TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto de java

Por:   •  16/4/2016  •  Abstract  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho N1 
Banco de Dados I – 05/04/2016
Professor Claudinei Teles
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atenção: 
I - O uso de caracteres especiais em nome de colunas e tabelas terá nota zero para a questão.
II - A seguir, os principais casos que levarão a desconto de pontuação nas questões:
Chave estrangeira na tabela errada;
Uso de relacionamento 1:N identificado, utilizado de forma indevida;
Tipo de dado incorreto para determinado campo.


01) Projetar um banco de dados para atender uma empresa de comércio eletrônico. A empresa deseja manter as seguintes informações: (1,5)

a) Clientes: a empresa deseja armazenar a informação se o cliente é pessoa física ou jurídica. Além disso, os seguintes dados: nome, sexo, data de nascimento, cpf (um mesmo cpf não pode se repetir no cadastro), cnpj (um mesmo cnpj não pode se repetir no cadastro), ), e-mail, se ele aceita receber promoções via e-mail, status do cliente (ativo ou desativado) e endereços (rua, número, cep, bairro, tipo do endereço( (residencial, ou de entrega), cidade e estado). A empresa criar categorias de cliente, para futuras ações de marketing, sendo que cada cliente está classificado em somente uma categoria.
b) Usuários: como o processo de vendas será via internet, será necessário gravar informações de login (que deverá ser único), senha e status (ativo ou desativado). Cada cliente poderá ter no máximo um usuário.
c) Produtos: código do produto, descrição, preço de venda, quantidade em estoque, características (informação completa do produto), marca (DELL, Samsung, Nike, etc), unidade de medida (unidade, peça, metro, kg, etc) e categoria (informática, celular, livros, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, etc).
d) Vendas: data da venda, tipo de frete (encomenda normal, sedex, transportadora, etc), valor de desconto, total da venda , forma de pagamento (à vista, cartão, boleto, etc) e produtos vendidos (produto, quantidade e preço). Uma venda poderá ser parcelada em várias vezes, então deve-se guardar as informações de cada parcela: o código da venda, número da parcela, valor da parcela e data de vencimento.


02) Deseja-se construir um sistema de controle de biblioteca. Como requisitos iniciais foram identificados: (1,0) 
-Devem ser cadastradas as obras do acervo, que representam livros, periódicos (revistas, jornais) e qualquer outro elemento do acervo da biblioteca. Inicialmente, obras devem possuir um código que as identifique: título, autor principal, ano de publicação, situação (disponível, emprestada) e editora. Editoras, por sua vez, possuem um código, nome e cidade. Uma obra sempre é de uma editora e uma editora pode possuir diversas obras; 
-Devem ser cadastrados usuários da biblioteca, que devem ter uma identificação única, nome, endereço completo, telefone de contato e CPF; 
-Os funcionários da biblioteca também devem ser cadastrados. Funcionários têm um número de matrícula, seu nome completo e departamento em que trabalha. Departamentos, por sua vez, possuem código e nome. Todo funcionário obrigatoriamente é vinculado a um departamento, que pode ter vários funcionários. Além disso, todo departamento possui um único chefe; 
-Usuários devem poder realizar empréstimo de obras. Um empréstimo pode conter várias obras e ser de um único usuário, obrigatoriamente. Empréstimos ainda devem registrar a data e horário do empréstimo, data prevista de retorno, bem como o funcionário que o realizou. Quando da devolução da obra em empréstimo, deve-se registrar a data e horário da devolução, bem como o funcionário responsável.


03) Gere o dicionário de dados com a documentação dos campos de todas as tabelas da questão 02, em formato html. (0,5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com