TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais online

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Sistemas Operacionais online

Os recursos que conseguimos obter na internet são ilimitados. É viável ter até sistemas operacionais por meio de página web.

Uma vez conectado ao serviço online, se torna possível usufruir de suas funções que podem ser desde um editor de textos, imagens e vídeos até um jogo e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo posteriormente de qualquer lugar que tenha acesso à internet.

Desenvolvidos ainda na metade dos anos 90, os “desktop online” – são programas que rodam a partir do navegador de internet e que executam programas longe da máquina “hospedeira”, que serve apenas para fazer a ponte entre o usuário e o grande servidor onde todos os comandos são processados.

A virtualização de servidores permite executar diversos sistemas operacionais simultaneamente no mesmo hardware, que são chamados de máquinas virtuais. Uma das características é o mascaramento dos recursos físicos (incluindo processadores, quantidade de memória, interfaces de rede), o que permite diminuir a administração de drivers nas máquinas virtuais, e transferir uma máquina virtual entre servidores físicos diferentes sem se preocupar com o hardware, técnica chamada de vMotion, XenMotion ou Live Migration, dependendo do fabricante.

Os principais hypervisors da atualidade para virtualização de servidores são: VMware ESX, Microsoft Hyper-V, Citrix Xen Server, Oracle Virtual Box e RedHat KVM.

Os Sistemas Operacionais online possuem vantagens e desvantagens, citarei algumas abaixo:

  • Vantagens:

- A grande vantagem é que os preços dos computadores tendem a diminuir, pois todo o processamento será feito na nuvem e não local e ganhamos em comodidade, pois em qualquer computador que conectarmos, lá estarão nossos arquivos e softwares;

- Consome pouco hardware, o que faz com que seja rápido e leve;

- Não há necessidade de backups, é possível acessar qualquer um dos sistemas online, tendo apenas um navegador com os serviços de flash player e java atualizados;

- Não precisa de um lugar físico para ser acessado;

- Preço/custo benefício;

- Disco rígido é transformado em memória cache;

- Upload dos seus arquivos é feito para o servidor correspondente ao serviço escolhido, e eles tem toda uma tecnologia de backup para manter seus arquivos guardados.

- Não necessita instalação.

  • Desvantagens:

- Dependência de boa conexão com a internet que deve ser estável e rápida;

- Dúvidas com relação a segurança e privacidade de dados;

- Pouco espaço de armazenamento off-line;

- Desempenho em relação a tarefas mais avançadas.

Bibliografia

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_virtual

http://www.tecmundo.com.br/maquina-virtual/232-o-que-sao-maquinas-virtuais-.htm

http://www.mlaureano.org/aulas_material/so/livro_vm_laureano.pdf

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1252543-6174,00-SAIBA+O+QUE+SAO+MAQUINAS+VIRTUAIS+E+COMO+ELAS+AJUDAM+NA+SEGURANCA+DO+PC.html

http://www.tecmundo.com.br/web/1624-o-que-e-virtualizacao-.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (296.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com