TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOTEM - Serviços para a Cidade

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

TERMINAL DE COMPUTADOR

Polo Pituba

2019

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

TERMINAL DE COMPUTADOR

                                                Nome: Dionisio Leite da Conceição

                                                RA: 1928182

                                                Curso: Analise e Des de Sistemas

Semestre: 2019.1

Polo Pituba

2019

Resumo

Os parques são áreas verdes de domínio público compostos por grandes áreas verdes preservadas, oferecem serviços a população e utiliza-los melhora a qualidade de vida dos moradores locais.

No entanto, estes equipamentos públicos estão subutilizados ou sendo deteriorados pela população local, que não os conhece, não utilizam todo seu potencial ou não se sentem seguros naquele ambiente.

A finalidade deste projeto é propor a criação de um terminal de computador inteligente, que possibilitará o aproveitamento de todas as funções dos parques, sua divulgação e a apresentação de denuncias para os órgãos públicos competentes.

Palavras Chave: Parques, terminal de computador.  

Abstract

        The parks are green areas of public domain composed of large preserved green areas, offer services to the population and use them improves the quality of life of the locals.

        However, these public facilities are underutilized or deteriorated by the local population, who do not know them, do not use their full potential or do not feel safe in that environment.

        The purpose of this project is to propose the creation of an intelligent computer terminal, which will allow the use of all the functions of the parks, their dissemination and the submission of complaints to the competent public agencies.

Keywords: Parks, computer, terminal.

SUMÁRIO

1. Introdução         1

2. Desenvolvimento         2

2.1 O Terminal de Informações         2

2.2 Software         2

2.2.2 Aplicativo         3

2.3 Hardware         4

2.3.1 Internet         5

2.3.2 Hot Spot         5

2.3.2 GPS         6

2.3.4 Conexão com Periféricos         6

2.3.5 Energia Elétrica         6

2.3.6 Monitor          7

       2.4 Localização ...        8

3. Conclusão         8

Referências         9

  1. Introdução

        

        Os parques urbanos são compostos por grandes áreas verdes de domínio público e trazem grandes benefícios para a população, como conforto e lazer, contato com a natureza, redução das temperaturas e diminuição dos estresses causados na vida cotidiana. De acordo com o Art. 8º, § 1º, da Resolução CONAMA Nº 369/2006, considera-se área verde de domínio público:

 "o espaço de domínio público que desempenhe função ecológica, paisagística e recreativa, propiciando a melhoria da qualidade estética, funcional e ambiental da cidade, sendo dotado de vegetação e espaços livres de impermeabilização".

Dentre estas áreas verdes de domínio público, destacam-se os parques, que são compostos por grandes áreas verdes preservadas e equipamentos públicos como academias, quadras poli esportivas, campos de futebol, pistas de corrida, espaço para artes e etc. Em Salvador, estes parques possuem diversas características diferentes, como o Parque São Bartolomeu e a Lagoa do Abaeté que dispõem de locais próprio para banho e o Parque da Cidade e o Parque de Pituaçu, com áreas ideais para realização de eventos e práticas esportivas.

No entanto, estes parques não estão sendo utilizados adequadamente pela população local, que desconhece a existência de alguns deles, como o Parque São Bartolomeu, não utiliza o potencial de outros, como o parque de Pituaçu, ou, simplesmente, não se sentem seguros para utilizar o parque, o que acontece com a Lagoa do Abaeté.  

Estes problemas podem ser mitigados com a disponibilização de terminais inteligentes nos parques com conexão com órgãos públicos (Policia, Bombeiros, Ambiental), informações sobre as características da Fauna e Flora locais e com a possibilidade de oferecer denúncias em tempo real.

Portanto, este trabalho tem a finalidade de desenvolver um projeto de terminal de computador (SMART TOTEM) para divulgação de informações, conexão com os órgãos públicos e possibilidade de oferecer denúncias em tempo real.

  1. Desenvolvimento

2.1 O Terminal de Informações

A tecnologia chegou para ficar e se tornar parte da rotina das cidades de forma cada vez mais efetiva. Existem ferramentas, de todo tipo, que solucionam pequenos problemas ou geram resultados de impacto na vida da população, dentre estas temos o terminal de informações.

Os terminais de informações estão presentes em Aeroportos, Portos e Shopping Centers dentre outros onde a disponibilização de serviços é necessária, a fase em que estes equipamentos eram limitados a bancos e instituições financeiras ficou para trás.  Para fins de caracteriza-los se faz necessário conceituarmos, deste modo, podemos definir os terminais de autoatendimento como terminais autônomos com a finalidade de disponibilizar informações ou executar uma tarefa antes realizada por pessoas, mas de forma mais eficiente e eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (189.5 Kb)   docx (183.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com