TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE EMOCIONAL NO MERCADO DE TRABALHO - PERGUNTAS E RESPOSTAS

Por:   •  22/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

CONTROLE EMOCIONAL NO MERCADO DE TRABALHO

1. Quais são as fontes de estresse no seu local de trabalho ou outro ambiente do seu convívio?

R: As maiores fontes de estresse em qualquer ambiente são as que envolvem contato com outras pessoas. No ambiente de trabalho, a cobrança por resultados, falta de diálogo e auxílio podem gerar instabilidade.

2. Por que os trabalhadores não são atingidos da mesma maneira pelo estresse?

R: Cada pessoa possui uma personalidade e muitas por já terem passado por situações anteriores podem gerar uma resistência á pressão.

Pessoas que conseguem identificar a fonte e cortar (o máximo possível) os gatilhos tendem a lidar de uma forma diferente a cada situação.

3. Quais são as consequências individuais do estresse, do ponto de vista físico e psicológico?

R: As consequências mais comuns são crises de ansiedade, pânico, dores no corpo, tiques nervosos, depressão e a dificuldade em se relacionar com outras pessoas devido a traumas.

4. Quais são as consequências para a organização no tocante ao desempenho (produtividade, absenteísmo, frequência de acidentes do trabalho, etc.) dos trabalhadores?

R: Como dito na resposta 3, devido a traumas causados por excesso de estresse os funcionários acabam se sentindo desanimados em continuar, tratam suas responsabilidades com menor afinco devido a sempre imaginar que não esta oferecendo o suficiente e isso acaba levando os problemas não só para sua frequência na empresa como também para suas relações interpessoais.

5. Explique a teoria da síndrome geral da adaptação.

R: A Síndrome de Adaptação Geral (SAG) é a forma que o corpo reage fisiologicamente com base no estresse causado.

Existem algumas fases nesse processo e cada uma delas gera uma reação.

Ao sermos confrontados com algo novo automaticamente entramos em estado de alerta e isso pode ser positivo se for em questão motivacional ou negativa se for algo prolongado podendo gerar uma sensação de “fuga”, o segundo estágio seria a resistência ao estresse, se uma pessoa conseguir lidar bem com o alarme anterior o corpo tende a ficar menos tenso e voltar ao estado de equilíbrio, caso não, o alarme continuará a ser disparado e o corpo tende a se desgastar, a terceira fase que é a exaustão não tem pontos positivos, ela é o estagio mais elevado de estresse, podendo levar a doenças (físicas e emocionais).

6. Comente os principais meios para reduzir o estresse em uma organização.

R: As melhores estratégias para uma saúde mental/física que a empresa pode fornecer são palestras sobre os temas, acompanhamento de funcionários visando mapear os motivos do estresse e oferecer melhoria de infraestrutura, apoio emocional, atividades para “descansar a mente” no período de trabalho, flexibilização de tarefas (com o intuito de evitar que um funcionário se sinta largado onde está) e uma boa gestão dos superiores para verificar melhorias não só individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com