TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS DE INFORMÁTICA - Pim

Por:   •  14/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 8

TECNICAS DE INFORMÁTICA

A  competitividade e rapidez nas mudanças de mercado, vem fazendo com que cada vez mais se torne necessário a informatização das empresas.

Com a formatização e implantação da TI todo o processo de produção torna-se mais ágil pois a compra e venda é feita com maior rapidez e eficiência, controla-se custos e recursos com maior precisão e segurança, e nos processos gerenciais a geração de dados, relatórios e informações para a tomada de decisões e visão estratégica para um melhor desenvolvimento. E considerando estes aspectos conclui-se o quão forte papel da TI no suporte à gestão da informação na média e pequena empresa.

A indústria da tecnologia teve grande progresso chegando as empresas de forma a impactar os processos , com sistemas inovadores e um grande número de informações. Segundo Oliveira. (2007, p.50 ).  Com a globalização dos mercados, o acelerado avanço tecnológico e a grande disponibilidade de conteúdos na web, a informação passou a ser vista como um fator diferencial de competitividade para muitas organizações.

O texto: “Os 10 mandamentos da boa administração”, mostra como muitos gestores ainda passam por dificuldades em fazer um plano de negócio e organizar as rotinas empresariais e a TI esta buscando otimizar cada processo,  porém estar atualizado é de grande valia, já que existe uma enorme rapidez na obsolescência na TI.

De acordo com Keen (1993) O conceito de Tecnologia da Informação é mais abrangente do que os de processamento de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou o conjunto de hardware e software, pois também envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais.

“A Tecnologia da Informação (TI) como o termo geralmente aceito como o termo que abrange toda a linha de equipamentos, aplicações, serviços, e pessoas utilizados nas organizações para gerar dados, informações e conhecimento (LUFTMAN, 1996)”.  

Na implantação da Informática, o Processamento de Dados é a coisa mais importante. É mais focado a serviços, objetiva a realização de tarefas previamente conhecidas pela empresa onde a interferência humana deve ser minimizada ou zerada. Esse ditame é o que normalmente rege a maioria das empresas que consomem serviços de informática.

Enquanto que em TI, as informações produzidas são mais importantes do que os recursos que as produzem. Uma informação devidamente produzida deve conter três qualidades imprescindíveis: Precisão, valor e abrangência.

Conforme o texto “Os 10 mandamentos”  acompanhar e se adaptar as mudanças de mercado condiz com o perfil das empresas do futuro, que se utilizam dos avanços da tecnologia para desenvolver estratégias para a gestão dos negócios, com geração de dados e informações para a tomada de decisões e visão estratégica para um melhor desenvolvimento. E para se manter em permanente crescimento o uso da internet é uma ferramenta de destaque, agindo como meio de comunicação clientes, futuros clientes, e fornecedores, divulgação de seus produtos e serviços e fortalecimento da marca.

As empresas do futuro terão que se adaptar a popularização da tecnologia, hoje a mobilidade de dados vem se tornando algo comum e necessário a grande parte da população.

De acordo com Mairins,(2012)

                                      Hoje vivenciamos um momento diferente na adoção de tecnologias pela sociedade. O seu eixo impulsionador passou das empresas para o usuário final. O fenômeno da consumerização implica que a influência dos dispositivos pessoais, o paradigma das lojas de apps, jogos, serviços de mídias sociais, usados pelos funcionários das empresas, como pessoas físicas no seu dia a dia, demandam expectativas que eles também sejam usados nas suas atividades profissionais. Os funcionários se comportam mais como consumidores, exigindo uma escolha mais ampla de dispositivos, explorando novos dispositivos de consumo e novas aplicações a partir das lojas de aplicativos. Como resultado, as distinções entre o papel de uma pessoa como um funcionário e como consumidor estão mais turvas do que nunca.

A TI desempenha forte papel no suporte à gestão da informação na média e pequena empresa a partir dos seguintes aspectos: disponibiliza informações para a tomada de decisões e gerenciamento estratégico do negócio; possibilita a automatização de tarefas rotineiras; auxilia o controle interno das operações; aumenta a capacidade de reconhecer antecipadamente os problemas; pode ser utilizada como ferramenta estratégica no processo de planejamento, direção e controle.

Empresas de pequeno e médio porte em suma geram inúmeros benefícios para o mercado, em virtude de sua participação na economia e na geração de empregos, desse modo o incentivo ao uso de tecnologias como base para estas empresa se torna inquestionável. Entre “Os 10 mandamentos da boa administração': ''Ter controles administrativos/financeiros''. é essencial para qualquer porte empresarial, então a tecnologia nas pequenas e medias empresas pode ser usada para que a empresa tenha controles administrativos/financeiros e então realize controles de estoque (inventários), controles de fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, cadastro de clientes, controle de orçamentos e pedidos, controle de custos fixos e variáveis, entre outros. Para Freel (2000) destaca, sobretudo, a carência de recursos financeiros, gerenciais (decorrentes, sobretudo, da inabilidade em termos de gestão do empreendedor),mercadológico, funcionais e de informação. havendo necessidade de inovação em termos de capacitação e conhecimento destes gestores, para que o uso destas tecnologias venham a trazer todos os benefícios possíveis

.A infraestrutura de TI empresarial corresponde às plataformas de hardware, de telecomunicações, das redes Lan e Wan, as instalações físicas e as pessoas. Uma vez que a empresa estabeleceu o modelo de dados corporativo e dos serviços necessários à atender os requisitos do negócio e o alcance dos objetivos definidos, passa-se então aos componentes, como hardware, recursos de TIC (tecnologia da informação e comunicação) e recursos humanos.
Hardware é, em geral, qualquer componente de uma máquina que pode ser tocado, ou seja, é concreto.

TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (automação), no comércio (gerenciamento e publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (EAD).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (349.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com