TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software para Desligamento de Máquinas Remotamente

Por:   •  31/8/2016  •  Artigo  •  3.754 Palavras (16 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 16

Software para Desligamento de Máquinas Remotamente

Bruno Buzatto Manica, Antônio Flávio Gomes1

1Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS)

99170-000 – Sertão – RS – Brasil

bbmanica@gmail.com, afgomes@upf.br

Abstract. Considering the demand of time required to turn off all machines of computer a particular educational institution laboratories, this article describes the creation and application of software, which aims to turn off a machine or a computer lab for command remote. To perform this task, they have been researched and analyzed similar software, such as ScanCool Server and Timer Café, widely used in Cyber Cafes and Lan-houses. However, both programs analyzed did not allow achieve the proposed objective of the developed software is to facilitate and accelerate action to turn off the machines or lab.

Resumo. Tendo em vista a demanda de tempo necessária para desligar todas as máquinas dos laboratórios de informática de uma determinada instituição de ensino, o presente artigo descreve a criação e aplicação de um software, que tem como objetivo desligar uma máquina ou um laboratório de informática por comando remoto. Para executar tal tarefa, foram pesquisados e analisados outros softwares semelhantes, como o ScanCool Server e o Timer Café, muito utilizados em Cyber Cafés e Lan-houses. Contudo, ambos os programas analisados possibilitaram, em parte, alcançar o objetivo proposto do software desenvolvido que é facilitar e acelerar a ação de desligar as máquinas ou laboratório.

1. Introdução

A necessidade de um software para desligamento remoto de máquinas de forma rápida e ágil foi o fator principal que motivou o desenvolvimento de um programa que possuísse esta funcionalidade, porém que fosse de fácil operação e que tivesse telas claras e objetivas. Para tanto, identificada a demanda, foi desenvolvido um software baseado no processo de prototipação [Somerville 2010] visando o melhoria da produtividade dos funcionários, bem como a agilização e otimização do tempo gasto para desligar uma máquina ou um laboratório de informática de uma determinada instituição de ensino.

Assim, o presente artigo tem a finalidade de apresentar e descrever a criação e aplicação de um software inteligente que busca, exclusivamente, desligar, por meio de comando remoto, uma ou mais máquinas ou todas as máquinas de um laboratório de informática. Tal demanda foi verificada nos laboratórios de informática da instituição de ensino, uma vez que os usuários não desligam as máquinas corretamente e nem sempre há funcionários suficientes para realizar tal tarefa, a qual exige muito tempo. No caso desta instituição de ensino, há cerca de 06 (seis) laboratórios, com um média de 40 (quarenta) computadores em cada um deles.

Desta forma, após pesquisas realizadas, foi desenvolvido o Software para Desligamento de Máquinas Remotamente. Este software tem como objetivo a agilidade para efetuar o desligamento de uma determinada máquina ou de um laboratório de informática de forma remota, de maneira que o usuário digite somente o nome da máquina ou do laboratório a ser desligado. Além da agilidade, a facilidade de utilização do programa, foi fator determinante na criação da primeira versão do programa, após serem ouvidos os usuários do sistema.

Para o desenvolvimento do Software para Desligamento de Máquinas Remotamente, foi utilizada a linguagem de programação Java, o IDE Eclipse e o banco de dados MySQL.

Salienta-se que foram pesquisados e analisados programas semelhantes que gerenciam Ciber Cafés e Lan-houses. Após pesquisas e análise dos programas disponíveis no mercado, o trabalho teve como base para o desenvolvimento do Software para Desligamento de Máquinas Remotamente o ScanCool Server e o Timer Café.

2. Trabalhos Relacionados

Existem no mercado vários programas para desligamento remoto de máquinas, principalmente no gerenciamento de Cyber Café e Lan-house. Entretanto, dentre os softwares que apresentam uma certa semelhança com o software proposto para Desligamento de Máquinas Remotamente, o ScanCool Server e Timer Café são os que mais se assemelham ao programa desenvolvido.

Por este motivo, apresentam-se como trabalhos relacionados os softwares ScanCool Server e Timer Café, que contribuem com muitas funcionalidades para o controle de computadores em rede. Desta forma, após estudo detalhado de ambos os softwares, a seguir, encontra-se uma breve descrição de cada um juntamente com uma análise crítica. O estudo levou em consideração as características de cada programa, destacando pontos positivos e negativos dos mesmos.

2.1. ScanCool Server

O ScanCool Server foi criado e desenvolvido pelo grupo Acronus Server. É um software para controle de computadores em LAN (Local Area Network – Rede Local) totalmente gratuito, que oferece ao usuário uma interface repleta de opções como controle de máquinas, bloqueios e relatórios, dentre outros, facilitando sua interação (Figura 1). A proposta do ScanCool Server, conforme a Acronus, é propor um sistema autosuficiente, com ferramentas simples de fácil manuseio, que permite monitorar a rede e visualizar usuários, bem como identificar as máquinas utilizadas. Porém, o software é complexo, o que requer certo conhecimento técnico para sua utilização.

Por ser gratuito, é um dos sofwares mais utilizado no gerenciamento de Cyber Café e Lan-houses. Sua tela principal apresenta várias funcionalidades, deixando a mesma “poluída”, o que faz com que usuários inexperientes tenham dificuldades ao utilizar este sistema.

Figura 1. ScanCool Server.

Na Tabela 1, apresenta-se uma breve descrição das características do ScanColl Server, bem como pontos positivos e negativos do software.

Tabela 1. ScanCool Server – Descrição

Características O ScanColl Server possui interface com muitas opções aos usuários, porém sua utilização é um pouco complexa para quem não possui conhecimentos técnicos de como utilizar este software. Oferece a possibilidade de controlar vários computadores em rede, assim como o que os usuários acessam na rede.

Pontos Positivos Interface do ScanColl Server é colorida e chamativa, oferecendo várias funcionalidades distintas, tais como, por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com