TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA: SEU CRESCIMENTO, IMPACTOS E UTILIZAÇÃO NO MEIO SOCIAL

Por:   •  11/5/2018  •  Monografia  •  4.815 Palavras (20 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 20

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Bebedouro / Ribeirão Bonito

2018

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Renan Cortez

1812667

Wilian Henrique dos Santos Ferreira de Almeida

1820403

SUP TEC EM REDES DE COMPUTADORES

1° SEMESTRE

Bebedouro / Ribeirão Bonito

2018

Resumo

Palavras-chave:

Abstract

Key-words:

Sumário

1.

2.

3.

Introdução

Pretende-se com este trabalho analisar três seguimentos distintos: Os sistemas operacionais mais utilizados nos últimos três anos, o desmatamento no estado de São Paulo e internet segura no Brasil.

O intuito do presente projeto é demonstrar através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, conforme cursado nas disciplinas do bimestre, quais são os índices, números e gráficos nos três âmbitos das pesquisas, bem como mostrado na disciplina de estatística. Também é objetivo fundamental examinar as características técnicas, vantagens e desvantagens dos sistemas operacionais para smartphones e microcomputadores juntamente à disciplina de Fundamentos de Sistemas Operacionais. Outro objetivo crucial desse trabalho é examinar as causas e consequências do desmatamento no estado escolhido, junto à Desenvolvimento Sustentável. Desenvolver um sofisma e uma argumentação valida dos assuntos pesquisados, conforme aprendido na disciplina de Lógica também é um dos mais importantes objetivos deste projeto.

Está organizado em 3 capítulos. No capítulo 1, serão abordados os sistemas operacionais mais utilizados em smartphones e microcomputadores. No capítulo 2 optamos por abordar o desmatamento no estado de São Paulo. No capítulo 3 será abordada uma pesquisa sobre internet segura, com foco nos crimes cibernéticos.

  1. Levantamento dos Sistemas
  1. Sistemas Operacionais para smartphone mais utilizados nos últimos três anos (2015, 2016 e 2017)

De acordo com as pesquisas feitas junto aos integrantes do grupo, o Sistema Operacional para smartphone mais utilizado entre 2015 e 2017 é o Android, da empresa de serviços online e software Google com média de 58,3 usuários ativos nesse período. Em segundo lugar vem o iOS da multinacional Apple com média de aproximadamente 29 usuários ativos. Em terceiro o Windows Phone com média aproximada de 9,6. Por último temos o BlackBerry OS com média de 3 usuários ativos.

Sobre a pesquisa

Para esse estudo, foram analisados dados coletados em Bebedouro, município localizado no estado de São Paulo, em uma pesquisa de campo realizada com uma amostra de cem entrevistados, funcionários de uma empresa local. Notou-se que os usuários de Android cresceram gradativamente durante os anos, migrando dos sistemas concorrentes para o mesmo. Foram cinquenta e dois usuários em 2015, cinquenta e nove em 2016 e sessenta e quatro em 2017. Já o iOS teve trinta e um usuários ativos em 2015, caindo para vinte e oito em 2016, mantendo os vinte e oito também em 2017. O Windows Phone também perdeu usuários no decorrer dos anos, começando com doze em 2015, caindo para dez em 2016, e mais uma vez caindo para sete em 2017. O BlackBerry OS perdeu mais da metade dos seus usuários no decorrer da pesquisa, tendo cinco usuários em 2015, baixando o número para três em 2016, e mais uma vez caindo para apenas um usuário em 2017. Todos os usuários que esse sistema perdeu migraram para o Android. A moda desse conjunto de dados é Android.

Seguem os gráficos:

[pic 1]

[pic 2]

  1.  Características técnicas, vantagens e desvantagens dos sistemas operacionais para Smartphones mais utilizados em 2017

O Android é o sistema operacional móvel da Google baseado no Linux, desenvolvido para funcionar tanto em smartphones, tablets e qualquer outro dispositivo móvel. Surgiu a partir da ascensão das telas touchscreen e como uma inovação na maneira em que se desenvolve e distribui software.

Por ser um sistema aberto, o Android possibilita que qualquer desenvolvedor possa implementar novas funcionalidades para atender as necessidades do público. Além disso, está presente em diversos fabricantes como a Samsung, Sony e Motorola, proporcionando ao usuário final uma cartela de opções de dispositivos, desde o mais simples até o mais robusto. Esta última foi a principal vantagem que tornou o Android o sistema operacional mais utilizado no mundo.

No entanto, ser uma plataforma de código livre também traz desvantagens, uma delas é a falta de padronização, onde cada desenvolvedor cria sua própria versão, transmitindo a ideia de desorganização e fragmentação, uma vez que existem diversas versões do Android. Ao mesmo tempo em que é uma vantagem ter várias opções de dispositivos disponíveis, isso se torna um problema aos desenvolvedores de aplicativos, pois um jogo, por exemplo, pode não funcionar corretamente em alguns modelos, refletindo numa má fama ao sistema operacional.

Já o iOS foi criado pela Apple para funcionar exclusivamente em seus aparelhos, como o iPhone, iPad e iPod. Trata-se de um sistema fechado, que não se comunica com outros softwares.

A principal vantagem do iOS obtida através da pesquisa têm sido o desempenho de seu software, considerado o de melhor performance comparado aos seus demais concorrentes. Além disso, a plataforma possui uma interação simples para todo tipo de usuário utilizar, assim, os aplicativos úteis estão de fácil acesso, enquanto as configurações avançadas ficam mais “escondidas”.

Enquanto isso, uma das reclamações com relação a este sistema operacional têm sido as notificações, que seguem um estilo desorganizado e que não têm agradado aos seus usuários. Outra desvantagem do iOS é a falta de atualização realmente significativa a cada versão, pois “enquanto outras plataformas acompanham o mercado consumidor, acertando às vezes e errando sempre, a Maçã parece nem tentar trazer o sentimento de novo para as suas atualizações” (SANTOS, Leonardo).

Outro sistema operacional muito utilizado no mundo em smartphones é o Windows Phone, a versão móvel do Windows, desenvolvido pela Microsoft como a sucessora do Windows Mobile que não fez o sucesso esperado pela empresa. A fabricante que compõe este sistema em seus dispositivos é a Nokia, com seus aparelhos Lumia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (666.5 Kb)   docx (615.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com