TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Tads Evolução da internet

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Evolução da internet e ferramentas para projeto e construção de websites: estrutura básica da linguagem HTML

A evolução da internet

A Internet é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo. Surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações(ataque nuclear), pela então conhecida ARPANET (Advanced Research and Projects Agency).

A Internet é constituída por redes locais e utiliza serviços de provedores de acesso à Internet. A Internet não é de responsabilidade governamental, mas é atuada por empresas privadas. Seus provedores podem ser internacionais, nacionais, regionais ou locais.

A Internet surgiu a partir de um projeto da agência norte-americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA) objetivando conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa. A Internet nasceu à partir da ARPANET, que interligava quatro instituições: Universidade da Califórnia, LA e Santa Bárbara; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah, tendo início em 1969.

No ano de 1990 a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado.

Em 2000, os internautas eram 6,5% da população mundial. Em 2015, esse índice subiu para 43%. A proporção de casas com conexão à rede chegou a 46% no ano. Essa porcentagem é maior na Europa (82,1%) e menor na África (10,7%).

Em 2015, segundo dados divulgados) pela União Internacional das Telecomunicações, órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) o número de internautas no mundo já é de 3,2 bilhões no mundo.

Nos dias de hoje temos tanta facilidade que nem notamos que a tecnologia que está nos auxiliando. Trocar fotos, enviar emails, vídeos, às vezes utilizando telefones celulares, outras vezes recorrendo a notebooks, tablets, dentre outros equipamentos.

Web

A Web é a maior fonte de informação alguma vez construída.

A World Wide Web é uma enorme teia de documentos alojados em web-sites.
Esses documentos podem ser identificados e acedidos pelo protocolo Hypertext Transfer Protocol (HTTP). Este protocolo vai buscar a página requerida ao endereço indicado e mostra num web-browser a página requerida. Para procurar e achar os documentos, é necessário usar um motor de busca. O conceito de WWW foi elaborado em 1989 por Tim Berners-Lee e outros cientistas do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) em Genebra, Suíça.

Para Tim Berners-Lee representou um ponto de partida e em 1995 foi o ano em que a WWW avançou e tornou-se indiscutivelmente o serviço mais usado da Internet. Nesse ano, o acesso à Internet foi comercializado, surgindo um legião de provedores.
Até esta data, o FTP tinha sido o serviço mais utilizado em termos de quantidade de dados transferidos, mas a WWW depressa o ultrapassou com um crescimento estonteante da quantidade de dados transferidos.

HTML

HTML significa HyperText Markup Language. Esta linguagem de marcação foi criada por Tim Berners Lee (1989) no CERN e é uma parte essencial ao WWW.

Esta linguagem apresenta duas características: o hipertexto e a
universalidade. O hipertexto são as informações ligadas na forma de páginas com interconexões entre elas - os links, em que a informação na web pode ser acessada em direções diferentes. Os documentos em HTML são salvos como arquivos de texto de modo que qualquer computador possa ler a página, não importando seu sistema operacional, ou seja, a web é aberta para todos, o que causa a universalidade.

Esta linguagem de marcação foi definida com especificações formais na década de 1990, inspiradas nas propostas originais de Tim Berners-Lee em criar uma linguagem baseada em SGML para a Internet.
Desde a publicação do HTML 3.5 no final de 1997, o grupo de trabalho da W3C tem cada vez mais — e de 2002 a 2006, de forma exclusiva — focado no desenvolvimento do XHTML, uma especificação HTML baseada em XML, que é considerada pela W3C como um sucessor do HTML.
O XHTML faz uso de uma sintaxe mais rigorosa e menos ambígua para tornar o HTML mais simples de ser processado e estendido.
Em 2008 a W3C publicou a especificação do HTML 5, a próxima versão do HTML, como Working Draft.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com