TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI VERDE

Por:   •  24/10/2015  •  Artigo  •  3.405 Palavras (14 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 14

TI VERDE: A TECNOLOGIA ALIADA AS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO ARAGUAIA NA CIDADE DE REDENÇÃO/PA

Marcos Vininios Viana Nunes1, Danrley da Silva Cabral2, Dhionata Sousa dos Santos3

1Graduando do Curso de Analise de Sistema. Universidade do Estado do Pará - Campus XV

marcosvvn21@gmail.com

2Graduando do Curso de Analise de Sistema. Universidade do Estado do Pará - Campus XV

danrley.c@hotmail.com

3Graduando do Curso de Analise de Sistema. Universidade do Estado do Pará - Campus XV

mani-nho-@hotmail.com

RESUMO

A Tecnologia de um modo geral tornou-se importante para o desenvolvimento da sociedade desde a antiguidade até os tempos atuais, pois com o passar dos tempos sua utilização proporcionou a criação e evolução de diversas áreas na humanidade. A tecnologia é tudo que se relaciona a utilização equipamentos de técnicas para a resolução de um determinado problema ou como recurso para criação de um objeto. Com o avanço acelerado da tecnologia surgiu o termo ti verde que tem como propósito a criação de práticas que visem à utilização consciente de recursos computacionais. Sabendo que se tornou crucial a preservação do meio ambiente para o meio corporativo esse estudo tem o intuito de demonstrar os ganhos relacionados principalmente à redução de custos ao se migrar para práticas sustentáveis e a realização de projetos com metas socioambientais. Esse estudo tem como objetivo a criação e implantação de práticas de acordo com a realidade do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) que venham propor a utilização correta de recursos computacionais de forma que não degrade o meio ambiente, a utilização de práticas relacionadas à reutilização ou descarte apropriado de equipamentos eletrônicos ultrapassados e a economia de energia imposta em todos os departamentos do Hospital. Em cima do estudo realizado que é do tipo exploratório com natureza aplicada foi efetuada uma entrevista com o coordenador do departamento de TI do HRPA e em seguida foi aplicado um questionário para a obtenção dos dados. Foi observado que o Hospital já aderiu a algumas práticas sustentáveis, mas com baixa aplicabilidade em todos os departamentos, pois ainda necessita de novas medidas para a total migração. Depois de efetuado a coleta de dados observou-se que a empresa não chegou a adotar completamente as medidas sustentáveis em seus departamentos devido à burocracia sofrida pelo atual sistema interno de gerenciamento.

Palavra-chave: T.I Verde. Meio ambiente. Práticas Sustentáveis.

  1. INTRODUÇÃO

Com avanço da tecnologia surgiu à necessidade do ser humano se adaptar as tendências e organizar suas diversas práticas cotidianas de se relacionar com o meio ambiente. A Gestão ambiental se caracteriza por administrar dos recursos naturais. Utilizando-se de ações ou medidas econômicas, com investimentos que tem sempre o intuito de manter e recuperar os recursos empregados (SEBRAE, 2012).

A Tecnologia da Informação tem se posicionado como um importante recurso no ambiente corporativo, pois além de se fazer necessária nas operações diárias de negócio, tornou-se uma ferramenta de âmbito global, que está em constante evolução, presente em vários componentes dentro do meio corporativo, permitindo a viabilização de novas táticas empresariais. Sua utilidade engloba a pequena e grande empresa, por menor que seja sua função. No atual cenário do mercado as empresas devem ser posicionar de forma competitiva visando traçar meios para aumentar a sua credibilidade (IETSUGU; SIMÃO, 2013).

TI é constituída por diversos conceitos, inicialmente por ser definida como um conjunto de operações é soluções da computação em um contexto geral, que visa facilitar a vida humana, mas, como qualquer outra atividade, a TI também provoca problemas que acabam causando danos ao meio ambiente, como, por exemplo, através da utilização de recursos naturais para criação de equipamentos, o consumo de energia e a geração de lixo eletrônico (CARVALHO, 2011).

O Termo Tecnologia da Informação Verde - TI Verde é um conceito recente, porém desconhecido pela maioria da sociedade, mas já muito difundido no meio corporativo. Consiste em um conjunto de práticas sustentáveis utilizadas para minimizar o desperdício e aumentar a eficiência dos processos relacionados às atividades desses computadores (HESS, 2009). A TI Verde surgiu inicialmente com o propósito principal de diminuir os efeitos prejudiciais ao meio ambiente, usando a tecnologia de forma consciente para benefício de todos (PINTO, SAVOINE, 2011).

De acordo com Botto (2010) a TI verde tem um papel relevante no auxílio das organizações que se utilizem de recursos computacionais, pois esse ramo da tecnologia propõe soluções que tenham como foco a economia de energia, redução de custos, a redução no uso de recursos naturais para a fabricação de Hardware e a (redução) de emissões de carbono.

Portanto, o objetivo desde projeto é contribuir significativamente com o Hospital Regional Público do Araguaia de Redenção-PA, demonstrando o conceito de sustentabilidade baseado em estudos, ferramentas e práticas da TI verde que possam vir a estabelecer metas sustentáveis, visando tanto à redução de custos quanto a preservação da natureza, a partir de modelo de pesquisa especifico. Tendo em mente o quesito de sustentabilidade e a implantação de uma política de utilização de recursos, o projeto tem como foco identificar e propor práticas sustentáveis para o cenário em estudo.

  1. PRÁTICAS DE TI VERDE

Antes de aplicar as práticas, deve-se feito uma análise na infraestrutura da empresa para verificar quais práticas serão aplicadas, isso conforme a característica organizacional da mesma. As práticas que forem implementadas devem manter um equilíbrio econômico e ambiental, que favoreça tanto a empresa como o meio ambiente (PINTO; SAVOINE, 2011). A aplicabilidade das práticas de TI Verde abrange tanto a micro como a grande empresa, as práticas são divididas em três categorias, incremento tático, estratégico e TI a fundo.

  1. TI Verde do incremento tático

E uma abordagem simples, que não altera a infraestrutura de TI, nem as políticas internas, somente integra medidas necessárias para a obtenção dos dados, sem custos de implantação, com foco principal a redução no consumo de energia.

  1. TI Verde Estratégico

As práticas utilizadas nesse nível necessitam de investimentos na infraestrutura da TI. A equipe de TI reúne-se e faz um levantamento dos equipamentos e analisa o custo benefício dos mesmos, realiza uma comparação com novas tecnologias para saber ser é viável a implantação de novos equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com