TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas operacionais

Por:   •  31/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  4.882 Visualizações

Página 1 de 5

Capítulo 9 – Gerência de Memória

  1. Quais as funções básicas da gerência de memória?

R:  Permite compartilhamento para troca de dados de forma protegida

  1. Considere um sistema computacional com 40Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 10Kb que implemente alocação contígua de memória. Qual a taxa de subutilização da memória principal para um programa que ocupe 20Kb de memória?

R: 40kb memo princ. 10kb SO , 20kb programa, sobram 10kb de área livre. A taxa de Subutilização é de 10kb

  1. Suponha um sistema computacional com 64Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 14Kb que implemente alocação contígua de memória. Considere também um programa de 90Kb, formado por um módulo principal de 20Kb e três módulos  independentes, cada um com 10Kb, 20Kb e 30Kb. Como o programa poderia ser executado utilizando-se apenas a técnica de overlay?

  1. Considerando o exercício anterior, se o módulo de 30Kb tivesse seu tamanho aumentado para 40Kb, seria possível executar o programa? Caso não possa, como o problema poderia ser contornado?
  1. Qual a diferença entre fragmentação interna e externa da memória principal?

R: Fragmentação interna não preenchem  totalmente suas partições, deixando áreas livres e a externa preenchem toda a sua partição.

  1. Suponha um sistema computacional com 128Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 64Kb que implementa alocação particionada estática relocável. Considere também que o sistema foi inicializado com três partições: P1 (8Kb), P2 (24Kb) e P3 (32Kb). Calcule a fragmentação interna da memória principal após a carga de três programas: PA, PB e PC.
  1. P1  PA (6Kb); P2  PB (20Kb); P3  PC (28Kb)

P1(2kb) p2(4kb) p3(4kb)

  1. P1  PA (4Kb); P2  PB (16Kb); P3  PC (26Kb)

P1(4kb) p2(8kb) p3(6kb)

  1. P1  PA (8Kb); P2  PB (24Kb); P3  PC (32Kb)

P1(0kb) p2(0kb) p3(0kb)

  1. Considerando o exercício anterior, seria possível executar quatro programas concorrentemente utlizando apenas a técnica de alocação particionada estática relocável? Se for possível, como? Considerando ainda o mesmo exercício, seria possível executar um programa de 36Kb? Se for possível como?

R: Não seria possível um quarto programa por que as particições já ocupam todo o tamanho da memória principal, e não seria possível execultar um programa de 36kb por não ter uma partição desse tamnho e iria ultrapassar o limite da memoria principal.

  1. Qual a limitação da alocação particionada estática absoluta em relação a alocação estática relocável?

R: A limitação da particionada estática absoluta é que todos os programas só podem ser colocados em partições do seu real tamanho, tentando não deixar uma área livre já o relocável não se importa com a quantidade de área livre que irá ficar.

  1. Considere que os processos da tabela a seguir estão aguardando para serem executados e que cada um permanecerá na memória durante o tempo especificado. O sistema operacional ocupa uma área de 20Kb no início da memória e gerencia a memória utilizando um algoritmo de particionamento dinâmico modificado. A memória total disponível no sistema é de 64Kb e é alocada em blocos múltiplos de 4Kb. Os processos são alocados de acordo com sua identificação (em ordem crescente) e irão aguardar até obter a memória que necessitam. Calcule a perda de memória por fragmentação interna e externa sempre que um processo é colocado ou retirado da memória. O sistema operacional compacta a memória apenas quanto existem duas ou mais partições livres adjacentes.

Processos

Memória

Tempo

1

30Kb

5

2

6Kb

10

3

36Kb

5

No instante de tempo inicial, com a alocação dos processos por ordem crescente e alocação em múltiplos de 4Kb, a memória terá a seguinte disposição:

Sistema Operacional

20 Kb

Partição do Processo 1

28kb

Partição do Processo 2

4kb

Área Livre

12kb

Fragmentação interna na Partição do Processo 1:

Fragmentação interna na Partição do Processo 2:

Fragmentação externa:

No instante de tempo 5: O processo 1 termina sua execução.

Sistema Operacional

20kb

Área Livre

20kb

Partição do Processo 2

4kb

Área Livre

20kb

Fragmentação interna na Partição do Processo 2:

Fragmentação externa:

No instante de tempo 10: O processo 2 termina sua execução.

Sistema Operacional

20kb

Partição do Processo 3

36kb

Área Livre

8kb

Fragmentação interna na Partição do Processo 3:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (462.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com