TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informação – Centro Universitário Franciscano

Por:   •  6/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

CMM e CMMI

Rubens Facco¹

1 Sistemas de Informação Centro Universitário Franciscano
Santa Maria – RS – Brasil

Rubens.facco@unifra.edu.br

Abstract. This meta-article aims to explain some concepts about CMM and CMMI as well as a brief history, applicabilities, positive and negative characteristics as well as companies that use them and comparative with the other norms.

Resumo. Este meta-artigo tem por objetivo explicitar alguns conceitos sobre CMM e CMMI assim como um breve histórico, aplicabilidades, características positivas e negativas assim como também empresas que as empregam e comparativos com as demais normas.

1. Introdução

A CMMI (Capability Maturity Model Integration) é uma metodologia criada pela SEI (Software Engineering Institute) para ser um guia para o melhoramento dos processos organizacionais e a habilidade destes em gerenciar o desenvolvimento. O CMMI também organiza práticas, consideradas efetivas, em uma estrutura que visa colaborar com a organização para estabelecer prioridades na melhoria [DevMedia 2017].

2. Estágios da CMMI

O CMMI está dividido em cinco estágios:

2.1 Estágio Inicial

O processo de desenvolvimento é desorganizado e muitas vezes deplorável. Poucos processos são definidos e o sucesso depende de esforços individuais e heróicos de cada pessoa que participa no processo e inexistência de padrões.

2.2 Estágio Gerenciado

Os processos básicos de gerenciamento de projeto estão estabelecidos e permitem monitorar custo, cronograma e funcionalidade. É possível repetir o sucesso de um processo utilizado anteriormente em outros projetos similares, assim como garantia da qualidade do processo e do produto, gerenciamento de configuração. E como se utilizasse um modelo que já deu certo como parâmetro.

2.3 Estágio Definido
Tanto as atividades de gerenciamento quanto de engenharia do processo de desenvolvimento de software estão documentadas, padronizadas e integradas em um padrão de desenvolvimento da organização. Além do mais, se faz necessário prever reutilização.

2.4 Estágio Gerenciado Quantitativamente
São coletadas medidas detalhadas da qualidade do produto e processo de desenvolvimento de software. Tanto o produto quanto o processo de desenvolvimento de software são entendidos e controlados quantitativamente.

2.5 Estágio Otimizado
O melhoramento contínuo do processo é conseguido através de um
feedback quantitativo dos processos e pelo uso pioneiro de idéias e tecnologias inovadoras [Felippe, Campos, Fermino 2011].

3. Breve Historico

O CMM teve origem durante na década de 1980 como um modelo para avaliação de risco na contratação de empresas de software pela Força Aérea Norte-Americana, que desejava ser capaz de avaliar os processos de desenvolvimento utilizados pelas empresas que concorriam em licitações, como indicação da previsibilidade da qualidade, custos e prazos nos projetos contratados [DevMedia 2017].

        O CMMI é o mais recente modelo de maturidade para desenvolvimento de software do SEI, um dos maiores influenciadores em gestão de processos de software em todo o mundo. O CMMI surgiu da percepção de que software básico e aplicações são desenvolvidos em contextos integrados. Além disso, o novo modelo reforça aspectos relacionados à gestão de fornecedores e poderá assimilar outros processos futuramente [DevMedia 2017].

4. Aspectos Positivos e Negativos

Nessa etapa do trabalho, temos algumas características positivas e negativas do emprego da CMMI, vantagens:

  • Execução: maior excelência na execução de tarefas, distribuição, melhor alocação dos recursos e atividades assim como aumento da produtividade;
  • Controle: melhor organização e controle dos projetos, precisão nos tempos e custos, maior facilidade em atingir metas;
  • Qualidade no produto: melhoria na qualidade do software e melhor identificação das reais necessidades do cliente;

Desvantagens:

  • Resistência: resistência às mudanças a nível gerencial, resistência às mudanças a nível operacional, ou seja, até que alguém perceba que é melhor trabalhar assim, ninguém muda;
  • Estrutural: quanto ao porte da empresa, grau de formalidade da empresa, mudanças tecnológicas.
  • Envolvimento: grau de envolvimento da alta administração, grau de envolvimento da média gerência, falta de comprometimento dos funcionários, falta de tempo dos envolvidos, rotatividade do pessoal. Isso tudo são agravantes que obstruem o sucesso da implantação da CMMI.

Com isso podemos perceber que apesar do modelo CMMI contribuir bastante para o crescimento quantitativo e qualitativo de uma organização, encontra dentro dela mesma diversos fatores que podem atrapalhar a completa adesão do modelo no desenvolvimento dos processos dentro da organização [Mota 2011].

5. Empresas que Utilizam

A seguir temos uma lista de empresas CMMI no Brasil. A lista em si, é de 2012 e anualmente é atualizada [Washington 2012].

[pic 1]

Figura 1 - Avaliações CMMI por estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (170.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com