TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC geodatabase

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.724 Palavras (11 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 11

INSERIR O LOGO DA INSTITUIÇÃO

NOME DO(S) AUTOR(ES)

DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO

CIDADE

ANO


DIGITE AQUI O NOME DO(S) AUTOR(ES)[pic 1]

[pic 2]

DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO

Projeto apresentado ao Curso de.......da Instituição ............
Orientador:


CIDADE

ANO


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

        1.1 PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

7.        REFERÊNCIAS        

APÊNDICE        

ANEXO        

        


  1. INTRODUÇÃO

A presente proposta de projeto tem por finalidade apresentar a importância de um estudo a respeito da ferramenta Banco de Dados Geográfico. Esta ferramenta vem, conforme o avanço tecnológico que temos presenciado, se mostrando extremamente necessária. E, com o intuito de se manter atualizado, é importante entender sobre o funcionamento dessa ferramenta.

Esse tipo de Banco de Dados, além de diversas outras finalidades, é comumente utilizado para o gerenciamento de informações de estudo. Isso se deve a sua capacidade em combinar informações tradicionais com informações espaciais. Um Banco de Dados Geográfico é capaz de armazenar e gerenciar informações detalhadas sobre determinadas áreas. Esta proposta aponta a relevância deste assunto, além de mostrar as aplicações desta tecnologia nos dias atuais.

  1. PROBLEMA

Nos últimos anos vivenciamos uma evolução nos métodos de transmissão de dados e informação. A cada dia surgem novas ferramentas capazes de transmitirem grandes quantidades de informações em velocidades surpreendentes. Devido a esse fato é comum ouvirmos que vivemos na era da informação. Mas, apesar deste avanço tecnológico, algumas destas ferramentas, embora capazes de transmitir dados de forma eficiente, ainda carecem de apresentar informações mais detalhadas sobre determinados setores.

Um exemplo para esse problema seria um estudo para seleção de locais para disposição de resíduos. Para este estudo seria necessária uma grande massa de informações específicas sobre parâmetros relacionados ao meio físico e ao meio biológico, até aspectos sociais, econômicos e imobiliários. Um sistema de informação com o uso de um banco de dados comum não seria o suficiente para armazenar estas informações. Outros exemplos seriam pesquisas de embasamento social em determinadas regiões através de mapas que apresentam dados censitários.

A partir destes problemas surge a necessidade de novas tecnologias capazes de armazenar informações mais específicas e capazes de serem utilizadas em diversas áreas. A solução para os problemas citados anteriormente seria a utilização de um Banco de Dados Geográfico. Este tipo de banco de dados permite armazenar, gerenciar e visualizar dados espaciais além de fornecer ferramentas para análise. A partir de um software geográfico é possível criar mapas, além de visualizar e explorar dados.


  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Aplicação de  um sistema de informação  para o gerenciamento dos pontos de coleta  de resíduos sólidos no município de Belo Horizonte utilizando o Banco de Dados Geográficos.

Pesquisa bibliográfica e embasamento teorico

Lembre-se de que o objetivo geral representa a meta que a pesquisa pretende alcançar, e tem origem no problema (iniciar com verbo no infinitivo: identificar, analisar, avaliar, compreender, elaborar etc.).

usuários do sistema de limpeza urbana a identificar o ponto ótimo de descartes de resíduos sólidos em belo horizonte

Melhorar interface gráfico com a informação geográfica

Apresentar a melhor rota entre a residência do usuário até o ponto de  coleta mais próximo

Cadastrar usuário.

Cadastrar pontos de coletas de belo horizonte

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Deve-se estabelecer 3(três) objetivos específicos.

Os objetivos específicos representam as ações necessárias para atingir o objetivo geral, e se baseiam nas hipóteses.Também devem ser apresentados com verbos no infinitivo (apontar, identificar, aplicar, categorizar, pesquisar, abordar, compreender, conceituar, estabeleceretc.).

Apresentar ao menos três objetivos específicos/secundários.

Os objetivos específicos podem resultar na criação dos capítulos.


  1. JUSTIFICATIVA

Escreva aqui a justificativa do seu trabalho – demonstre com suas palavras a importância que seu trabalho tem para a comunidade científica bem como para a sociedade. Neste item não é necessário inserir citações, exceto se for importante inserir dados estatísticos etc.

 Faça ao menos três parágrafos.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Diferença entre dado e informação

Muitas vezes os termos dado e informação são utilizados indiscriminadamente com o mesmo sentido, porém eles possuem significado bem distinto. O Dado pode ser descrito como como um conjunto de diferentes observações que são coletadas e armazenadas. Já a informação é um dado que é útil para responder questionamentos ou para solucionar um problema. Por exemplo, a digitalização de vários mapas vai gerar um grande volume de dados após horas de trabalho pesado, porém esses dados só serão transformados em informação útil após a execução de algumas análises.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com