TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MPS.BR

Trabalho Universitário: MPS.BR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

MPS.BR – Nível F – Gerência de Configuração

Temos com objetivo compreender como funciona o processo de gerência de configuração, qual o propósito, os resultados esperados, atributos do processo, e o embasamento teórico que este processo consiste.

O propósito do processo Gerência de Configuração é estabelecer e manter a integridade de todos os produtos de trabalho de um processo ou projeto e disponibilizá-los a todos os envolvidos[SOFTEX]. A gerência de projetos é responsável pelo controle da evolução do software, possibilitando um acompanhamento do andamento das tarefas do desenvolvimento detalhadamente.

Segundo a IEEE, a gerência de configurações possui cinco funções: identificação da configuração, controle da configuração, contabilização da situação da configuração, avaliação e revisão da configuração e gerenciamento de liberação e entrega.

Identificação da configuração: Faz-se a seleção dos itens de configuração que são necessários para a gerência de configurações, definir a quantidades e nomes (para não haver identificações inequívoca) e descreve-se a parte física e funcional de cada item de configuração.

Controle da configuração: Tem como função controlar a evolução, existem algumas atividades para que seja feito o controle. “solicitação de modificação, iniciando um ciclo da função de controle para uma dada manutenção, que pode ser corretiva, evolutiva, adaptativa ou preventiva” [PRESSMAN, 2005]; Classificação de prioridade de solicitação, análise de impactos, custos e cronogramas; Avaliação da modificação, implementação da modificação; Verifica-se a implementação está de acordo com a proposta; Liberação para o cliente.

Contabilização da situação da configuração: armazena informações geradas pelas outras funções e disponibilizar essas informações para situações específicas.

Avaliação e revisão da configuração: Avaliação para ser liberado para o cliente.

Gerenciamento de liberação e entrega: visa a construção, produzindo itens de configuração derivados a partir de itens de configuração fonte, liberação, identificando as versões particulares de cada item de configuração que serão disponibilizadas e entrega, implantando o produto no ambiente final de produção.

Os resultados esperados para esse processo são:

GCO1 - Um Sistema de Gerência de Configuração é estabelecido e mantido

- Pode ser decomposto em 3 subsistemas: sistema de controle de versões, sistema de controle de modificações e sistema de gerenciamento de construção.

GCO2 - Os itens de configuração são identificados com base em critérios estabelecidos

GCO3 - Os itens de configuração sujeitos a um controle formal são colocados sob baseline

GCO4 - A situação dos itens de configuração e das baselines é registrada ao longo do tempo e disponibilizada

GCO5 - Modificações em itens de configuração são controladas

GCO6 - O armazenamento, o manuseio e a liberação de itens de configuração e baselines são controlados

GCO7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com