TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS.

Por:   •  7/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

VINICIUS LOPES DA SILVA C64621-0

TRABALHO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS.

SOROCABA

2015

Oque são sistemas monotarefas?        

R: Em computação, chama-se monotarefa um sistema operacional que permite a realização de apenas uma tarefa de cada vez. Um dos mais famosos sistemas operacionais monotarefa é o MS-DOS, um dos primeiros sistemas operacionais para computadores pessoais.

Como foi criado o sistema multitarefa?

R: O primeiro passo para a criação de programas multitarefas foi a criação

dos programas TSR’s (Terminate and Stay Resident), que eram pequenos programas que permaneciam em memória enquanto se executava outro programa, geralmente alternados com combinações de teclas. Exemplo: agendas e antivírus.

O passo seguinte foi a emulação de multitarefa. Exemplos são as primeiras versões do Windows (Windows 3.1 e Windows 3.11, em que este trabalhava sobre o DOS (sistema operacional monotarefa) mas o núcleo do programa tratava de fazer a sua própria gestão de processos. Se um processo bloqueasse o Windows, todas as aplicações teriam que ser terminapendentes.

Posteriormente, surgiu uma das principais componentes dos Sistemas Operacionais atuais, o escalonador de processos (scheduler) que faria a gestão, qualificação e gerenciamento de prioridade dos processos sem afetar o núcleo do Sistema Operacional.

Oque é um sistema multitarefa de antecipação? Cite exemplos de SOs

R: Sistemas Operacionais com esta qualidade esforçam-se para conseguir uma “democratização” dentro do processador. O kernel mantém em registro de todos os processos em execução (árvores de processos, em virtude desses processos estarem ligados uns aos outros como os ramos de uma árvore).

Entre outros atributos acerca de cada processo, essa “árvore” inclui uma informação de prioridade com a qual o kernel calcula o tempo de CPU que deve dar a cada processo.

Quando esse tempo acaba, o kernel tira o controle da CPU do processo e dá a outro processo que vem a seguir na fila. Quando a fila acaba, o kernel volta a dar o controle da CPU ao primeiro processo, fechando o ciclo.

Sistemas Operacionais Multitarefa por Antecipação: Unix, Linux, BSD, Mac OS X, Windows NT4 e posteriores

Oque é sistema multitarefa de cooperação?

R: Não há controle sobre o tempo de CPU que cada processo consome. É dado o controle da CPU ao processo, e ele só devolve quando estiver pronto.

Atualmente quase nenhum sistema operacional utiliza esse modelo de multiprocessamento.

O problema maior nesse modelo é quando um processo bloqueia a CPU, todos os processos em memória são atingidos. Esses sistemas são também conhecidos como sistemas operacionais com alternância de tarefas (task-switching).

Exemplos: Windows 9x, Mac OS

Oque é um sistema multiusuário? Cite exemplos de SOs.

R: Sistemas Operacionais Multiusuários são caracterizados por sistemas onde podem existir vários usuários para uma mesma estação, garantindo a privacidade para os usuários e a possibilidade de gerenciamento dos recursos de cada usuário em particular.

Um sistema multiusuário garante também uma maior segurança, principalmente para quem irá administrar o sistema, pois em sistemas desse tipo cada serviço roda utilizando um usuário pertencente ao próprio serviço, com permissão apenas para manipular arquivos utilizados para o funcionamento do serviço.

Caso houvesse apenas um usuário (uma única conta) e o mesmo pudesse manipular todo o sistema, o sistema seria completamente vulnerável a ataques.

Exemplos de Sistemas Operacionais Multiusuário: Unix, Linux, Windows XP, Windows 2000/2003 com Windows Terminal Server.

Oque é um sistema monousuário?

        

R: Este tipo de sistema operacional é o mais utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo.

Oque é SISTEMAS COM COMPARTILHAMENTO DE TEMPO (TIME SHARING)?

R: Geralmente, sistemas de tempo compartilhado permitem a interação dos usuários com o sistema, através de terminais que incluem vídeo, teclado e mouse. Esses sistemas possuem uma linguagem de controle que permite ao usuário comunicar-se diretamente com o sistema operacional, através de comandos. Desta forma, é possível verificar arquivos armazenados em disco ou cancelar a execução de um programa. O sistema, normalmente, responde em poucos segundos à maioria desses comandos. Devido a esse tipo de interação, os sistemas de tempo compartilhado também ficaram conhecidos como sistemas on-line.

Os sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominada fatia de tempo (time-slice). Caso a fatia de tempo não seja suficiente para a conclusão do programa, ele é interrompido pelo sistema operacional e substituído por um outro, enquanto fica aguardando por uma nova fatia de tempo. O sistema cria para cada usuário um ambiente de trabalho próprio, dando a impressão de que todo o sistema está dedicado exclusivamente a ele.

Sistemas paralelos são constituídos do que?

R: Constituído de vários processadores tipicamente homogêneos e localizados em um mesmo computador

Multicomputadores – cada processador possui sua própria memória local

Multiprocessadores – os processadores compartilham memória

Sistemas fortemente acoplados são compostos pelo oque?

R: São compostos de dois ou mais processadores compartilhando a mesma memória e controlados por apenas um único sistema operacional

Fortemente utilizados em sistemas que fazem uso intensivo da CPU, o processamento é voltado para a solução de um único problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (302.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com