TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Apoio a Decisão

Por:   •  3/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Sistemas de Apoio a Decisão

Trabalho Prático

Situação problema

O caso relatado é um caso real no qual estou trabalhando.

A empresa XPTO trabalha com corretagem/venda de produtos e serviços bancários, possuindo várias filiais em muitas cidades do Nordeste. Atualmente há meta para cada filial e para cada funcionário dentro destas. A estrutura de comissão recebida pela empresa varia de acordo com o produto e a comissão repassada para cada funcionário varia de acordo com a meta atingida.

Atualmente a empresa sente necessidade de um sistema que apóie nas decisões manter ou não uma determinada filial, manter ou não um funcionário, quais produtos podem ter fácil adesão em uma certa localidade e abrir ou não uma nova filial. Estas decisões podem ser apoiadas facilmente por um SAD orientado a dados, aos quais iremos discorrer a seguir.

Como o SAD resolve o problema e por que apenas o SAD resolve tal problema

Um modelo proposto para apoiar a empresa em suas atuais necessidades de decisão é o SAD Orientado a Dados, visto que a empresa possui uma vasta quantidade de dados espalhados em seus módulos de sistemas internos, em sistemas de empresas parceiras, em planilhas e em arquivos transacionais entre sistemas.

Com o modelo Orientado a Dados, o uso de ferramentas de ETL, Data Warehouse, OLAP e Data Mining, pode-se fazer uso do alto volume de dados históricos internos e externos, extrair dados e gerar informações úteis, porém “ocultas” nas bases de dados das empresas, tais como:

- Identificar localidades/bairros/cidades que fazem negócio por filial, apoiando a decisão de abrir uma nova filial;

- relação entre produto vendido, localidade, faixa salarial e valor de retorno, apoiando a tática de otimizar a oferta de determinado produto e atingimento de metas;

Neste cenário onde precisamos agregar uma massa muito grande de dados e descobrir informações até então escondidas, a aplicação de um SAD orientado a dados é o meio mais apropriado para a solução requerida pela empresa.

Vantagens de Desvantagens

Como vantagem deste modelo proposto para a empresa, podemos citar o incremento na qualidade da decisão, a vantagem competitiva sobre os concorrentes em oferecer produtos certos para o cliente certo no momento certo e também a rapidez na tomada de decisão que é gerada pelas agregações proporcionadas pelas ferramentas.

Sobre desvantagens, estamos falando de um sistema de análise composto por várias ferramentas: ETL, OLAP, DW, etc, portanto há uma necessidade de um conhecimento técnico especializado necessário e a complexidade inerente ao negócio e a estas ferramentas, sendo as desvantagens identificadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com