TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI Verde e Suas Aplicabilidades

Por:   •  24/4/2017  •  Artigo  •  3.311 Palavras (14 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


[pic 5]

Adilson Galego júnior

TI Verde e suas aplicabilidades

Artigo apresentado ao Programa de Graduação, à distância, em Tecnologia em Gestão de TI da Universidade Católica de Brasília (UCB), como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de TI.

Orientador: Prof. Dr. José Gonçalo dos Santos

Brasília

2015


Ti verde E SUAS APLICABILIDADES

adilson galego júnior

RESUMO

Estamos vivenciando em nosso país uma crise hídrica e energética, que demonstram que a falta de planejamento e o uso irracional dos recursos naturais geram consequências que irão afetar a vida de todos. Na Tecnologia da Informação essa preocupação não pode ser diferente, visto que somos responsáveis pela produção massiva de resíduos eletrônicos e somos grandes consumidores de energia elétrica e de recursos minerais. Por essa razão a sustentabilidade também deve ser o foco na governança de TI, onde devemos ser responsáveis pelo que geramos e devemos criar alternativas para diminuirmos esses gastos, buscando utilizar esses recursos de maneira mais racional. Esse trabalho tem o objetivo de mostrar as formas de aplicação da TI Verde nas corporações e os graus de profundidade que pode ser atingido dentro das empresas. Serão apresentados também casos de sucesso de implantação de TI verde e os ganhos trazidos às corporações que aderiram esta prática.

Palavras-chave: TI Verde, Governança de TI, Tecnologia da Informação.

We are experiencing in our country one water and energy crisis, showing that lack of planning and the irrational use of natural resources generate consequences that will affect the lives of everyone. In Information Technology this concern can not be otherwise, since we are responsible for mass production of electronic waste and are big consumers of electric energy and mineral resources. For this reason sustainability must also be a focus on IT governance, which should be responsible for what we create and we must create alternatives to decrease these expenses, seeking to use these resources in a more rational way. This work aims to show the ways of implementation of Green IT in the enterprise and degrees of depth that can be reached within companies. They will also be presented cases of green IT implantation success and gains brought to corporations that have joined this practice.

Keywords: Green IT, IT Governance, Information Technology.

1 INTRODUÇÃO

Muito tem se discutido sobre a racionalidade da utilização dos recursos em nosso planeta, diversos estudos sobre o tema tem sido apresentados pelas mais diversas áreas de atuação, mostrando como podemos fazer parte desse processo e como podemos contribuir para a implantação dos conceitos de sustentabilidade no nosso dia-a-dia. Mesmo com os fatos apresentados, que mostram que devemos sim mudar nossa maneira de pensar e de como utilizar nossos recursos, ainda existem muitos resistentes a essas ideias.

A TI verde (Green computing ou green IT) é um conceito utilizado pelas corporações para definir tecnologias, ações e iniciativas sustentáveis que diminuam o impacto ambiental de suas atividades.

A adoção de práticas ecologicamente corretas, no médio e longo prazo, produz resultados que reforçam sua importância para a longevidade das empresas.

1.1 Objetivos

Esse artigo tem o objetivo de informar o leitor que é possível aplicar os princípios de sustentabilidade e TI Verde em sua corporação independente do tamanho da empresa e da sua área de atuação na Tecnologia da Informação.

1.2 Justificativa

As informações abaixo foram extraídas do Web site da Computerworld – “TI verde está nos planos de 70% das médias empresas brasileiras, diz estudo” e “TI verde: 5 dicas para tornar sua empresa sustentável” (COMPUTERWORLD, 2009).

Pesquisa realizada pela IBM mostra que a maioria das companhias no País implementaram ou vão adotar projetos de TI Verde.

Segundo estudo conduzido pela IBM, a maioria das médias empresas está tomando iniciativas para reduzir o impacto ambiental do uso da tecnologia. Mais de 70% das companhias médias brasileiras realizam ou planejam ter projetos de sustentabilidade ambiental, afirma a pesquisa.

O País é um dos que mais contam com iniciativas de virtualização de servidores, tecnologia presente em mais de 65% das empresas. No resto do mundo, aproximadamente dois terços das corporações pretendem utilizar a virtualização nos próximos 12 meses.

A pesquisa mostra que controle dos custos é o principal fator para adoção de iniciativas de TI Verde. Em 65% das empresas, as metas estabelecidas para os projetos são alcançadas, principalmente, em termos de economia de energia e redução dos gastos operacionais.

Metade das empresas, de acordo com o estudo, já implementaram algum tipo de medição do gasto de energia na infraestrutura de tecnologia. No Brasil, este índice é de 66%.

O trabalho a distância, de acordo com o estudo, é uma tendência. Até 60% das empresas dos Estados Unidos, Inglaterra, Índia e Brasil já usam o trabalho remoto, por meio de redes virtuais. Alemanha e França, no entanto, apresentaram adoção mais lenta do modelo.

Países com larga extensão territorial, como Brasil e Canadá, estão buscando, também, meios para reduzir viagens. Mais de 30% das empresas locais utilizam conferência remota, por exemplo, para definir estratégias ou, até mesmo, fechar negócios.

Outra boa notícia trazida pelo estudo é que 56% das companhias pesquisadas contam com programas de reciclagem de hardware. No Brasil, 60% das empresas de tecnologia adotaram o recondicionamento de seus servidores para melhora e eficiência energética.

A pesquisa foi realizada com mais de mil executivos de tecnologia de empresas que possuem entre 100 e mil funcionários no Brasil, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Japão, Noruega, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. O relatório examinou 11 atividades em quatro áreas: virtualização e consolidação, eficiência energética, redução de viagens e aposentadoria de equipamentos antigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com