TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TADS1 - Prointer 1 - Relatório Grupo- 2015-04-28--.docx

Por:   •  25/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

SISTEMAS OPERACIONAIS E ADMINISTRAÇÃO DE DADOS

 

Osasco, SP

2015

SISTEMAS OPERACIONAIS E ADMINISTRAÇÃO DE DADOS

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em

Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1

Tutor Presencial: Prof. Agenor Ribeiro

OSASCO, SP,

2015

Resumo:

        

Apresentar as funções e responsabilidades do profissional responsável pela administração de sistemas e analisar os conceitos básicos de sistemas operacionais e suas funções.de sistemas de desktop on-line disponíveis atualmente.

Ilustrações:

Figura 1:        Ilustração de modelo de um sistema on-line........................................Página  8.


Sumário:

Resumo.........................................................................................................................Página   2.

1.Introdução.................................................................................................................Página   4.

2.Apresentação.............................................................................................................Página   4.

2.1.O administrador de sistemas..................................................................................Página   4.

2.2.Os Sistemas on-line................................................................................................Página   4.

2.3.Evolução dos computadores...................................................................................Página   6.

2.4.Componentes de um Sistema de Computação.......................................................Página   7.

3.Considerações finais..........................................................................................,........Página  9.

Referências...................................................................................................................Página 10.


1.Introdução:

Historicamente, a área de Sistemas Operacionais (SO) tem apresentado uma taxa de renovação mais baixa que a observada em outros setores da computação. Com o aumento da taxa de informações transitadas na internet, criou-se um novo modelo de prestação de serviço chamado nuvem com sistemas operacionais on-line, onde os aplicativos, bases de dados e todo o processamento são realizados remotamente.

Neste estudo vamos compreender os conceitos básicos de sistemas operacionais e as funções que devem ser realizadas por um administrador de sistemas, responsável por gerir um sistema e/ou rede operante.

2.Apresentação:

2.1.O administrador de sistemas:

O administrador de sistemas é responsável por garantir a segurança física e dos dados bem como a disponibilidade dos sistemas para os usuários. Instala e configura, mantém e administra os sistemas e toda infraestrutura necessária para operação adequada dos equipamentos e sistemas de acordo com as necessidades da Empresa. Elabora regras para usos e acessos às informações, bem como segurança e recuperação de informações, prevenindo riscos e garantindo sua segurança. Implanta e documenta rotinas para uso dos sistemas operacionais, banco de dados e redes. Monitora e controla desempenho e disponibilidade dos sistemas. Fornece suporte técnico aos usuários para uso dos recursos e aplicações. Configura e instala equipamentos e programas. Responsável pelas cópias de segurança e recuperação de informações.

Além de graduação é importante o conhecimento de arquitetura de software, infraestrutura e implantação de sistemas.

É uma função técnica que exige competência e atualização para operar os equipamentos e funções instaladas.

2.2.Os Sistemas on-line:

Os sistemas on-line ou processamento em núvem aparecem para otimizar o uso das máquinas ociosas e gerar renda para seus proprietários, reduzir custos com licenças de software para os usuários, facilitar acesso às informações de qualquer lugar e a qualquer momento.

A base desta configuração está na concentração das informações e do processamento em uma unidade central, tornando os atuais computadores pessoais em unidades burras usadas apenas para acessar o processador central, através de um navegador e conexão de internet. Na verdade esta não é uma ideia nova, apenas retoma o modelo dos mainframes antes da criação dos computadores pessoais, porém com um custo reduzido, pois com a evolução tecnológica e expansão das vendas, os equipamentos portáteis tornaram-se acessíveis a grande parte da população.

Desta maneira, teremos a oferta de serviços por empresas gigantes multinacionais, detentoras do poder econômico, e a população como usuários a baixo custo.

Temos também o problema de segurança, pois agora estas grandes empresas serão detentoras de todas as informações.

Neste modelo todas as aplicações são executadas no processador central e os resultados devolvidos ao usuário. Também há perda de flexibilidade do próprio usuário em instalar o que deseja na sua própria máquina, tendo apenas o serviço oferecido pelo fornecedor,

Temos como vantagens neste modelo, o baixo custo para aquisição de equipamentos sem a necessidade de licenças de softwares e também nos modelos de NÚVEM oferecidos, onde se pagam taxas apenas pelo tempo de uso ou o volume de informações processadas, viabilizando acesso de pessoas com menor poder econômico.

Temos como desvantagens a confiabilidade da segurança de informações confidenciais que ficarão a cargo de terceiros. Outro problema é a falta do acesso às informações em casos de queda do tráfego de dados na internet, o que gera prejuízo para comerciantes que dependem da disponibilidade do serviço e para usuários em geral em momentos críticos como pagamento de contas no prazo e serviços bancários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com