TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc 1 pré projeto

Por:   •  19/4/2015  •  Monografia  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 10

  FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS[pic 1]

Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Salmen – Rondonópolis MT

CEP 78705-050 – (66) 3411-7600

-

VALDOMIRO SOARES ROSA – RA: 4442666711

PROTOCOLO WPA: BENEFÍCIOS E VULNERABILIDADES.

RONDONOPOLIS MT

2014                            

  1. TEMA

Protocolo WPA: Benefícios e vulnerabilidades.

        2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

 Analisar a importância do Protocolo WPA para os usuários do Wi-fi, nesta era em que a tecnologia está extremamente avançada e que as pessoas têm acesso a todo tipo informação de forma simples e rápida.

  1. PROBLEMA

Ao longo dos anos com o avanço dos aparelhos tecnológicos os profissionais da área da computação foram criando protocolos para garantir a segurança dos usuários da rede sem fio, entretanto, alguns foram testados e mesmo assim encontraram falhas neles, com o passar do tempo esses profissionais têm trabalhado para criar um protocolo que de fato garanta a segurança das pessoas que acessam as redes, então foi criado o protocolo WPA ( Wi-fi  Protected Access ou Wi-fi protegido) para garantir  a segurança dos usuários .

Partindo desse princípio esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância desse protocolo para os usuários da rede sem fio, uma vez que hoje a pessoa resolve tudo on line ficando vulnerável aos perigos da rede.

Considerando o quanto a rede Wi-fi é relevante para a vida das pessoas na atualidade, esta pesquisa tem por finalidade analisar a importância do Protocolo WPA para garantir a segurança das pessoas nesse ambiente virtual, diante deste contexto surgem os seguintes questionamentos: o que significa o Protocolo WPA? Por que ele é importante para os usuários da rede Wi-fi? O que acontece quando o usuário não tem acesso a esse Protocolo?

4 OBJETIVOS

    4.1 Objetivo Geral

  • Compreender a importância do protocolo WPA como componente de segurança para os usuários das redes sem fio no ambiente virtual.

  1. Objetivos Específicos
  • Conceituar o protocolo WPA e seus benefícios para os usuários das redes sem fio;
  • Estabelecer um comparativo entre o protocolo WPA e outros Protocolos criados antes dele para evidenciar suas características positivas;
  • Analisar as vulnerabilidades de segurança do protocolo WPA.
  1. JUSTIFICATIVA  

Há alguns anos atrás tudo era conectado por fio em se tratando de computadores, porém, na atualidade com o advento dos notebooks, smartphones, Ipods, Ipads dentre outros aparelhos sem fio, foi necessário pesquisar novas formas de conexão para que as pessoas pudessem ficar antenadas sem se incomodarem de carregar e conectar fios em locais pouco apropriados e, em razão disso criou-se as redes sem fio, das quais destaca- se o Wi-fi.

 As redes sem fio (wireless) ou WI-FI surgiram para eliminar as limitações que os usuários tinham ao usar aparelhos conectados à tomada e, é visível que o uso deste tipo de rede está se tornando cada vez mais comum, não só nos ambientes domésticos e corporativos, mas também em locais públicos como bares, lanchonetes, shoppings, livrarias, aeroportos, contudo, a fim de que sejam acessadas com segurança são necessários alguns protocolos de segurança. Dentre os protocolos que foram inventados ao longo dos anos o protocolo WPA é a versão mais recente em se tratando de segurança on line.

 Sendo assim, esta pesquisa é relevante porque vem trazer alguns esclarecimentos sobre este protocolo de segurança que é tão importante para os usuários da rede e que poucas pessoas o conhecem.

Espera-se que este trabalho possa ser útil não só aos profissionais da informática, mas à todas as pessoas a quanto interessar, pois mundo tecnológico no qual vivemos a cada dia as pessoas ficam mais vulneráveis aos perigos da net e o protocolo WPA surge como um grande aliado desses usuários.

  1. HIPÓTESE

Fala-se muito hoje em dia sobre os riscos que uma pessoa corre ao utilizar a internet para realizar suas atividades cotidianas. As pessoas vivem atarefadas e muitas não possuem tempo disponível para ficarem se deslocando de um lugar para outro para resolver seus problemas, consequentemente, acabam optando por usar a internet para fazer transações bancárias, ao invés de perder tempo indo às lojas preferem comprar nas loja virtuais, sem falar das redes sociais em que as pessoas utilizam para compartilhar opiniões, portar fotos, entre outras coisas.

Sendo assim, se por um lado a internet facilita a vida da pessoa, por outro pode representar um perigo e pensando numa forma de amenizar esses perigos virtuais os cientistas da computação começaram a criar protocolos de segurança para proteger o usuário da rede até chegar ao protocolo WPA.

Os cientistas da computação têm pesquisado formas de garantir proteção total aos usuários da rede, porém, ainda não conseguiram. No entanto, o protocolo         WPA é a versão de segurança mais recente e nesta pesquisa será mostrado a importância deste protocolo para os usuários e, além disso, será feito um quadro comparativo para mostrar que essa versão tem de positivo em relação a versões mais antiga.

7 REFERENCIAL TEÓRICO        

7.1 As Redes Sem Fio

        Há algum tempo a utilização das redes sem fio vem crescendo exponencialmente, sendo incorporada a diversos ambientes, devido sua facilidade de instalação e configuração.

         Segundo Reis (2012), com o avanço da rede sem fio foi permitido disponibilizar rede e acesso à Internet rapidamente a ambientes onde há demanda de mobilidade, quando não é possível instalar os cabos tradicionais e quando não existe viabilidade na instalação dos cabos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com