TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo comparativo entre MPS .BR e CMMI

Por:   •  10/5/2016  •  Artigo  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 8

FELIPE SILVA

TCHEYSSON PRADO

GERÊNCIA DE PROJETOS COM FOCO EM ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS CMMI E MPS.BR

BELÉM – PARÁ

2014

FELIPE SILVA

TCHEYSSON PRADO

GERÊNCIA DE PROJETOS COM FOCO EM ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS CMMI E MPS.BR

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

BELÉM – PARÁ

2014

Gerência de Projetos com foco em Análise e Melhoria de Processos CMMI e MPS.BR

Felipe Monteiro1, Tcheysson Prado 2.

Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)
Caixa Postal 448 – 6060-230 – Belém – PA – Brasil

felipe.cartagenes@sophos.com.br, tcheyssonprado@gmail.com

Abstract.

This article aims to show the use of improved models of CMMI (Capability Maturity Model Integration) and MPS.BR (Best of Brazilian Software Process) software and its features and capability maturity model process definition and analysis and improvement processes.

Keywords: Quality, Maturity, Process Optimization, CMMI, MPS.BR

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar a utilização dos modelos de melhoria de processo de software CMMI (Capability Maturity Model Integration) e os MPS.BR (Melhor Processo de Software Brasileiro) e suas características modelo de maturidade e capacidade , e definição e analise melhoria do processo.

Palavras Chaves: Qualidade, Maturidade de Processos, Otimização, CMMI, MPS.BR

  1. Introdução

A organização foi sempre um fator essencial para o acontecimento das transformações ocorridas na sociedade, à procura pelo crescimento econômico já era definida anteriormente a revolução industrial.

A conservação das empresas está além da procura por clientes, relacionando-se a uma sequencia de fatos determinísticos ao sucesso ou fracasso da mesma, alguns são:

  • Satisfação do cliente;
  • Desenvolvimento humano;
  • Melhoria continua;
  • Gestão de processos;
  • Gestão de informação;
  • Garantia de Qualidade;

Este artigo tem como proposito, mostrar relevância da qualidade em processos de desenvolvimento de software, caracterizando dois modelos de maturidade de processo de software CMMI e MPS.BR utilizados para ajudar empresas a alcançar o nível de maturidade desejado através de qualidade de software.

Será descrito um comparativo com as especificações de cada modelo e suas particularidades, o artigo relata a importância da qualidade e otimização do software, os modelos de melhoria de processos software CMMI e MPS.BR suas características, seus métodos, suas qualidades implementações para melhor adaptação em projetos, aumentando a qualidade de desenvolvimento de software.

  1. Definição de Analise e Melhoria de Processos (AMP)

Analise e Melhoria de Processos (AMP) é uma metodologia que ajuda seus colaboradores a analisar e organizar suas atividades, passando a serem revisadas, não como produto, mas como processo de trabalho. Essa metodologia inclui, descrição, identificação, priorização, diagnostico, avaliação e implementação de ações que sejam uteis para a otimização do processo.

Definição de AMP com CMMI e MPS.Br ambos tem nível maturidade que define a capacidade em que a empresa sem encaixa com seus projetos complexos, mostrando seus níveis de gerenciamento de cada modelo de processos, que utilizam muitas características da “ISSO/IEC9000” que fala sobre a qualidade de qual forma pode ser utilizada em sua empresa e processo, não determina melhor forma e padrão para ser usado e sim de que forma em que projeto se adequa em seu projeto e sua necessidade, assim visando melhoria de seus processos junto com qualidade de cada processo na sua empresa e apenas tem metas organização é estrutura e necessário melhor desenvolvimento do processo para melhor qualidade.

O principal objetivo da organização é conhecer melhor seus processos de desenvolvimento de software, assim implementando as boas praticas e avaliando o sistema com as ferramentas utilizadas.

  1. Conceito de CMMI

Criado pelo S.E.I (Software Engineering Institute), o CMMI (Capability Maturity Model Integration) atualmente na versão 1.3 (Janeiro/2013) é um modelo de melhoria de processos com foco voltado para capacidade de maturidade e processo e software.

Um processo dentro a área de softwares, representa um conjunto de atividades com objetivo de atingir uma meta estipulada. No conceito de capacidade de maturidade de um processo, deve-se ter noção do nível de qualidade do resultado do processo.

O CMMI é definido em cinco níveis de maturidade que avaliam o nível de evolução em que um processo se encontra em um determinado momento além de ter como objetivo ser um guia de melhoria de processos para uma empresa, utilizando atividades como gerencia de desenvolvimento e software e custos e prazos estabelecidos de antemão. O grande objetivo do CMMI e seus conceitos é produzir softwares de maior qualidade e menos predisposto a erros.

 Os principais benefícios do uso do modelo CMMI:

  • Menor dependência de especialistas, voltado para processos de melhoria continua além do uso de informações historias, a empresa fica menos dependente de profissionais com grau de conhecimento técnico.
  • Maior confiabilidade ao cumprimento de custos e prazos para com o cliente que solicita o desenvolvimento de um sistema, esta previsão é consequência da precisão que o CMMI exige quanto à medição do processo, tenho em vista a obtenção de uma base histórica confiável para o mesmo.
  • A procura por melhoria continua nos processos.
  • Aumento do gerenciamento de atividades referentes à produção de software.
  • Maior qualidade na produção de softwares, pois, processos bem definidos e controlados dão mais credibilidade à produção dos produtos.

Para alcançar a meta deste modelo, a empresa que utilizara o CMMI terá que evoluir gradativamente, definindo uma sucessão e diferentes níveis. Cada nível mostra o grau de maturidade os processos em um instante:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (236 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com