TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software

Por:   •  15/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.053 Palavras (17 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 17

ITB BRASÍLIO FLORES AZEVEDO

EDIFICAÇÕES

Software

Professor: Paulo

Barueri/SP – 2013.

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo apresentar com clareza o que é um software e apresentação dos tipos de softwares.

 

Palavras chave – Software, aplicativos, Windows.

 


Sumário

O que é Software        4

Software de Sistema        4

Software Aplicativo        5

Linguagem de programação        5

Software de Simulação        6

Software de jogos        7

Software Abertos        8

Algumas vantagens deste em relação ao Software Fechado:        10

Referências Bibliográficas        12


O que é software

Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas.

Em um computador, o software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware. O hardware é toda a parte física que constitui o computador, por exemplo, a CPU, a memória e os dispositivos de entrada e saída.

O termo inglês "software" foi usado pela primeira vez em 1958 em um artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey. Foi também ele o responsável por introduzir o termo "bit" para designar "dígito binário".

Os softwares podem ser classificados em três tipos:

Software de Sistema: É o conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador que permite a interação entre usuário e os periféricos do computador através de uma interface gráfica. Engloba o sistema operativo e os controladores de dispositivos (memória, impressora, teclado e outros).

Software de Programação: É o conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas informáticos, geralmente usando linguagens de programação e um ambiente visual de desenvolvimento integrado.

Software de Aplicação:         São programas de computadores que permitem ao usuário executar uma série de tarefas específicas em diversas áreas de atividade como arquitetura, contabilidade, educação, medicina e outras áreas comerciais. É ainda os videojogos, a base de dados, os sistemas de automação industrial, etc.

Software de sistema

Geralmente dividido em Sistemas Operacionais e Programas Utilitários. Para começar os Sistemas  Operacionais são de grande importância, pois eles nos dão a opção de dizer ao computador o que ele deve fazer. Dois exemplos bastante conhecidos do nosso público são o Windows e o Linux. Os Programas Utilitários geralmente são softwares de menor porte com funções mais especificas tipo: Verificação de Disco, Cópias de Segurança entre outros.

Windowns é um sistema operacional utilizado em computadores que possibilita a interação entre o teclado e a tela do computador e também exibe informações com apenas um clique do mouse que aparecem na tela, com ele você tem a visualização de toda e qualquer ação realizada pelo computador podendo acessar qualquer dispositivo. O Windows oferece uma interface para que o usuário tenha total acompanhamento de todas as operações do computador, além de ter integrado programas auxiliares, como Word, Excel, calculadora entre outros. O Windows foi desenvolvido foi desenvolvido na década de 80 pela empresa americana Microsoft e seu inventor foi Bill Gates em parceria Paul Allen. O Windows é o sistema operacional mais vendido do mundo e também o mais completo entre tantas versões criadas as que mais se destacaram foram Windows 98, Windows 2000 e Windows XP e as última versões são Windows Vista, 7 e 8. A invenção do Microsoft Windows revolucionou e ajudou a vida dos usuários de computador.

Linux é ao mesmo tempo um Kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente e mais representativo integrante da Linux Foundation.

O Linux é um software livre, permitindo que qualquer pessoa utilize, estude, altere e distribua diferentes versões do seu código fonte. O Linux é um sistema operacional completo que vem ganhando um numero cada vez maior de adeptos.

Esses foram apenas dois exemplos de sistemas operacionais dentre muitos outros.

Software aplicativo

Software aplicativo é um programa de computador que tem por objetivo ajudar o seu usuário a desempenhar uma tarefa específica, em geral ligada a processamento de dados.

Uma característica normalmente encontrada em programas deste tipo de software é a presença de uma interface amigável com o usuário final. Podemos citar vários exemplos como o Microsoft Office, Adobe Photoshop, Corel Drawn, AutoCAD, Internet Explorer e outros.

Em empresas, o mais usado dos softwares desse gênero é a Microsoft Office Excel, criador e editor de planilhas eletrônicas.

 Adobe Photoshop, é bastante utilizado por atuantes na área de design de informática, trabalha com edições, criações e modificações de imagens.

 Corel Draw, um aplicativo completo utilizado para criação logos para empresas.

AutoCAD é um software do tipo CAD e utilizado principalmente para criações de desenhos gráficos.

Internet Explorer é um aplicativo padrão da marca Microsoft e tem sua função definida de ligar o usuário a internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com