TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Regulação: Raízes e Fundamentos

Por:   •  2/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Computação

Primeira Lista de Exercícios – Redes de Computadores

Professor: Heitor S. Ramos

Aluno: Emanoel Lins Teixeira

Respostas:

1.         (a) São suportados dez usuários.

        (b) Por que a soma total de tráfego não ultrapassará a capacidade do circuito com dois usuários simultaneamente. Já com dez usuários simultaneamente ocorre contensão de pacotes por conta do atraso.

        (c) Em taxa de bits constante a rede comutada de circuitos é mais adequada, por exemplo, quando se pretende que o atraso não supere um determinado valor. Como em aplicações de voz e vídeo em tempo real. Já tráfego de rajada se comporta melhor em comutação por pacotes pois os usuários não utilizam toda a capacidade do circuito simultaneamente, dessa maneira, a multiplexação estatística é adequada.

2.         (a) O TCP é um protocolo da camada de transporte que realiza as seguintes funções:         Ordenação de pacotes, multiplexação de aplicações, entrega confiável de dados, orientado à conexão, antes de enviar os dados, a aplicação deve enviar um pedido de conexão para o destino, controle de fluxo/congestionamento, o TCP evita que tanto o receptor quanto a rede fiquem congestionados, checksum para minimizar erros de bits.

        O UPD é também um protocolo da camada de transporte, porém só realiza as seguintes funções:

        Multiplexação de aplicações, checksum para minimizar erros de bits. O HTTP e o FTP utilizam o TCP. Apesar de o TCP oferecer mais serviços do que o UPD, ele costuma ser mais lento e algumas aplicações acabam utilizando o UDP, são exemplos, o tráfego de dados multimídia, e o DNS.

        (b) Pertencem à camada de Transporte. Os protocolos dessa camada controlam a comunicação host-a-host. Essa camada é responsável pela transferência confiável, econômica e eficiente dos dados entre a máquina de origem e a de destino, garantindo que os dados cheguem sem erros e na sequência correta.

        (c) Esses protocolos são executados apenas nos sistemas finais. Os roteadores atuam apenas até a camada de rede.

3.         (a) d prop = m/s seconds.

        (b) d trans = L/R seconds.

        (c) d end-to-end = (m/s+L/ R) seconds.

        (d) O bit acabou de sair do computador A.

        (e) O primeiro bit está sendo transmitido no canal e ainda não alcançou o computador. B

        (f) O primeiro bit já alcançou o computador B.

4.         Nas redes de comutação de circuitos não temos atrasos gerados por congestionamento. Nessas redes o congestionamento não afeta a qualidade de transmissão de quem já está usando a rede. As redes comutadas a circuitos garantem largura de banda e atrasos fixos para as aplicações que transmitem dados através delas. Numa rede comutada a pacotes existe compartilhamento de recursos de maneira que quando há congestionamento, começa a haver perda de pacotes e atrasos na entrega. Não há garantia de largura de banda e nem de tempo de entrega dos dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com