TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Redes de Computadores

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.689 Palavras (15 Páginas)  •  1.479 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]




Agradecimentos[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

  • Ao nosso orientador e amigo, Prof. Me. Lucio Sangoi Barreto, pela orientação e ensinamentos, que nos proporcionaram a elaboração deste trabalho;
  • Aos professores do primeiro, segundo e terceiro módulos que não mediram esforços ao passar os conhecimentos que nos permitiram chegar até aqui;
  • A Escola de Educação Profissional SENAI Porto Alegre que com a estrutura de laboratórios de informática oferecida tornou possível o desenvolvimento deste trabalho;
  • As nossas famílias, de forma especial, e a todos nossos amigos que de alguma forma motivaram e contribuíram para a realização deste trabalho.

Resumo

Apresenta-se neste  trabalho um modelo para instalação e configuração de Servidor Linux, utilizando a distribuição Ubuntu Server v8.04. Buscando não ficar atrelado a um servidor específico, no que se refere a configuração de hardware, o trabalho foi desenvolvido em máquina virtual utilizando distribuição gratuita do software VMware Server v1.0.6, que foi instalado em Sistema Operacional Linux, distribuição Ubuntu Desktop v8.04.

O Servidor Linux será utilizado para autenticação de usuários no domínio, abrigará serviços de DNS, DHCP, proxy e firewall para Internet, além de hospedar o banco de dados dos usuários.

Podemos identificar quatro etapas distintas no desenvolvimento deste trabalho: (a) instalação e configuração do Sistema Operacional Ubuntu Desktop v8.04, (b) instalação e configuração do programa VMware Server v1.0.6, (c) instalação e configuração do Sistema Operacional Ubuntu Server v8.04, (d) cadastro de usuários e configuração das estações de trabalho.


Sumário

1        Introdução        

2        Objetivo        

3        Linux no servidor        

3.1        Ubuntu Desktop v8.04        

3.2        VMware Server v1.0.6        

3.3        Ubuntu Server v8.04        

3.3.1        Configuração das interfaces de rede        

3.3.2        Compartilhamento da internet para rede local        

3.3.3        Instalação do servidor DHCP        

3.3.4        Instalação do OpenSSH        

3.3.5        Instalação do Webmin        

3.3.6        Instalação do Bind9        

3.3.7        Instalação do OpenLDAP        

3.3.8        Instalação do Samba        

3.3.9        Cota de disco        

3.3.10        Instalação do Squid        

3.3.11        Instalação do Sarg        

3.3.12        Instalação do anti-vírus        

3.4        Cliente com Windows XP Professional        

4        Dificuldades        

5        Conclusão        

6        Referências        




  1. Introdução

Desde sua criação, o Linux é conhecido como um sistema operacional complexo, pelo fato de suportar diversas funções que vão de um Sistema Operacional doméstico até um completo servidor corporativo.

Existem várias distribuições Linux, dentre elas cita-se Red Hat, Slackware, Ubuntu, Mandriva e Fedora. Uma grande desvantagem do Linux é que a maioria dos softwares são desenvolvidos para sistemas operacionais baseados em tecnologia Microsoft, sendo este fato explicado pelo grande mercado que a Microsoft ocupa entre os usuários de todos os países.

Atualmente, os sistemas operacionais Linux estão graficamente muito parecidos com o Windows, passando uma imagem mais amigável. Quanto ao desempenho, o Linux é muitas vezes melhor, principalmente quando  se trata de funções 3D. Vale salientar que nem todas as distribuições Linux são gratuitas.

O Linux Server tem como pontos fortes a segurança, podendo inibir acessos ou deixá-los extremamente restritos de acordo com a configuração imposta, preservação de dados e flexibilidade por ter código fonte aberto.

Quando configurado um servidor Linux em uma empresa, são adotados diversos níveis de segurança. Autenticação com login e senha do usuário quando se conecta ao domínio, por exemplo, criando a partir daí um histórico desse usuário, permitindo controle e rastreabilidade de locais e arquivos acessados. Permissões e acessos a pastas ou arquivos, podem ser definidas por usuários ou grupo de usuários.

Através da ferramenta Squid, é possível ter o controle dos sites acessados, o acesso pode ser liberado ou com autenticação. Para a autenticação, pode-se utilizar o banco de usuários do domínio ou criar usuários que serão utilizados somente para internet.

Através do firewall define-se as regras de quem ou qual máquina poderá acessar fora da rede local e quem poderá acessar a rede local de fora, negando e encaminhando pacotes.

Por estas e muitas outras opções, um servidor configurado de forma correta e com um plano de contigência definido, dificilmente causará problemas, evitando transtorno para os usuários e administradores da rede e conseqüentes prejuízos a instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (400.3 Kb)   docx (98.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com