TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas operacionais

Por:   •  8/11/2015  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

Uso de SO do Google suplantará o uso do Windows como preveem os analistas? Este artigo do site “Olhar Digital” pode deixar os aficionados do “sistema do robozinho verde” bastante animados. Afinal, como diz o artigo, a curto prazo o SO Android suplantaria o concorrente Windows em alguns milhões.

Depois, os fóruns em todo o mundo apontam em crescimento exponencial do SO. Em todos eles, cresce o volume de mensagens sobre o software e sobre os aparelhos lançados. Mas, a despeito de toda essa “febre”, devem-se pesar os prós e contras do sistema, pois há um enorme número de reclamações de usuários no mundo todo.

Como dissemos, a plataforma recebe o maior número de elogios nos fóruns online em todo o mundo. Esse fenômeno pode elevar o Android a um nível de colaboração tal qual o Linux. Os lançamentos de aparelhos com o SO Android, são feitos já em função da demanda de usuários.

O fato de ser multitarefa, terem telas touchscreen, fácil conectividade, fácil acesso às redes sociais e aos aplicativos online do Google, fez com que ele caísse no gosto geral dos usuários.

Em contrapartida, há os contras que pesam sobremaneira e que merecem atenção. Bem, com relação à segurança, sempre se ouve falar que o ataque de malwares ao sistema Android é maior que a qualquer outro.

Com efeito, a CISCO durante a sua 2014 Annual Security Report revelou que, pasmem, 99% de ataques de malwares para mobiles, são destinados ao sistema do Google. Só a variante mais comum de malwares, a Andr/Qdpluing-A, foi utilizada 43,8% em ataques desse tipo. É um número realmente considerável e preocupante.

Um dos maiores atrativos do Android é a sua natureza aberta. Porém, esse fato gera um grande problema: os ataques são feitos com aplicativos que se passam por legítimos. Isso é em Marketplace de terceiros e não na Play Store.

Bem, a linguagem mais fácil de ser atacada é também a mais usada para se criar esses arquivos maliciosos: O Java. Outro fator é que no Brasil, os modelos de celulares têm o preço “salgado”. E os consumidores sabem bem a demora longa das empresas em “derrubar” os preços.

A falha de sensibilidade em muitas telas é motivo de reclamações constantes. O sistema é praticamente novo e suscetível a bugs e falhas. Sua interface é pouco atraente, devido ao fato de que, se os desenvolvedores estão super animados, os designers nem tanto. Some-se a tudo isso o fato de as empresas de segurança estarem muito preocupadas com ataques de criminosos a essa e a outras plataformas abertas que venham a surgir. Espera-se um ataque enorme aos celulares.

Bem, diante de tudo isso, em nossa humilde opinião, não cremos que os analistas de mercado verão suas expectativas se cumprindo. O iOS e o Windows Phone ainda vão barrar esse crescimento de uso do Sistema Android por muito tempo. Ele pode até crescer, devido aos prós. Porém, os contras ainda pesam mais na balança. É esperar para ver, pois como disse alguém certa vez, “o tempo é o senhor da razão”. Quem viver, verá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com