agora ícones na área de trabalho, maior suporte a gráficos e memoria estendida, desenvolvedores começam a criar software baseados em Windows a partir desta versão. Projetado para utilizar o processador Intel 286, com o avanço do processador para a versão Intel/386 foi criado o Windows/386 para aproveitar os recursos do processador.

O painel de controle utilizado em todas as versões atuais do Windows teve sua primeira aparição no Windows 2.0

Em1988 a Microsoft acaba se tornando a maior empresa de softwares para PCs do mundo, com base no numero de vendas da empresa.

Em 22 de maio 1990 foi anunciada a versão 3.0 do Windows logo após foi lançado o Windows 3.1, em dois anos essas duas versões juntas venderam mais de 10 milhões de copias tornando o Windows o sistema mais utilizado ate então. Totalmente compatível com o Intel/386 o Windows agora conta com uma desempenho melhor, uma qualidade gráfica avançada com 16 cores, sendo assim os programas funcionam mais rápidos. Programas como o gerenciador de arquivos, gerenciador de programas e gerenciador de impressão são apresentados na versão 3.0. O Windows agora conta com os jogos que ficaram populares nas versões posteriores do Windows como o Paciência, espadas e campo minado.

Em 27 de julho de 1993 foi lançado o Windows 93 que simplesmente representava a concretização de um projeto iniciado a mais de 10 anos atrás a construção de um sistema iniciado do 0. "O Windows NT representa nada menos do que uma mudança fundamental no jeito como as empresas podem cuidar de suas necessidades de computação comercial" essas foram as palavras de Bill Gates no lançamento do Windows NT.

Em 24 de agosto de 1995 foi lançado o Windows 95 atingindo um recorde de venda 7 milhões nas primeiras 5 semanas. Foi o sistema com mais publicidade, ate então, os comerciais traziam a imagem do novo botão o menu iniciar.

O Windows 95 se adequada à era em que foi lançado a era do fax do e-mail da internet, o Windows 95 é totalmente compatível com a internet conta com os novos recursos plug and play que facilita a instalação de novos hardwares e softwares.

        É nesta versão do Windows que o menu iniciar, a barra de tarefas e os botões maximizar, minimizar e fechar em todas as janelas. Também foi apresentada a primeira versão do Internet Explorer, e é disponibilizada pela primeira vez em 14 anos uma versão do Flight Simulator (simulador de voo da Microsoft) para Windows.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com