TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa – História dos Sistemas Operacionais

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

Rodrigo Cambraia Soares - Conceitos de Sistemas Operacionais

Tarefa – História dos Sistemas Operacionais

  1. Como funcionava o sistema monitor? Quais suas responsabilidades?

As primeiras encarnações de sistemas operacionais apareceram na forma de programas monitores, que permaneciam residentes na memória principal e tinham como papel facilitar o carregamento das aplicações para a memória e o trânsito de dados entre a memória e dispositivos de E/S.

  1. Quais as principais características dos sistemas operacionais CP/M e MS-DOS?

O CP/M permitia um alto nível de portabilidade, pois um programa desenvolvido para rodado em CP/M poderia ser executado em plataformas diferentes com poucas modificações. Era composto basicamente por três módulos: o módulo básico de E/S (equivalente a BIOS moderna), o sistema básico de disco (ou BDOS) e o processador de comandos de console, ou CCP.

O MS-DOS aceitava a execução de somente um processo por vez, não permitindo portanto que mais de um usuário usasse o computador simultaneamente. Isso era devido à simplicidade do projeto deste sistema operacional, que não previa proteção de memória nem suporte à multitarefa.

  1. Qual a desvantagem para o programador ao ter que desenvolver programas para um ambiente computacional que não possui sistema operacional?

O sistema operacional tem acesso direto ao hardware, e outros sistemas não, necessitando lançar mão dos serviços oferecidos pelo sistema operacional para conseguir acesso aos recursos oferecidos pelo computador. O sistema operacional é um software de grande complexidade, caso não existisse, seria um grande trabalho produzir qualquer sistema.

  1. Por que o Windows 3.1 “pendurava” tanto?

O problema com a família de sistemas operacionais Windows desenvolvida a partir da versão 3.1 (e que seria seguida pela versões 3.11, Windows 95, 98, 98 SE e Millenium) é que o núcleo do S.O. continuava basicamente sendo o mesmo do MS-DOS, que não possuia características voltadas para sistemas que deveriam executar mais de um processo simultaneamente, não oferecendo recursos como proteção de memória, multitarefa preemptiva, e assim por diante. Com o decorrer do tempo esta família de sistemas operacionais ganhou a fama de ser bastante instável, pois era comum para o usuário ser obrigado a reinicializar o sistema no momento em que uma aplicação realizasse uma operação que comprometesse a continuidade da execução do ambiente computacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (746.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com