TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Numeração

Por:   •  20/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Qual a importância do sistema binário na computação?

- Para um computador é muito mais fácil processar os dados com o código binário, pois ele possui apenas dois estados e consome muito menos espaço. 

Por só precisar de dois símbolos, 0 e 1, os circuitos também só precisam atuar sobre dois estados, ligado e desligado

Se usarmos o sistema decimal, os circuitos precisariam ser capazes de armazenar e processar 10 estados diferentes ao mesmo tempo. É muito mais fácil armazenar 4 dígitos binários, usa-se menos eletrônica, é mais rápido e mais fácil. E com vantagens, com 4 dígitos binários dá para armazenar 16 estados diferentes.

Por isso que os sistemas computacionais hoje são binários.

  1. O sistema de numeração octal foi usado em qual tipo de aplicação? Algum tipo de computador em específico?

O sistema de numeração octal, que é base 8, foi usado historicamente em várias aplicações de computação e eletrônicos. No entanto, seu uso mais proeminente estava associado a sistemas de computação mais antigos, especialmente computadores de segunda geração, como os mainframes e minicomputadores das décadas de 1950, 1960 e início da década de 1970. Aqui estão algumas das principais áreas em que o sistema octal era comumente utilizado:

- Os programadores costumavam usar o sistema octal para representar instruções de máquina e endereços de memória em seus programas.

- Alguns sistemas e dispositivos tinham interfaces que exibiam valores em octal.

- Registros de arquivos ou blocos de memória podiam ser exibidos e manipulados em octal.

  1. Identifique exemplos de uso dos diferentes sistemas numéricos na computação, como na representação de cores em gráficos, programação de baixo nível, etc.

Binário:

Programação de Alto Nível: A maioria das linguagens de programação de alto nível usa o sistema decimal para representar números em código fonte. Por exemplo, em Python, você escreve 10 para representar o número dez.

Decimal (Base 10):

Programação de Alto Nível: A maioria das linguagens de programação de alto nível usa o sistema decimal para representar números em código fonte. Por exemplo, em Python, você escreve 10 para representar o número dez.

Octal (Base 8):

Programação de Baixo Nível: Embora não seja tão comum quanto o hexadecimal, o sistema octal era usado em programação de baixo nível em sistemas mais antigos para representar valores e instruções de máquina. Isso se deve à facilidade de conversão entre octal e binário, já que 8 é uma potência de 2 (8 = 2^3).

Hexadecimal (Base 16):

Representação de Cores: As cores em gráficos e design são frequentemente representadas em hexadecimal, onde dois dígitos hexadecimais representam os valores de vermelho, verde e azul (RGB). Por exemplo, #FF0000 representa a cor vermelha pura.

Endereçamento de Memória: Em programação de baixo nível e arquitetura de computadores, os endereços de memória são frequentemente expressos em hexadecimal.

Em resumo, os diferentes sistemas numéricos são utilizados em várias áreas da computação, dependendo das necessidades específicas de representação de dados, cálculos e comunicação de informações. Cada sistema numérico tem suas próprias vantagens e é escolhido de acordo com o contexto e os requisitos da aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com