TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telefonia - projeto final

Por:   •  3/10/2016  •  Artigo  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 12

Flávio Leal

Kathe Lamers Chehade

Evolução das Redes de Telecomunicações

Trabalho final da disciplina de Telefonia – EL83F

Curso de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Apresentado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Curitiba

2016

Sumário

  1. Introdução
  2. Redes Legadas da Telefonia;
  1. – O início das telecomunicações
  2. – Telefonia no Brasil
  3. – Século 20
  1. Redes Mistas;
  1. – VoIP Corporativo
  2. – Redes VoIP via Internet
  3. – Regulamentação
  1. Redes NGN – IP
  1. – Redes NGN
  2. – Arquitetura NGN
  1. Conclusão
  2. Bibliografias

Introdução

        O primeiro telefone foi inventado por volta de 1875, quando se percebia a necessidade do ser humano de se manter sempre em comunicação. Era o primeiro instrumento capaz de levar conversas de um dispositivo a outro, independente da distância em que estavam os telefones. A primeira central telefônica surgiu em 1879, e assim, cada vez mais dispositivos e tecnologias das telecomunicações foram descobertos, até os dias atuais (2016).

        A telefonia está sempre em evolução. Estudos e pesquisas estão sempre em desenvolvimento: é uma área que sempre está em constante mudança, adaptando-se à necessidade dos seres humanos.

        

Redes Legadas da Telefonia

O início das telecomunicações  

Em 1865, foi fundada a União Internacional de Telecomunicações (ITU), a mais antiga instituição da ONU, sediada na Suíça. Suas principais funções eram prestar assistência técnica a países em desenvolvimento, dar suporte ao desenvolvimento tecnológico, manter e desenvolver a cooperação internacional, coordenar o tráfego internacional de telecomunicações e a utilização do espectro de rádio frequências.

Em 1876, Alexandre Graham Bell inventa o primeiro telefone. Ele liga para seu eletricista, August Watson, que responde ter ouvido tudo que Bell tinha dito. No dia 14 de fevereiro de 1876, ele solicita o registro de patente de sua invenção, e até 4 de julho (acontecia a Exposição do Centenário), ele e August Watson trabalharam para aperfeiçoar o transmissor de indução e apresentar o invento na Exposição, onde várias personalidades de fama internacional estariam.

[pic 1]

Figura 1 - Foto do primeiro telefone

        Em 1879, foi criada a Central de Atlanta, que consistia em uma única placa que concentrava cerca de 25 linhas, divididas entre 2 ou 3 usuários. Ou seja, tinha uma capacidade máxima por volta de 60 usuários. Durante a primeira metade do século 20, estudos e avanços eram feitos e estudados para estender as redes de telefonia para que se alcançassem maiores distâncias e a inclusão de mais usuários, tentando melhorar os serviços telefônicos.

        Foi durante a segunda metade do século 20 que foram registrados maiores avanços, já que grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento eram financiados pela 2ª guerra Mundial e a Guerra Fria. Foram descobertos os semicondutores e transistores, assim como os primeiros telefones e computadores. O primeiro computador pessoal surgiu no início dos anos da década de 1960 (Apple/IBM), mas sem rede de conexão. O primeiro celular apareceu em 1973 e possuía o tamanho de um tijolo.

   [pic 2]

Figura 2 - Foto do primeiro computador pessoal

                       [pic 3]

Figura 3 - Foto do primeiro telefone

        O capitalismo impulsionava cada vez mais o consumo da população, e, assim, foi favorecida a evolução rápida das telecomunicações. Os computadores foram cada vez mais aumentando seu poder de processamento e os celulares, além de terem seus tamanhos reduzidos, passaram também a trafegar dados com capacidades limitadas de até 9.6kbit/s e a implementar serviços de SMS.

Telefonia no Brasil

Em 1876, Dom Pedro II, imperador do Brasil, atende a Exposição do Centenário e é apresentado ao telefone, inventado, no mesmo ano, por Graham Bell.

Em 1877, ele ordena a instalação de linhas telefônicas interligando o Palácio do Quinta Boa Vista às residências dos seus ministros. A “Western and Brazilian Telegraph” inaugurou efetivamente a telefonia no Brasil. A primeira empresa a explorar os serviços de telefonia do Brasil com fins comerciais, no entanto, foi a “Telephone Company do Brasil”, que, em 1881, recebeu permissão do Imperador para “construir e ligar linhas telefônicas da cidade do Rio de Janeiro, seus subúrbios e a cidade de Niterói, postas em comunicação com a dita capital por um cabo submarino. ”

Em 1890, uma empresa alemã, a Brasilianische Elektricitats Gesellschaft, implantou a primeira linha telefônica interurbana no país, entre Rio de Janeiro e São Paulo, tendo permissão de instalar centrais telefônicas nas cidades terminais.  

Em 1931, Getúlio Vargas cria o Código Brasileiro de Telecomunicações e, em 1956, é instalado o primeiro cabo transatlântico entre Oban (Escócia) e Clareville (Terra Nova), com distância de 1526 milhas náuticas e 36 canais.  Um ano depois foi inventado o transistor.

Em 1962, o país tinha mais de 1 milhão de telefones para uma população de mais de 70 milhões de habitantes. Esse ano foi importante porque o poder executivo foi autorizado a criar uma empresa para explorar os serviços de telecomunicações (a Embratel) e a definir uma fonte de recursos (Fundo Nacional das Telecomunicações – FNT) para implantação dos meios necessários à execução dos serviços. Em 1964, o primeiro cabo coaxial entre Rio de Janeiro e Petrópolis foi instalado, aumentando a capacidade de ligações nos dois sentidos

Em 1965 foi lançado o primeiro satélite artificial, o INTELSAT-I, com apenas 240 canais de voz ou telefônicos e um canal para transmissão de imagens ou televisão. Em 1969, foi inaugurado o Tronco Sul, permitindo a interconexão do Rio de Janeiro com Porto Alegre via São Paulo e Curitiba por micro-ondas.

A Telebrás foi criada em 11 de agosto de 1972. Sua função era coordenar todo o desenvolvimento das telecomunicações no país, principalmente dos serviços locais, que estavam carentes de infraestrutura. A Telebrás veio, portanto, preencher essa lacuna com a flexibilidade de uma organização empresarial privada, que implementasse a política geral de telecomunicações estabelecida pelo Ministério das Comunicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (317.9 Kb)   docx (172.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com